Há alguns dias, compartilhei com vocês um vídeo sobre uma privadinha portátil, que fez o maior sucesso entre as leitoras. E na ocasião muitas mães me pediram outras ideias de produtos bacanas para a fase do desfralde – que é, literalmente, um grande desafio em muitas casas.

Por isso, preparei para hoje uma seleção com 13 sugestões de “aliados”, que podem auxiliar o bebê nesse aprendizado. Abaixo você confere quais são esses produtos (e se você houver algum que te ajudou bastante no processo, e que não esteja na lista, não deixe de me contar nos comentários, ok?). Vem ver!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

1. Troninho Toilette

Publicidade

Esse troninho da Fisher-Price pode ser usado como redutor de assento e penico. Para fazer uma boa imitação do vaso sanitário, a peça contém um gancho, onde você pode acoplar rolos de papel higiênico. Se quiser usá-lo como redutor, basta desencaixar a parte de cima (o mesmo procedimento deve ser feito para limpá-lo), e colocá-la no vaso da sua casa. E tem mais: quando o filhote fizer o uso correto do troninho, o objeto emite sons para recompensá-lo (mas precisa de pilhas). O estímulo sonoro e a estampa sorridente do produto reforçam o momento do desfralde como algo lúdico, para que a criança aprenda de forma divertida. Ah, e para os meninos, o item conta, ainda, com barreira contra pingos.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

 

2. Troninho Musical 3×1

Publicidade

Mais uma opção “cantante” para o desfralde é o Troninho Musical, da marca Love. Além de funções similares às do produto da Fisher-Price (penico, redutor de assento e emissão de sons), essa peça também pode ter o estepe de elevação retirado, para servir de banquinho (assim os pequenos podem alcançar a pia, lavar as mãos e escovar os dentes com mais facilidade). O artigo, alias, é inteiramente desmontável, o que facilita a limpeza.

 

3. Penico 3 em 1

Esse outro peniquinho de função 3 em 1, da Summer Infant, tem o diferencial de assento macio (feito com 100% de espuma) e base antiderrapante. Outro detalhe legal é que, além de poder acoplar papel higiênico em sua lateral, há espaço para dispenser de lenços umedecidos. Possui também assento inteirinho estampado, para atrair o gosto dos pequenos.

Imagem: http://summerinfant.com

Imagem: http://summerinfant.com

Publicidade

 

4. Adaptador dobrável

Os adaptadores para assento sanitário dobráveis quebram o maior galho quando o filhote precisa usar o banheiro fora de casa. Exatamente pela possibilidade de ser dobrada, a peça cabe facilmente na bolsa e não ocupa muito espaço. Mais um atrativo para os pequenos é que existem modelos estampados, inclusive com personagens, como esse aqui da Peppa, fabricado pela Elka.

 

5. Lencinhos comprimidos 

Quando você sai com um bebê em fase de desfralde, além de troninhos e redutores, precisa pensar também nos itens para a limpeza da região íntima (que deverá ser limpa imediata após o xixi ou cocô). Para não correr o risco de ficar sem papel, uma dica é andar sempre com lenços umedecidos na bolsa. E uma opção bacana é a dos lenços comprimidos, que ocupam bem pouco espaço. Esses aqui, por exemplo, são da Green Sprouts: são antibacterianos e vêm com 10 unidades em uma mesma embalagem, compacta. Bastante práticos!

Imagem: http://facebook.com/greensproutsbaby

Imagem: http://facebook.com/greensproutsbaby

 

6. Adaptador Tinok Toily

Olha essa outra opção para ser usada em casa: um adaptador com escadinha. Segundo o fabricante, a proposta aqui é estimular a independência dos pequenos, por isso mesmo os degraus, para que eles alcancem sozinhos o vaso sanitário. Se isso dará certo com o filhote aí na sua casa, só a experiência irá dizer (aliás, me conta se tiver um!), mas algo bacana de adiantar é que o último degrau pode servir como apoio para os pés, enquanto a criança evacua (deixar os pezinhos bem apoiados aumenta a segurança nessas horas, e mesmo a força necessária para fazer cocô).

Imagem: http://tinok.com.br

Imagem: http://tinok.com.br

 

7. Protetor de cadeirinha

Para proteger o carro do perigo de um “jato quentinho” durante um trajeto com o filhote, estão disponíveis no mercado protetores de cadeirinha e assentos. Esse aqui, produzido pela Baby Holder, é confeccionado em nylon (para evitar que o líquido fique impregnado no banco) e pode ser usado no assento ou adaptado à cadeirinha. Também conta com compartimentos para guardar utensílios do bebê.

 

8. Fraldas Pull-Up

Se a proposta do desfralde é abandonar as fraldas, mas ainda é cedo para vestir calcinhas e cuecas nas crianças (que ainda estão aprendendo a usar o vaso), o que fazer? Uma alternativa para essa transição é o uso de fraldas modelo Pull-Up. Disponíveis em várias marcas, o diferencial dessa peça é que ela possui camada absorvente (como as fraldas comuns), mas veste como uma calcinha (ou cueca), justamente para o pequeno já ir se adaptando. Com laterais elásticas, fica fácil de o filhote tirá-la quando quiser usar o penico (e, caso não chegue a tempo, a peça absorve o que for eliminado – e nada de roupas sujas para lavar depois!).

Não são todas as mamães que curtem esse produto, mas, dependendo do caso, pode ser de grande valia para auxiliar no aprendizado e evitar a lavagem excessiva de roupas.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

 

9. Calcinhas e cuecas adaptadas

Além das fraldas pull-up, outra opção para auxiliar no desfralde são as cuecas e calcinhas adaptadas, específicas para o processo. A diferença das peças tradicionais é que essas, especiais, possuem camadas internas absorventes e impermeáveis (mas o formato é exatamente o mesmo). Outro diferencial é que, ao contrário das fraldas, essas vestimentas são laváveis e reutilizáveis.

 

10. Livro “Cocô no Trono”

Recorrer a alternativas lúdicas para incentivar o uso do penico e, posteriormente, do vaso sanitário é uma boa opção para trabalhar com o filhote. Sabia que existem livros com conteúdo divertido exatamente sobre esse assunto? Um exemplo é o “Cocô no Trono”, editado pela Companhia das Letrinhas. A obra, escrita pelo francês Benoit Charlat, conta a história de um pintinho que fica tirando sarro dos animais que já sabem usar o “trono”. Mas no final, adivinha só? Ele também aprende o procedimento! Para concluir a história é preciso acionar a descarga – tarefa que cabe ao próprio leitor. O livro é grande e bem ilustrado, feito mesmo para chamar a atenção das crianças. E o conteúdo deve ser realmente eficiente, pois a obra está esgotada em várias livrarias. Uma opção para quem quiser é recorrer aos sebos.

 

Produtos gringos

Todos os produtos acima (mesmo os de marcas importadas) já podem ser encontrados à venda aqui no Brasil. Mas o mercado internacional, especialmente dos Estados Unidos, conta com opções ainda mais “moderninhas” para ajudar a criança no processo de desfralde. Quer ver? Abaixo, te conto algumas:

 

– Potty Travel

Essa privadinha se transforma em, nada mais, nada menos, que uma maleta, para a criança transportar para onde quiser. Para usar, basta abri-la e encaixar um saquinho plástico (que pode ser armazenado nas laterais do produto, assim como os itens de higiene), para o pequeno evacuar e você descartar a sujeira com facilidade.

Esse é o vídeo da privadinha portátil que falei no início do texto, olha só (aproveita para se inscrever no nosso canal AQUI).

– iPotty

Potty é um termo em inglês para vaso sanitário, e iPotty nada mais é do que uma referência a um modelo de privadinha que possui adaptador para tablets. Isso mesmo, acredita? Trata-se de um penico comum, mas que, na frente, pode ter um tablet encaixado, para a criança se entreter com desenhos e aplicativos enquanto faz o xixi e o cocô. O produto conta, ainda, com tampa removível touchscreen, a fim de evitar possíveis sujeiras na tela do aparelho (ainda bem!).

 

– 3 em 1 Owl Potty

Além de chamar a atenção da criançada pela fofura da peça, esse produto da Summer conta com um livro ilustrado e um painel de som, que narra a história para o pequeno. Tudo para encorajá-lo a evacuar no troninho. Depois que o filhote vencer essa etapa, a corujinha pode ser desmontada da base e servir de redutor de assento, e a base pode ser útil como apoio para alcançar a pia. Útil, não é?