Toda mãe que tem uma profissão sofre com o fim da licença maternidade. Muitas se perguntam se vale a pena voltar ao trabalho, sabendo que terão que delegar parte dos cuidados do bebê a outra pessoa. Outras sofrem com a possibilidade de prejudicar a amamentação (porque, por mais que se fale que o desmame não está relacionado a esse retorno, nós sabemos que, na prática, não é tão fácil assim!).

Se você está passando por essa fase, acho importante dividir com vocês que também tive muitas dúvidas e receios. Consegui manter Catarina com leite materno (não-exclusivo, até porque ela já tomava fórmula desde o fim do primeiro mês de vida) e sei que é preciso aproveitar cada oportunidade de amamentar durante o dia para evitar o desmame. Eu voltava para casa no meio do dia, amamentava, e não abria mão das mamadas no início do dia e ao final. E deu certo – a pequena ainda mamou por alguns meses depois que voltei a trabalhar, e desmamou apenas depois de sua primeira bronquiolite (ela ficou alguns dias sem mamar e aí, infelizmente, o leite secou).

Para provar que há muitas mães que conseguem equilibrar o trabalho e a amamentação eu decidi compartilhar com vocês as fotos lindas da fotógrafa americana Tara Ruby, especialista em ensaios de gestantes e recém-nascidos. Ela faz imagens de amamentação de uma maneira muito especial (e real): retratando mulheres que trabalham em tempo integral (e com as mais diversas atividades!) e que amamentam também em horário de trabalho.

Os retratos já deram origem até a um livro, “Breastfeeding in uniform” (amamentação em uniforme), e são emocionantes. Vem ver!

Publicidade
Médicas

Médicas

Enfemeiras

Enfemeiras

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Bombeira e militar

Bombeira e militar

Militares

Militares

Professoras (a da direita está amamentando no chão da biblioteca da escola)

Professoras (a da direita está amamentando no chão da biblioteca da escola)

Dançarina de Las Vegas e funcionária do Oktoberfest

Dançarina de Las Vegas e funcionária do Oktoberfest

Publicidade
Funcionária de loja e estudante

Funcionária de loja e estudante

Todas as imagens foram retiradas da página da fotógrafa.

Eu amei as fotos, e acho que temos mais é que compartilhar, para mostrar por aí que maternidade, amamentação e trabalho podem combinar, sim! Basta que as mães tenham apoio!