No ano passado, a escola de Catarina fez um projeto muito bacana com as crianças, sobre lendas brasileiras. Sabe todas aquelas histórias que nós ouvimos desde pequenos, e que nem reparamos no dia a dia no quanto elas representam nossa cultura e carregam nossa identidade? Lobisomem, Mula sem cabeça, Saci, Boto Rosa, a sereia Iara… No começo, Catarina ficou com um pouquinho de medo, mas foi interessantíssimo ver como ela foi superando esse sentimento, até ficar completamente encantada pelos enredos.

Justamente por perceber que ela tinha um interesse genuíno por essas histórias, fiquei de olho em um livro todo ilustrado pelo Maurício de Sousa, o “Lendas Brasileiras”. Fomos a algumas livrarias e Cacá sempre rodava, rodava e parava nele. E foi então que eu percebi que seria um ótimo presente para a pequena (confesso que por algum tempo achei que ela era novinha para o livro, mas foi só impressão – quando ele chegou em casa fez um sucesso tão grande, que acaba sendo o eleito em quase todas as noites da semana, atualmente).

A lenda do Saci, com a participação do Chico Bento!

A lenda do Saci, com a participação do Chico Bento!

O livro traz 12 lendas do nosso folclore, todas ilustradas com os personagens da Turma da Mônica. Ou seja, além de bem completo, o livro é lindo – daqueles que atraem naturalmente as crianças! Os desenhos são tão fofos que ajudam a deixar as histórias mais leves – porque quem as conhece sabe: elas carregam um pouquinho de suspense! Além das lendas que já citei no início do texto, o filhote poderá conhecer as da Vitória-Régia (aquela planta enorme e circular dos rios da Amazônia), do Uirapuru (um pássaro que vive na região norte do país), Boitatá (que para quem não sabe não é boi, não, é uma cobra!), Curupira, Negrinho do Pastoreio (que eu acho bem triste, e é a única de que Catarina não gosta), Cabra-Cabriola (também conhecida como Bicho-Papão) e Cobra Honorato.

Publicidade
A lenda da sereia Iara

A lenda da sereia Iara

Enfim, fica como dica de livro que vale a pena ter na biblioteca de casa! Por aqui já estou sabendo tudo de cor! E para quem não quer comprar a versão completa, com todas as lendas, é legal saber que elas podem ser compradas separadamente. Para saber onde comprar e receber em todo o Brasil clique aqui.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

lendas brasileiras

Lendas Brasileiras
Texto e ilustrações: Maurício de Sousa
Editora Girassol
Idade para a qual eu recomendo a leitura: a partir de 4 ou 5 anos, dependendo da familiaridade da criança com os temas.
Nossas lendas preferidas por aqui: Boto Rosa, Iara e Saci (que passei a conhecer com o livro!).