A natação para bebês possui inúmeros benefícios para o organismo do bebê. Essa pode ser, inclusive, a primeira atividade esportiva para seu filho praticar (antes mesmo de completar um ano) – e o melhor: com sua participação. Isso porque o pequeno precisa se sentir seguro no novo ambiente, e não há pessoa melhor para oferecer segurança e conforto do que a mãe ou o pai, não é mesmo?

Quer saber mais sobre a prática? Então veja abaixo todos os detalhes de como a natação pode ser agregada à rotina do filhote:

Natação para bebês: a idade ideal

A faixa etária indicada para colocar a criança na água é muito variável. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é a partir dos 6 meses de vida, pois nessa idade o pequeno já terá tomado boa parte das vacinas (estando bem imunizado) e o duto do ouvido estará bem desenvolvido, o que diminui o risco de infecções.

Mas quem poderá dar a indicação certeira de quando é ideal começar a atividade é mesmo o pediatra do seu filho (até porque, se o pequeno apresentar alguma doença respiratória ou de pele, pode ser que a natação não seja a atividade mais indicada para ele).

Publicidade

Ficou com medo de colocar o filhote tão novinho na piscina? Pois vale lembrar que desde a gestação o bebê está acostumado com a água (por ficar dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico, na barriga da mamãe) e que isso é um ponto favorável para que ele se acostume a nadar desde pequenininho. Mas, claro, há também aqueles que estranham: por isso é fundamental a mãe ou o pai oferecer colo e estar junto com a criança o tempo todo.

Como é a aula de natação para bebês

Durante as aulas de natação, um bebezinho não vai aprender as modalidades de nado.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que ele executará são atividades mais simples, para treinar a coordenação motora, a agilidade e a resistência cardiorrespiratória.

Tempo da aula

As aulas costumam variar entre 30 e 45 minutos (não mais do que isso, pois as crianças muito novas não se concentram em uma mesma atividade por muito tempo) e durante esse período o pequeno aprenderá a bater as pernas e os braços, fazer movimentos embaixo d’água e até mesmo a mergulhar (inclusive, pesquisas afirmam que bebês de poucos meses fecham a glote automaticamente quando colocados embaixo d’água, como uma resposta natural do organismo.

Mas, como a ideia de mergulhar uma criança logo de cara pode assustar alguns pais, tenha sempre o acompanhamento de um profissional para indicar a atividade com segurança).

Na aula, também são colocados brinquedos na água para os pequenos pegarem (um dos exercícios é jogar algo a certa distância e carregar o pequeno para agarrá-lo) e eles têm contato com outros bebês, o que estimula a sociabilidade.

Publicidade

Cuidados antes e depois da aula de natação para bebês

Enquanto estiver procurando um estabelecimento para fazer as aulas, atente-se às condições dos locais:

  • Quais produtos são usados na piscina (hoje existem piscinas tratadas com sal e ozônio, substâncias bactericidas e menos agressivas do que o cloro e que são mais indicadas pela maioria dos pediatras),
  • Qual a temperatura da água (a mais indicada para bebês é entre 29 e 30°),
  • A frequência de limpeza, etc.

Outra precaução é checar se há um espaço com supervisores para deixar o filhote, enquanto você toma banho ou se troca antes e depois da aula (na prática a grande maioria das mães acaba dando um jeitinho e se vira para trocar o bebê e se trocar ao mesmo tempo).

E se a infraestrutura da escola é bacana (oferece banheira infantil, chuveirinho, por exemplo).

Hora da aula!

Encontrada a escola ideal, é hora de fazer a mala de natação: se ainda não tiver segurança de que o pequeno não fará cocô durante a aula, não deixe de usar fraldas especiais para piscina (as normais absorvem muita água e podem dificultar os movimentos da criança).

Também não se esqueça de toalha e/ou roupão para vocês dois, troca de roupa, produtos de higiene pessoal e ainda, se quiser, brinquedos para distrair o filhote durante o banho. Se a academia for longe da sua casa, também não deixe de levar algo para o pequeno comer, pois a natação estimula o apetite (por isso, amamente – ou alimente – logo ou pouco depois da aula).

Outros benefícios da natação para bebês

Além dos já citados, a oportunidade de passar um tempo com o filhote dentro d’água estimula o contato e a aproximação entre os pais e o bebê (lembrando que o vínculo é formado especialmente até os dois anos) – um benefício imenso, não é?

Publicidade

Sem contar que a natação ajuda a relaxar não só o filhote, como também a mãe (ou o pai), e ainda auxilia no desenvolvimento das noções de espaço e tempo do pequeno.

E mais: a atividade pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios (sempre com a indicação do pediatra, pois ele saberá dizer o melhor momento para o início da atividade, nesse caso) e ajudar os pequenos a terem uma ótima noite de sono (as mamães agradecem!).