Há alguns dias uma autora entrou em contato comigo, para apresentar um livro fresquinho que havia acabado de fazer. E quando eu li a proposta da obra, fiquei encantada: uma história contada apenas com vogais! Parece impossível, não é? Mas “O Au Au” é exatamente assim – e por apresentar as primeiras letras com que nossos filhotes costumam se familiarizar (as vogais), ele estimula uma leitura fácil, gostosa, para os pequenos que estão iniciando o processo de alfabetização.
Não sei como acontece por aí, mas na escola de Catarina o letramento é um processo longo e contínuo, que leva alguns anos para acontecer. Ela ainda não lê, mas já reconhece algumas letras (isso sem forçar, de forma natural mesmo!). E não é que, quando eu mostrei o livro para a pequena, ela se interessou na mesma hora? Ficou olhando as letras, brincando com elas, e posso dizer que acabou lendo, sim, do seu jeitinho!
Claro que a ideia não é antecipar, pular fases ou estimular uma alfabetização precoce, mas acho muito legal quando a criança se depara com algo que desperta sua curiosidade, e faz com que ela sinta que pode aprender mais, entender uma nova forma de pensar. E foi exatamente o que aconteceu com “O Au Au”.
Minha única ressalva é que as letras que acompanham as ilustrações (todas feitas à mão, e muito graciosas) são em formato cursivo, que atualmente não é a forma de primeiro contato com a escrita que os pequeninos têm. Mas mesmo assim Catarina entendeu logo a lógica da coisa, e essa questão não se mostrou um empecilho para a interação com o livro.
Se você ficou curiosa para conhecer a história, recomendo que você veja o vídeo do YouTube abaixo:
O livro está disponível em formato digital e à venda pela Amazon e vem acompanhado por um livro de atividades, com vários exercícios para treinar coordenação, para colorir e conectar (clique aqui). Conheça também o site de O Au Au, clicando aqui.