Vocês que acompanham o Mil Dicas de Mãe sabem: eu sou louca por uma festa de criança, e publico frequentemente sobre esse assunto aqui no blog. E para o post de hoje eu separei algumas dicas de como fazer uma festa infantil em casa – afinal, essa sempre foi a forma que eu escolhi para comemorar os aniversários de Catarina. Com alguns meses de antecedência, começo a pensar sobre o tema da decoração, o bolo, a mesa de doces, as lembrancinhas… E no grande dia o resultado é uma festinha com o jeito da nossa família, e com detalhes que a pequena poderá recordar por muitos anos.

Colocar a mão na massa para a organização de uma festa em casa também traz a vantagem da economia – sendo uma organizadora contida, é possível que você produza uma comemoração bacana por muito menos do que você gastaria em um buffet. Além disso, tudo fica mais personalizado e original, o que estimula muitas mães a optarem por esse caminho. A seguir você confere algumas sugestões que podem auxiliá-la na montagem da festa. Espero que gostem!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Reserve a data e contrate os fornecedores

Publicidade

Se você decidiu usar o salão de festas ou a churrasqueira do condomínio, não se esqueça de reservar a data com antecedência, para não perdê-la. Se você pretende encomendar o bolo, os docinhos, ou até se pretende usar balões de hélio na decoração, decida quem serão as empresas contratadas e veja sua disponibilidade. Não se esqueça de fazer algumas cotações e pedir recomendações de amigos, para não gastar demais ou acabar contratando um serviço ruim.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Faça a lista de convidados

Estabelecer o número de convidados da festa ajudará na decisão da quantidade de comida e bebida a ser comprada, no tamanho do bolo, no número de lembrancinhas. Após decidir quem você deseja chamar, analise se o espaço do evento comporta todos os convidados com conforto, ou se será necessário alugar mesas e cadeiras para que todos sejam bem atendidos.

 

Decida o tema da festa e mãos à obra!

Publicidade

Seu filho gosta de algum personagem específico? Tem algum hobby ou preferência pessoal que poderá ser usada na decoração do aniversário? Quanto antes você fizer a definição do tema da festa, melhor: mais tempo para a compra de papelaria personalizada para a mesa do bolo, para confeccionar bonequinhos de feltro decorativos, para fazer as lembrancinhas temáticas, só para dar alguns exemplos. Atualmente a internet é uma ótima ferramenta para a organização de uma festa – através dela você encontra moldes, descrições ou vídeos para aprender a fazer tudo aquilo que deseja.

 

Faça os convites e envie-os

Você mesma pode fazer os convites e entregá-los, ou optar pelo envio online (prático e ecologicamente correto, pois não há gasto de papel). Fazer uma montagem com a foto do seu filho no convite fica bacana, e os convidados sempre gostam de ver a carinha do pequeno ali estampada.

Envie-os com pelo menos duas semanas de antecedência, para que as pessoas queridas possam se programar para o grande evento!

 

Publicidade

Providencie as comidinhas

Se a ideia é que você mesma prepare as comidinhas, a grande dica é simplificar. Tortas salgadas (que podem ser servidas já cortadas), sanduíches de ricota ou com patê de atum, carne desfiada para rechear mini pãezinhos são opções saudáveis, saborosas, e que agradam adultos e crianças.

Para os doces, aposte nos tradicionais brigadeiros (que sempre fazem sucesso!), beijinhos e bichos-de-pé (e se quiser dar um charme adicional a eles, sirva-os em copinhos, ou com coberturas diferenciadas). Outra sugestão interessante são os espetinhos de frutas: comidinhas saudáveis são sempre bem-vindas!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

 

O bolo

Crianças adoram bolo de chocolate, ou de cenoura com cobertura de chocolate – ou seja, receitas simples, que você mesma pode fazer. Se desejar um visual profissional (mas não tiver jeito para a cozinha), uma boa alternativa são os bolos cenográficos, que podem ser alugados e devolvidos. Um modelo que fica bem bonito e cuja confecção está ao alcance de qualquer mãe é o kit kat (veja o passo-a-passo que eu publiquei aqui).

 

Decore o ambiente

Para a mesa do bolo, considere usar uma toalha neutra, ou mesmo deixar o tampo descoberto (caso a própria mesa tenha um visual bacana – de madeira, ou de vidro, por exemplo). Outra ideia interessante é utilizar faixas coloridas, nos tons da festa, sobre uma toalha branca, dando um toque especial à decoração.

Atrás da mesa principal, painéis de tecido ou pequenas cortinas de pingentes (que podem ser feitas em papel) ajudam a compor o efeito desejado. Nas laterais, você pode utilizar balões flutuantes, que após os parabéns serão distribuídos aos pequenos convidados.

Para decorar a mesa, não se esqueça dos arranjos florais, que deixam qualquer decoração mais requintada. Bandejas e vasos diferenciados são bons investimentos, pois poderão ser usados em muitas festas, ou mesmo para decorar sua casa (esses aqui são da Westwing).

 

GS720CP38PUFWW_1 QU724CP16BSTWW_1 QU724CP44DKLWW_1 QU724CP48XBJWW_1 QU724CP76XAHWW_1

 

As lembrancinhas

Se você tem o dom da costura, lembranças feitas em feltro ou tecido ficam muito graciosas. Pequenas bolsas, mochilas, ou mesmo bonequinhos farão a alegria dos convidados. Uma outra ideia é utilizar embalagens de papinhas com tampas forradas para distribuir guloseimas, ou mesmo latas de leite em pó vazias transformadas em lindos cachepôs (assim cada amiguinho levará uma plantinha para casa), ou cofrinhos para poupar (agradam meninos e meninas!).