Vocês se recordam que recentemente eu postei dicas para um quarto montessoriano de menina? Na ocasião eu prometi também publicar uma outra matéria, com sugestões para os meninos! E aqui está: um post recheado de inspirações para quem quer fazer um espaço montessoriano para o pequeno em casa!

Claro que os dois posts trazem sugestões que podem ser aproveitadas por ambos os gêneros. Mas achei que seria bacana organizar algumas ideias separadamente, para facilitar a vida de mães que preferem um conteúdo mais focado. A seguir você verá que não há muito segredo em produzir um quarto montessoriano de menino: basta pensar que o objetivo dos móveis e dos complementos da decoração é garantir a autonomia da criança, estimulando também sua criatividade, capacidade de organização e interesse pelo mundo!

Todas as imagens foram retiradas do Pinterest – aliás, você já está seguindo nosso perfil lá? Tem todos os posts do Mil Dicas de Mãe organizados por pastas e mais milhões de ideias relacionadas à maternidade! Vem acompanhar: https://br.pinterest.com/mildicasdemae/.

Agora veja 14 dicas para você aprender a montar o seu quarto montessoriano de menino!

Publicidade

1) Luzes são elementos super importantes na decoração do quarto. Invista em cordões de luzinha ou lâmpadas de LED nas paredes e no teto, assim seu pequeno poderá se encantar no escuro sem medo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

2) Quer deixar a decoração do seu quarto montessoriano mais descontraída? Use bandeirolas penduradas na parede!

 

3) Os espelhos são outro elemento que não pode faltar no quarto montessoriano do seu menininho! Uma alternativa é fazer como na imagem abaixo: colar vários espelhos ao lado da cama para que o pequeno possa se reconhecer e brincar (só que precisam estar bem presos, ok?).

Publicidade

 

4) As cabaninhas são outro elemento lúdico, que funciona como um cantinho de leitura quando seu filho começa a alfabetização!

 

5) Os livros, que devem ficar sempre à mão do filhote, podem estar em uma prateleira ao lado da cama casinha! Funcional e fofo!

 

6) Deixe espaço para desenhos na parede, assim seu filho terá o maior prazer em mostrar suas obras de arte!

Publicidade

 

7) A barra de apoio é outro elemento clássico de um quarto montessoriano! Ela serve para que o bebê possa se apoiar com independência (veja o pequenino tentando pegar os espelhos!).

 

8) Não quer usar uma caminha no chão? Use uma bem baixinha como essa, que dá independência ao seu filho da mesma forma!

 

9) Para mim a combinação entre quarto montessoriano e papel de parede é perfeita! E sabe por quê? Porque há padronagens lindas e super criativas de papel, que casam perfeitamente com o conceito!

 

10) Aqui a barra de apoio e o espelho grande estão sendo usados juntos. E mostram ao fundo outro elemento que pode ser usado no quarto montessoriano: uma mesinha infantil com cadeiras.

 

11) Aposte em prateleiras baixinhas, para acomodar os brinquedos do filhote. Assim ele pode ajudar a organiza-los desde cedo!

 

12) Se seu filho cresceu, mas você quer continuar a manter a decoração em estilo montessoriano, a cama pode crescer junto! Aqui ela é mais alta, mas ainda mantém as prateleiras de livros e o formato lúdico da casinha!

 

13) Outra ideia interessante é criar um cantinho de livros com um banquinho!

 

14) Uma combinação do conceito montessoriano ao Waldorf, que estimula o uso de objetos naturais, como a madeira. Eu pessoalmente acho que fica lindo!