Eu não sei como o uniforme do filhote retorna aí na sua casa, mas por aqui a impressão que eu tenho é que na escola de Catarina eles fazem uma competição para ver quem volta com a roupa mais suja (e a pequena se esforça bastante para ser a grande vencedora!). Mesmo usando avental, não são raras as manchas de tinta, a massinha grudada na calça, além da já tradicional camiseta marrom, resultado de brincadeiras no tanque de areia.

Além de produtos tira-manchas, que dão uma boa ajuda na recuperação das peças, algumas dicas caseiras podem auxiliar na remoção da sujeira (testei algumas por aqui e funcionam mesmo!). A seguir eu listei alguns truques e sugestões bacanas para manter as peças do uniforme sempre em ordem – espero que vocês gostem e que seja um post útil para o dia a dia!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Como remover manchas de caneta e canetinha dos uniformes

Publicidade

Existem duas dicas caseiras para eliminar as manchas causadas por canetas hidro e esferográficas: álcool e leite. No primeiro caso, deve-se embeber um cotonete em álcool e aplicar sobre a mancha. Pela base de algodão, o cotonete deve ser preferência para fazer as aplicações, pois a macia fibra vegetal ajuda a não danificar o tecido. Já quem quiser optar pelo leite basta esquentá-lo, até ficar morno, e ir despejando o líquido aos poucos na mancha. À medida que despejar, esfregue a roupa com a palma das mãos (não use os dedos, pois pode estragar as fibras da roupa), e repita o processo até que a marca seja removida por completo.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como remover manchas de tinta à base de água

Boa notícia: as manchas provocadas por tintas à base de água (as tintas plásticas) costumam sair com facilidade, a partir da mistura de água e sabão em pó. Para auxiliar o processo, faça a lavagem em água morna e coloque um pouco de álcool também.

 

Como remover manchas de giz de cera e de massinha

Publicidade

Se a mancha for de giz de cera, aplique, com a ajuda de um pano úmido, um pouco de creme dental branco sobre a marca. Já se a sujeira for por conta de massa de modelar, a dica é esfregar o local com um pouco de sabonete branco (a regra também vale para manchas “desconhecidas”, aquelas marcas escuras). Quando as manchas saírem por completo, enxague e lave as peças normalmente.

 

Para eliminar as marcas e cheiro de suor

Especialmente nos dias quentes não é difícil o filhote voltar da aula com o uniforme exalando aquele cheirinho de suor. Para eliminá-lo, a dica é deixar a roupa de molho por cinco minutos em uma mistura de água com vinagre (a cada dois litros de água, use um dedo de vinagre). Já para tirar as marcas de suor, como as que aparecem embaixo das mangas, a mistura para ser aplicada no local deve ser de água com bicarbonato de sódio (em um litro de água, adicione cinco colheres de sopa de bicarbonato). Deixe as peças de molho por 30 minutos e depois esfregue, enxague e faça a lavagem.

 

Cuidados na máquina de lavar

Publicidade

Quando for colocar as peças de uniforme na máquina de lavar, tenha o cuidado de lavar separadamente roupas com cores (brancas e coloridas) e tecidos diferentes. Isso é importante (e válido para todas as roupas, além do uniforme) para evitar manchamento, desgaste e, inclusive, o aparecimento de bolinhas (pois um tecido pode arranhar o outro dentro da máquina, como é o caso do algodão com o poliéster). Também não deixe de verificar, antes de lavar, se as peças não possuem manchas (pois, caso possuam, a regra é sempre eliminar a mancha primeiro e depois partir para a lavagem).

 

Cuidados na secagem

Se o uniforme do pequeno não for branco, é preferível deixar as peças secarem a sombra, para não desgastar a cor. Quem possui secadora deve ler a etiqueta da roupa para verificar se ela pode ser colocada no equipamento. Aliás, observar a etiqueta é importante sempre, para ver direitinho quais procedimentos podem (e não podem) ser aplicados à peça.

 

Cuidados ao passar

O cuidado que merece destaque aqui diz respeito às roupas com estampas: elas devem ser passadas do avesso, para não danificar a ilustração (geralmente os uniformes possuem o brasão da escola estampado, e esse cuidado é válido para esses modelos). A temperatura do equipamento também não deve estar muito alta nesses casos. Atenção com as peças de poliéster, geralmente o tecido de que são feitas as calças e jaquetas de uniformes escolares: para evitar marcas, use um protetor de ferro ao passar ou então coloque um paninho sobre a peça.

Para saber como eliminar outros tipos de mancha, como de sucos e alimentos, esse post com dicas para eliminar as sujeiras nas roupas do bebê pode ajudar. E se você tiver mais alguma sugestão de cuidado com o uniforme, não deixe de me contar nos comentários, combinado?