São muitos os fatores que interferem na alimentação dos nossos filhos. Mas o que talvez você não saiba é que o fato de ter um irmão pode diminuir o risco de obesidade infantil na sua casa!

Segundo um estudo recente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e publicado em uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, a Pediatrics, ter um segundo filho é um fator que se mostrou determinante para que os pequenos não se tornem obesos. Analisando a massa corporal de 697 crianças, a pesquisa comprovou que aquelas que tinham irmãos mais novos apresentaram índices mais equilibrados em relação às outras, com menos chance de desenvolver obesidade.

Ainda de acordo com o trabalho, a possível razão para que isso ocorra é que, com a chegada de um novo bebê, os pais voltam a ficar mais atentos aos alimentos que trazem para dentro de casa. De fato, esse é um cuidado importante (que, aliás, deve ser mantido sempre, não é mesmo?) – mas também é evidente que é necessário mais do que um irmão para que se garanta uma alimentação equilibrada. Veja as dicas que podem ajudar em casa!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Publicidade

Fique atenta às particularidades

Cada criança é uma, e mesmo entre irmãos essa realidade não é diferente. E isso pode ser visto, inclusive, na hora de se alimentar. Não é porque um de seus filhos come de tudo, que o outro será exatamente da mesma maneira. “Cada criança possui suas particularidades, o que é perfeitamente normal, mesmo com biotipos diferentes”. Essa afirmação é do Dr. Rubens Feferbaum, coordenador dos Departamentos Científicos e de Nutrologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Por isso, esteja atenta aos alimentos que a criança aceita bem, aqueles que nem tanto, para determinar um cardápio saudável, mas que também agrade a todos em casa (mesmo que sejam necessárias algumas adaptações para um membro da família).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E aos exemplos

O respeito às particularidades da criança é importante, mas os pais também não devem deixar de lado o exemplo. Todos devem ter uma refeição equilibrada, para que os pequenos aprendam na prática (não, não vai resolver só dizer o que o filhote precisa comer!).

A escola também entra!

A alimentação saudável não deve ficar restrita somente à casa. E, como a escola é o segundo local onde os pequenos passam a maior parte do tempo, também é interessante que esse espaço seja uma extensão dos valores nutricionais que são aprendidos e executados em família. Por isso, na hora de arrumar a lancheira do filhote, não abra mão de lanches saudáveis. A regra vale também para os passeios (não é só porque estamos fora de casa que devemos jogar todas as regras alimentares fora, não é mesmo?).

Publicidade

Estimule atividades físicas

Esse estudo da Pediatrics, citado no início do post, mostrou ainda que crianças com irmãos mais novos são menos sedentárias. Isso porque a rotina delas fica mais agitada com um bebê em casa, e mais: quando o pequeno crescer, provavelmente os dois serão parceiros nas brincadeiras (e não irão parar quietos!). Como um estilo de vida saudável prioriza uma alimentação adequada e também atividades físicas frequentes, invista (e incentive) os dois para a criançada.