Eu já comentei aqui no blog que minha gravidez aconteceu de forma inesperada. Não porque eu não a desejasse, muito pelo contrário: depois de meses de tentativa sem sucesso, eu fui diagnosticada com menopausa precoce. E, contrariando todas as probabilidades, eu engravidei naturalmente três meses depois, e felizmente hoje sou uma mãe muito feliz!

Logo no início da gestação, eu achava que seria mãe de um menininho. Mas conforme as semanas foram passando, eu passei a ter quase certeza de que era uma menina! Até que o ultrassom confirmou meu sentimento, e aqui estamos, eu e Catarina, com nossas histórias de mãe e filha para contar!

Ser mãe de menina é uma delícia, principalmente porque volta à infância nas brincadeiras, e acaba se lembrando de muitas fases e sensações típicas de uma menina. Mas ter uma filha em casa vai além disso: você percebe que desenvolveu várias super habilidades necessárias para cuidar de uma pequenina. Quer ver? Olha só:

Imagem: 123RF

Publicidade
  1. Você aprende a combinar roupa, meia e lacinho de cabelo desde o primeiro mês de vida. Porque se você tem uma pequena princesa em casa, ela tem que sair com tudo coordenado! E fica muito fofa!
  2. Você vira mestre na higiene, durante a troca de fralda. Isso porque todo mundo te fala a mesma coisa: se você não limpar da frente para trás, sua filha poderá ter uma série de problemas, inclusive infecção urinária. E mais: você se transforma em uma professora nessa atividade, e passar a ensinar sua filha, desde pequenininha, como é que uma menina se cuida (inclusive fazendo aquele malabarismo terrível para usar banheiro público!).
  3. Você passa a dominar a arte de fazer penteados. Tranças, rabos de cavalo, maria chiquinhas, e mais um montão de coisas! E se sua filha decidir entrar no balé, prepare-se: você vai ter que aprender a fazer aqueles coques dificílimos e perfeitos das bailarinas!
  4. Você ganha habilidades de psicóloga. Porque, cá entre nós, menina adora discutir a relação desde cedo! Se você é mãe de menino, provavelmente terá um pequenino que sai como um furacão dentro de casa quando está frustrado. Uma menina não: ela vai gritar, espernear e falar (e como fala!) até conseguir o que quer. Haja paciência e jogo de cintura para lidar com isso!
  5. Você aprende a organizar aqueles mil e um bichos de pelúcia que a filha acumulou no quarto. Você nem sabe como eles surgiram, mas o fato é que sua pequena acha todos lindos, e não quer se desfazer de nenhum!
  6. Você descobre como colocar roupas difíceis em tempo recorde: o maiô trançado nas costas (que sua filha insiste em pôr ao contrário), as duas fivelas do sapato de festa (acreditem, tem sapatos assim! Não bastava uma?), a meia-calça que só vai até o joelho, quando você puxa pela primeira vez (e depois vai puxando com o dedinho até chegar na cintura! Mãe de menina sabe o que é!)).
  7. Você aprende a ser durona. Não porque sua filha quebrou a janela do vizinho jogando bola, e você precisa dar uma baita bronca (claro que existem meninas assim, hoje em dia, mas não são a maioria). E sim porque meninas sabem exatamente como te enrolar para conseguir o que querem. Quem resiste àqueles olhinhos tão meigos pedindo algo? Pois é, mas às vezes é preciso dizer não!
  8. Você se torna a maior diplomata da casa. Sabe quando sua filha quer muito uma coisa, mas você tem certeza de que seu marido vai encrencar? Nessa hora você entra em ação, dando mil motivos para convence-lo de que ela pode. Que ela consegue, e que vai ficar tudo bem.
  9. Você aprende a lidar com lágrimas. Aliás, muitas lágrimas! Porque (graças a Deus!) menina pode chorar, e colocar para fora todos os sentimentos que a incomodam: desde uma tristezinha por não ter ficado na mesma classe da melhor amiga até o primeiro fora do menino que consquistou seu coração. Se você não aprendeu a trabalhar esses sentimentos até a idade adulta, sua filha te dará uma segunda chance (porque o que ela sente, você também sentirá).

E você, que super habilidade desenvolveu como mãe de menina? Me conta! E se você tem um menino em casa, me fala também, para que nós, mães de meninas, possamos saber como é!