Toda mãe que tem uma profissão sofre com o fim da licença maternidade. Muitas se perguntam se vale a pena voltar ao trabalho, sabendo que terão que delegar parte dos cuidados do bebê a outra pessoa. Outras sofrem com a possibilidade de prejudicar a amamentação (porque, por mais que se fale que o desmame não está relacionado a esse retorno, nós sabemos que, na prática, não é tão fácil assim!).
Se você está passando por essa fase, acho importante dividir com vocês que também tive muitas dúvidas e receios. Consegui manter Catarina com leite materno (não-exclusivo, até porque ela já tomava fórmula desde o fim do primeiro mês de vida) e sei que é preciso aproveitar cada oportunidade de amamentar durante o dia para evitar o desmame. Eu voltava para casa no meio do dia, amamentava, e não abria mão das mamadas no início do dia e ao final. E deu certo – a pequena ainda mamou por alguns meses depois que voltei a trabalhar, e desmamou apenas depois de sua primeira bronquiolite (ela ficou alguns dias sem mamar e aí, infelizmente, o leite secou).
Para provar que há muitas mães que conseguem equilibrar o trabalho e a amamentação eu decidi compartilhar com vocês as fotos lindas da fotógrafa americana Tara Ruby, especialista em ensaios de gestantes e recém-nascidos. Ela faz imagens de amamentação de uma maneira muito especial (e real): retratando mulheres que trabalham em tempo integral (e com as mais diversas atividades!) e que amamentam também em horário de trabalho.
Os retratos já deram origem até a um livro, “Breastfeeding in uniform” (amamentação em uniforme), e são emocionantes. Vem ver!
Médicas
Enfemeiras
Bombeira e militar
Militares
Professoras (a da direita está amamentando no chão da biblioteca da escola)
Dançarina de Las Vegas e funcionária do Oktoberfest
Funcionária de loja e estudante
Todas as imagens foram retiradas da página da fotógrafa.
Eu amei as fotos, e acho que temos mais é que compartilhar, para mostrar por aí que maternidade, amamentação e trabalho podem combinar, sim! Basta que as mães tenham apoio!