A fralda está trocada, a última mamada foi feita, o banho está tomado. Mas seu filho não dormiu! Parece que você já tentou de tudo, e não conseguiu fazê-lo adormecer – aí bate aquele desespero e você pensa: “será que ele não vai dormir nunca?”.

Será mesmo que não tem mais alguma coisa o incomodando? Para tentar desvendar o mistério, veja a seguir uma lista de 9 motivos pelos quais o filhote não vai dormir (mesmo!), até que sejam solucionados. As ilustrações são do aplicativo First Smile, e eu achei tão legais, que resolvi compartilhar!

Fome

porque-o-bebe-nao-dorme4

Publicidade

Se o pequeno dormiu durante três horas depois da última mamada e acorda chorando, pode ser que o problema seja fome novamente. Nesse post super bacana, a nossa colunista Michele Melão explica a diferença entre a fome e o hábito (e como identificar o problema para fazer o bebê dormir). E lembre-se: quanto mais a criança cresce, maior sua necessidade de calorias diárias!

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Refluxo

porque-o-bebe-nao-dorme6

Depois de cada mamada muitos bebês regurgitam, mas alguns podem ainda sofrer de refluxo. O problema não é raro e muitas vezes alguns cuidados resolvem (como manter o berço inclinado a 30°, amamentar o bebê sentado e dando tempo para que ele arrote, na posição vertical). No entanto, às vezes o pequeno pode sofrer perda de peso e problemas respiratórios por conta do refluxo, e nesse caso é necessário tratamento. Observe seu filho!

 

Publicidade

Dentição

porque-o-bebe-nao-dorme2

Se o seu filhote tem entre dois meses e dois anos, ele está na fase em que os dentinhos nascem – e esse processo dói (e o fará acordar reclamando). Um pano frio ou um mordedor gelado no rosto pode ajudar no alívio.

 

Picos de crescimento

porque-o-bebe-nao-dorme7

Publicidade

Seu filhote cresceu de uma hora para outra? Pode ser que você nem tenha notado, mas a verdade é que os bebês apresentam verdadeiros surtos de crescimento (e precisam de mais energia nesses períodos!). Portanto, tenha em mente que, de repente, seu filho pode começar a acordar durante a noite com fome, e depois esses acordares desaparecem naturalmente!

 

Saltos no desenvolvimento

porque-o-bebe-nao-dorme5

O filhote aprendeu alguma coisa nova durante o dia? Caso você responda que sim, prepare-se: pode ser que ele demore a dormir, aproveitando a novidade (como sentar, rolar, ficar em pé)… Veja aqui as habilidades que o bebê desenvolve a cada mês.

 

Associações erradas de sono

porque-o-bebe-nao-dorme8

Está chegando a hora de colocar o bebê para dormir? Então diminua as luzes da casa, dos aparelhos e o ritmo de todos da família. O pequeno vai se acostumar a pegar no sono na hora que você quer, se for estimulado a fazer isso. Evite que ele adormeça sendo embalado ou mamando – pois, se acordar durante a madrugada e não tiver esse elemento, não conseguirá voltar a dormir sozinho (e vai te chamar!).

 

Temperatura do quarto

porque-o-bebe-nao-dorme9-10

A temperatura do quarto é muito importante para que a criança se sinta confortável e durma. Para não ter dúvidas, lembre-se de que a temperatura adequada para o bebê deve estar agradável para um adulto vestido com roupas leves (ou seja, no frio, não agasalhe demais o pequeno, mas deixe o quarto mais quentinho).

 

Terror noturno

porque-o-bebe-nao-dorme1

Você já ouviu falar em terror noturno? Esse distúrbio é raro e a reação da criança é parecida com a que ela demonstra em pesadelos. É como um ataque: o pequeno acorda no meio da noite, chora, grita, mas no dia seguinte não se lembra de nada. Crianças ansiosas, estressadas ou que estejam com febre são mais suscetíveis a apresentar o problema, que pode demandar ajuda profissional se ocorrerem casos frequentes.

 

Síndrome do torniquete de cabelo

porque-o-bebe-nao-dorme3

Se o bebê estiver chorando aparentemente sem motivo, observe se no corpo dele há algum pedaço de fio (especialmente de roupa ou cabelo) preso. Para eles, um fio já é motivo de muito incômodo e (atenção!) pode ainda prender a circulação sanguínea (existem casos até de amputação de membros). Fique de olho!