Precisando de novas ideias para entreter a criançada nas férias? Então olha só uma sugestão fácil, econômica, que não demanda muito espaço e que você pode fazer juntinho com o filhote: origamis! E ainda por cima é uma arte milenar, que pode virar uma grande brincadeira cultural para os pequenos. Quem já tentou fazer sabe que as famosas dobraduras japonesas exigem raciocínio e muita paciência. Com isso, a atividade só acumula benefícios aos pequenos: treina a coordenação motora, a percepção espacial, a atenção, a memória (para decorar todos os passos) e também a criatividade – afinal, as criaturas formadas são feitas simplesmente com pedaços de papel, o que abre muito espaço para imaginar. Gostou da ideia? Então confira alguns tutoriais simples para aprender a fazer em casa.

Uma dica antes de colocar a mão na massa: os mais habilidosos conseguem fazer origamis em qualquer tipo de papel, até mesmo em guardanapos. Mas para quem está começando, o passo-a-passo fica mais fácil se você usar papéis próprios para origamis, à venda em papelarias e lojinhas japonesas. É possível encontrar modelos de diversas cores, com brilho e até estampados – o resultado fica incrível (e perfeito para decorar a casa com móbiles depois!).

Cachorro

Imagem: http://bookwormbear.com

Imagem: http://bookwormbear.com

Publicidade

Essa dobradura é bacana para quem nunca fez origamis, pois é simples de executar e resulta em um bichinho que a criançada ama: os cães! Dá só uma olhadinha nesse vídeo e aprenda.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Gatinho

Já os pequenos que são fãs dos felinos irão se divertir fazendo esse passo-a-passo, que também é fácil e muito bem explicadinho.

 

Publicidade

Coelhinho

Deixe o filhote treinar bem como fazer os orelhudos agora, para fazer vários e caprichar na decoração da Páscoa, que tal? Aprenda aqui como fazer essa peça fofa.

 

Peixes

Imagem: http://foldsomething.com

Imagem: http://foldsomething.com

Publicidade

Veja aqui como produzir esses simpáticos nadadores (e antes de virar peixinho, ainda se torna um samurai!).

 

Coração

Um processo um pouco mais elaborado, mas nada impossível. Veja como fazer os corações aqui.

 

Sapos

E eles pulam! Esse vídeo ensina de maneira bem didática. O narrador não é português, mas dá para entender.

 

Tsuru

Quando todos em casa já estiverem craques, é hora de partir pros tsurus. Os passarinhos que trazem sorte e prosperidade exigem um pouco mais de cuidado na execução, mas mesmo assim não é um procedimento difícil. Confira aqui.

 

Gostou da ideia de fazer arte em dobraduras? Então não deixe de conferir esse post com outras sugestões de decoração de festas em papel.