A campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde está para começar: ela vai do dia 04 ao dia 22 de maio. E é importantíssimo que você leve seu filho pequeno para vacinar; ou que se vacine, se estiver grávida, no pós-parto ou se fizer parte da população com alguma doença crônica.

Este ano serão incluídos na campanha as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, recém-mães até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (estes, com prescrição médica). Por exemplo, se seu filho tiver 6 anos ou mais e for asmático (que é considerada uma doença crônica), você pode pedir ao pediatra dele uma carta de recomendação para a vacina e apresentá-la na Unidade de Saúde próxima à sua casa. Segundo os dados do próprio Ministério, a vacina pode diminuir em 32 a 45% o número de hospitalizações por pneumonia e reduzir de 39 a 75% a mortalidade por complicações causadas pelo vírus da gripe, o Influenza.

vacinacao gripe 2015

A vacina que será oferecida pelo SUS é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus da gripe: o A/H1N1, o A/H3N2 e o B. Para as crianças menores de 9 anos que serão vacinadas pela primeira vez esse ano, serão dadas duas doses, com intervalo de 30 dias. Para as maiores e aqueles que já foram vacinados no ano passado, será necessária apenas uma dose.

Publicidade

Para não esquecer:

– Leve a carteira de vacinação de seu filho (ou a sua) à Unidade Básica de Saúde no dia da vacina.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Bebês com menos de 6 meses não são vacinados – por isso é tão importante que as mães cujos partos ocorreram há menos de 45 dias se vacinem – essa é uma forma de proteger o filho indiretamente.

– Mulheres que estão amamentando podem tomar a vacina normalmente.

– A única contra-indicação da vacina é para as pessoas que já tiveram reações alérgicas intensas a ovo.

– Se você quer se vacinar ou deseja dar a vacina a seu filho, e vocês não estão contemplados na Campanha, existe a possibilidade de receber a imunização em uma clínica particular. Nesse caso, o valor da dose gira em torno de R$100,00 a R$120,00.

Publicidade