Há quem diga que a gestação deixa as mulheres mais bonitas, enquanto outros afirmam que elas ficam mais sentimentais. Agora, já pensou que nós, mães, podemos ficar também mais inteligentes? Pois eu encontrei um artigo que fala exatamente sobre isso (e, claro, precisava compartilhar aqui com vocês!).

Segundo o doutor Craig Kinsley, coordenador do programa de neurociência da Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, há evidências da ocorrência de modificações no cérebro das fêmeas após o parto. Em suas pesquisas mais recentes com ratinhas de laboratório, foi comprovado que a massa cinzenta do cérebro das roedoras passou a ter mais sinapses depois da gestação. Isso significa que os neurônios ganham novas conexões, o que aumenta a inteligência e a rapidez dos pensamentos.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Claro que falta ainda fazer a mesma constatação em humanas, mas o próprio neurocientista acredita que esse aumento na inteligência das mulheres também aconteça. Ambas as espécies são mamíferas, e têm um aumento nos níveis de ocitocina com o nascimento dos filhotes – o tal do hormônio do amor e do prazer, que aparece todas as vezes em que a mãe simplesmente olha para a cria. E o aumento do número de sinapses (conexões) entre as células cerebrais estaria relacionado a essa substância.

Publicidade

A memória também melhora!

Se você gostou da novidade sobre os neurônios mais ativos, vale conhecer ainda um estudo mais antigo (mas não menos importante) do neurocientista norte-americano: as mamães podem ter menos chances de desenvolver o Mal de Alzheimer! Para chegar a essa conclusão, mais uma vez, o profissional analisou ratas de laboratório e observou que aquelas que já eram mães não só se saíram melhor em testes de aprendizado e memória do que as que nunca ficaram prenhes, como ainda apresentaram uma quantidade menor de proteínas no cérebro associadas à doença. Contudo, novamente ainda são necessários testes e análises, dessa vez com mães humanas, para saber se o resultado positivo se estende a nós.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Agora, quando alguém comentar que você ficou mais chorona depois do nascimento do seu filho, você pode rebater dizendo que ficou também muito mais inteligente!