Nesses tempos de gripe H1N1 nós, mães, nos sentimos entre a cruz e a espada. Se o filhote fica doente, você não sabe se corre para o pronto-socorro, para tentar diagnosticar um problema sério ainda no início, ou se o observa um pouco mais em casa, para não correr o risco de que ele pegue algo pior nas salas de espera dos hospitais!

Dicas

Aqui em casa também sinto o mesmo conflito (desde que Catarina nasceu tem sido assim, e agora, com o surto de H1N1, ainda mais). E uma dica inicial que queria deixar é dar preferência a levar o filhote ao pediatra, e não ao PS (onde, em geral, os casos são mais graves e as chances de transmissão de doenças indesejáveis são maiores).

Claro que nem sempre isso é possível (eu costumo dizer que sofro da síndrome da sexta-feira: sempre que esse dia da semana vai chegando, eu morro de medo de não poder recorrer diretamente ao médico da minha filha no fim de semana). Mas vale ficar de olho no filhote, e marcar uma consulta se ele não melhorar dentro do intervalo de tempo que você considera normal para isso acontecer (no fundo, a intuição de mãe sabe se há algo errado!).

Outra dica que eu acho importante para ser compartilhada é que existem algumas diferenças básicas entre os sintomas de um resfriado e de uma gripe (seja ela comum ou a H1N1). E sabendo reconhecê-las, fica mais fácil para uma mãe ou um pai saberem se é hora de procurar um médico.

Publicidade

No caso de suspeita de gripe, sempre vale a pena levar o filhote ao pediatra, pois a indicação de medicamentos faz parte do tratamento. E outro ponto fundamental: quanto mais nova a criança, menos você deve esperar para procurar ajuda, pois a piora do pequeninos ocorre muito rapidamente.

Por isso, nesse post, reuni informações que ajudam a distinguir um resfriado de uma gripe comum, ou causada por H1N1. Espero que elas sejam úteis aí na sua casa (compartilhe para que mais mães tenham acesso!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mãe medindo a temperatura da filha

mãe medindo a temperatura da filha. Foto: freepik

Resfriado não é gripe

Antes de tudo, é importante saber reconhecer as diferenças entre resfriado e gripe. Os dois casos são causados por vírus, que causam mal-estar, coriza nasal, espirros, dor de cabeça, febre… Mas o que diferencia uma gripe de um resfriado é a intensidade desses sintomas.

Quando alguém está gripado, a febre atinge níveis altos (ultrapassa os 38,5°C) e é constante (no caso do resfriado, o paciente apresenta picos de febre, que, em geral, não atingem os 38°C).

Além disso, todos os sintomas descritos se manifestam de maneira muito intensa na pessoa gripada, o que impede que ela execute suas atividades de rotina. Os bebês ainda podem apresentar olhos vermelhos e dor de garganta, em caso de gripe.

Publicidade

A gripe

Diferentemente do resfriado, a gripe (mesmo a comum) é uma doença séria, pois pode evoluir para quadros graves, como pneumonia (pois o vírus se manifesta em todo o sistema respiratório). E as nossas crianças compõem um grupo vulnerável para as duas doenças, pois a a resistência deles é menor, com o sistema imunológico em formação.

Fique atenta aos sintomas (para ajudar no tratamento, ofereça a ele bastante líquido e deixe-o descansar) e, mesmo achando que se trata de um resfriado, leve o pequeno ao pediatra, se ele não melhorar dentro de poucos dias.

A ida ao médico deverá ser urgente se o filhote tiver menos de três meses (e manifestar qualquer sinal de que não está bem), ou se a desconfiança for de gripe.

Também vale ressaltar que um resfriado é diferente de manifestações alérgicas, como rinite. Quando a pessoa está com rinite, ela espirra várias vezes durante um curto período de tempo, e pode até apresentar sinais semelhantes aos do resfriado, como nariz obstruído ou coriza. Contudo, os sintomas param aí: ela não terá dor de cabeça, febre e mal-estar.

criança gripada

criança gripada. Foto: freepik

Gripe comum x H1N1

Os sintomas da H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum. Mas, em alguns casos, o indivíduo com H1N1 chega a apresentar manifestações ainda mais fortes, como diarreia e vômito.

Publicidade

Para confirmar se seu filho (ou você) está com H1N1, é necessário fazer exames (por indicação médica, se ele desconfiar do quadro depois de uma avaliação clínica).

A H1N1 tende a ser mais grave que a gripe comum, pois o vírus que a provoca tem uma capacidade maior de alterar o sistema respiratório, levando a internações (e até mesmo a óbitos) mais frequentemente. O tratamento, feito com medicação, varia de acordo com o tipo de gripe.

 Por que gripe é comum no frio?

Manter o filhote bem agasalhado quando as temperaturas caem é uma medida muito importante; contudo, vale saber que não é o frio, propriamente dito, que faz com que os casos de resfriado e gripes aumentem nos meses mais gelados.

O que acontece é que, por conta do frio, as pessoas passam a se aglomerar mais em locais fechados, o que faz com que a transmissão de vírus seja mais frequente.

Nesse ano a proliferação do vírus se antecipou (como vocês estão vendo, o país inteiro estava há pouco tempo sob ondas de calor constantes, e o número de casos já era muito maior do que os do ano passado), e os profissionais de saúde ainda não têm uma explicação definitiva para esse fato.

Alguns apontam que uma possível causa seria o aumento de viagens dos brasileiros a outros países, o que faz com que eles se contaminem lá fora (a Inglaterra, por exemplo, está até suspendendo aulas em algumas cidades, por conta do aumento de casos de H1N1) e tragam os vírus pra cá.

criança lavando as mãos

criança lavando as mãos. Foto: freepik

Como se prevenir?

Para se prevenir contra resfriados, a gripe comum e a H1N1, as regras de higiene são basicamente as mesmas (lembrando que é importante manter as medidas de prevenção sempre, mesmo no calor).

Evite ambientes fechados e aglomerações, lave as mãos com água e sabão constantemente (e faça o pequeno fazer o mesmo). Coloque o braço em frente à boca ao tossir ou espirrar (ao invés das mãos).

Evite compartilhar objetos de uso pessoal (como garrafinhas d’água), não leve os olhos ao nariz ou à boca, especialmente após entrar em contato com itens de uso compartilhado, como maçanetas (fundamental reforçar com as crianças, que fazem isso com frequência).

Lembre-se também de manter hábitos saudáveis para manter a imunidade em alta (ou seja, coma e durma bem!).

Para pequenos entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, é importante também tomar a vacina contra gripe, já disponível nas redes particular e pública.

As pessoas fora dessa faixa etária também podem tomar por conta própria. É importante salientar que a grande preocupação são os indivíduos dentro do grupo de risco, pois neles as complicações são maiores.

Nos bebês com menos de seis meses, a melhor forma de prevenção (contra qualquer tipo de doença) é a amamentação, pois o leite materno contribui para o desenvolvimento de anticorpos e fortalecimento da imunidade.

Também vale destacar que a vacina contra gripe (mesmo a infantil, destinada a menores de três anos) não é direcionada para menores de seis meses. Por isso, enquanto o surto acontece, não convêm expor os pequenininhos em locais públicos ou ao contato com pessoas possivelmente doentes.

criança sendo vacinada

criança sendo vacinada. Foto: freepik

Quando devo ligar para o médico com sintomas de gripe ou resfriado?

Se você já tiver sintomas de gripe ou resfriado, é importante chamar seu médico se também tiver algum dos seguintes sintomas graves:

  • Febre persistente: uma febre que dura mais de três dias pode ser um sinal de outra infecção bacteriana que deve ser tratada.
  • Dor na garganta: embora uma dor de garganta causada por um resfriado ou gripe possa causar um leve desconforto, uma dor forte pode significar uma infecção de garganta , que requer tratamento médico.
  • Tosse persistente: quando a tosse não desaparece após duas ou três semanas, pode ser bronquite , que pode exigir um antibiótico. Gotejamento pós-nasal ou sinusite também pode resultar em tosse persistente. Além disso, a asma é outra causa de tosse persistente.
  • Congestão persistente e dores de cabeça: Quando resfriados e alergias causam congestão e bloqueio das passagens dos seios da face, eles podem levar a uma infecção dos seios da face (sinusite). Se você sentir dor ao redor dos olhos e rosto com secreção nasal espessa após uma semana, você pode estar com uma infecção bacteriana e possivelmente precisar de um antibiótico. A maioria das infecções dos seios da face, entretanto, não precisa de antibiótico.
Em alguns casos, pode ser necessário obter atenção médica de emergência imediatamente. Em adultos, os sinais de crise incluem:

  • Forte dor no peito
  • Dor de cabeça severa
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Confusão
  • Vômito persistente

Em crianças, os sinais adicionais de emergência são:

  • Dificuldade em respirar ou respiração rápida
  • Pele azulada
  • Não beber líquidos suficientes
  • Letargia e falha em interagir normalmente
  • Irritabilidade ou angústia extrema
  • Sintomas que estavam melhorando e, de repente, pioravam
  • Febre com erupção na pele
médica cuidando de bebê

médica cuidando de bebê. Foto: freepik

Posso prevenir os sintomas da gripe ou resfriado?

A medida de prevenção mais importante para prevenir constipações e gripes é a lavagem frequente das mãos. Lavar as mãos esfregando-as com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos ajuda a remover os germes da pele.

Além de lavar as mãos para evitar sintomas de gripe ou resfriado, você também pode receber uma vacina contra a gripe para prevenir a gripe sazonal. A atividade da gripe sazonal nos Estados Unidos geralmente atinge o pico entre o final de dezembro e o início de março.

Duas semanas depois de receber a vacina contra a gripe, os anticorpos se desenvolvem no corpo e fornecem proteção contra a gripe. As crianças que recebem a vacina pela primeira vez precisam de duas doses administradas com um mês de intervalo.

Os medicamentos antivirais também podem ajudar a prevenir a gripe se você tiver sido exposto a alguém com sintomas de gripe.