Hoje tem uma dica simplesmente deliciosa aqui no blog: uma receita incrível de kibe assado árabe! E ela tem história: quando eu me casei, sabia cozinhar pouquíssimos pratos (não que eu tenha me transformado em uma cozinheira de mão cheia, mas me viro um pouco melhor atualmente). Por isso, eu não perdia a oportunidade de aprender a preparar coisas gostosas, onde quer que eu fosse (e se ela fosse prática e saudável, melhor ainda!).

Assim, certa vez, fui a uma loja especializada em comercializar produtos árabes, e percebi que eles também vendiam kibes prontos. E, conversando com o dono da loja, descobri que era ele mesmo quem fazia a receita de sua família – então puxei um banquinho, e pedi que ele me contasse exatamente como reproduzi-la. E não é que deu certo? Eu passei a fazer kibe dessa forma (e se o seu fica com a massa pesada, vai descobrir o truque de deixá-lo bem molinho, desmanchando na boca). Vem dar uma espiadinha!

Ingredientes:

Massa:

Publicidade

– 2 xícaras de trigo fino para kibe (deixe de molho em uma tigela com bastante água por 30 minutos antes de utilizá-lo)

– 200 g de (carne) patinho moído duas vezes

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– 1 cebola picada

– Hortelã picada (cerca de 1/4 de xícara de chá)

– Pimenta síria a gosto

– Sal a gosto

Publicidade

 

Recheio:

– 300 g (carne) patinho moído duas vezes

– 1 cebola e meia picada

– Hortelã picada (cerca de 1/4 de xícara de chá)

– Pimenta síria a gosto

Publicidade

– Sal a gosto

– Amêndoa moída ou pinoli (opcional)

 

Antes de levar ao forno:

– Manteiga e azeite

 

Modo de fazer:

1) Comece pelo recheio: refogue a carne na panela com a cebola. Acrescente a hortelã picada, a pimenta síria e o sal. Reserve.

receita de kibe 1 receita de kibe 2 receita de kibe 5

 

2) Agora prepare a massa: escorra bem o trigo e misture com os demais ingredientes (com exceção da amêndoa ou pinoli). Separe em duas partes, para fazer a camada de cima e a de baixo.

3) Unte uma forma com manteiga (ou margarina) e coloque a primeira parte da massa. Para alisá-la com maior facilidade, vá molhando a mão e passando-a sobre a massa.

receita de kibe 4

 

4) Coloque então uma camada de recheio. Ele é justamente o segredo do kibe molinho: se você não refogar parte da carne e fizer uma massa única, sem camadas, o kibe fica muito denso.

receita de kibe 3

 

5) Se optar por colocar amêndoas moídas ou pinole (eu, particularmente, acho que fica maravilhoso), espalhe-os sobre a camada de recheio.

6) Cubra com a segunda parte da massa. Com uma faca, trace quadrados sobre ela, e no meio de cada um, coloque uma colher (de café) de manteiga ou margarina.

receita de kibe 6

 

 

7) Regue com azeite e leve ao forno médio (cerca de 200ºC) por cerca de 35 minutos, sem colocar papel alumínio.

receita de kibe 7

 

Prontinho! Você acabou de fazer um delicioso kibe árabe assado! Se quiser deixá-lo charmoso, decore com um raminho de hortelã. Teste aí na sua casa e depois me conta se a família gostou, combinado?