Hoje tem uma dica simplesmente deliciosa aqui no blog: uma receita incrível de kibe assado árabe! E ela tem história: quando eu me casei, sabia cozinhar pouquíssimos pratos (não que eu tenha me transformado em uma cozinheira de mão cheia, mas me viro um pouco melhor atualmente). Por isso, eu não perdia a oportunidade de aprender a preparar coisas gostosas, onde quer que eu fosse (e se ela fosse prática e saudável, melhor ainda!).
Assim, certa vez, fui a uma loja especializada em comercializar produtos árabes, e percebi que eles também vendiam kibes prontos. E, conversando com o dono da loja, descobri que era ele mesmo quem fazia a receita de sua família – então puxei um banquinho, e pedi que ele me contasse exatamente como reproduzi-la. E não é que deu certo? Eu passei a fazer kibe dessa forma (e se o seu fica com a massa pesada, vai descobrir o truque de deixá-lo bem molinho, desmanchando na boca). Vem dar uma espiadinha!
Ingredientes:
Massa:
– 2 xícaras de trigo fino para kibe (deixe de molho em uma tigela com bastante água por 30 minutos antes de utilizá-lo)
– 200 g de (carne) patinho moído duas vezes
– 1 cebola picada
– Hortelã picada (cerca de 1/4 de xícara de chá)
– Pimenta síria a gosto
– Sal a gosto
Recheio:
– 300 g (carne) patinho moído duas vezes
– 1 cebola e meia picada
– Hortelã picada (cerca de 1/4 de xícara de chá)
– Pimenta síria a gosto
– Sal a gosto
– Amêndoa moída ou pinoli (opcional)
Antes de levar ao forno:
– Manteiga e azeite
Modo de fazer:
1) Comece pelo recheio: refogue a carne na panela com a cebola. Acrescente a hortelã picada, a pimenta síria e o sal. Reserve.
2) Agora prepare a massa: escorra bem o trigo e misture com os demais ingredientes (com exceção da amêndoa ou pinoli). Separe em duas partes, para fazer a camada de cima e a de baixo.
3) Unte uma forma com manteiga (ou margarina) e coloque a primeira parte da massa. Para alisá-la com maior facilidade, vá molhando a mão e passando-a sobre a massa.
4) Coloque então uma camada de recheio. Ele é justamente o segredo do kibe molinho: se você não refogar parte da carne e fizer uma massa única, sem camadas, o kibe fica muito denso.
5) Se optar por colocar amêndoas moídas ou pinole (eu, particularmente, acho que fica maravilhoso), espalhe-os sobre a camada de recheio.
6) Cubra com a segunda parte da massa. Com uma faca, trace quadrados sobre ela, e no meio de cada um, coloque uma colher (de café) de manteiga ou margarina.
7) Regue com azeite e leve ao forno médio (cerca de 200ºC) por cerca de 35 minutos, sem colocar papel alumínio.
Prontinho! Você acabou de fazer um delicioso kibe árabe assado! Se quiser deixá-lo charmoso, decore com um raminho de hortelã. Teste aí na sua casa e depois me conta se a família gostou, combinado?