Ah, eu adoro cabelos cacheados das crianças! Tudo bem que sou suspeita para falar – em todas as minhas fotos de bebê eu tinha o cabelo enroladinho, assim como Catarina, até os dois anos de idade.

A pequena tinha cachinhos lindos – pena que, cortando as pontinhas, aos poucos ele foi se perdendo. Mas, se ela seguir os passos da mãe, pode esperar que na idade adulta eles voltam (bem mais rebeldes, mas voltam!).

Eu fico feliz em ver que os cachos estão sendo cada vez mais curtidos e amados – afinal, nossa população tem, predominantemente, o cabelo desse tipo (devido à grande miscigenação ocorrida em nosso país).

E engana-se quem acha que cuidar de cabelo cacheado não dá trabalho – como ele perde a hidratação rapidamente, merece cuidados especiais para não embaraçar e formar nozinhos (e os pequenos detestam quando isso acontece! É um chororô para pentear, não é mesmo?).

Publicidade

Por isso selecionei algumas dicas para as mamães com filhotes cacheados, que podem ajudar a tratar esse cabelinho tão delicado. Vem dar uma espiadinha!

crianças com cabelo cacheado

criança com cabelo cacheado. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Entendendo cabelos cacheados das crianças

Para os pais que não estão acostumados a trabalhar com cabelos cacheados, pode ser intimidante – especialmente se você for alguém com cabelo liso que nunca teve que se perguntar sobre coisas como porosidade ou retenção de umidade.

Vamos começar dizendo que não existe um tipo de cabelo “biracial”. Também não há garantia de que só porque um dos pais de uma criança tem ascendência negra, seu cabelo será ondulado ou cacheado.

Da mesma forma, o cabelo de seu filho quando criança pode mudar à medida que ele cresce. Minha filha nasceu com a cabeça cheia de cabelos lisos e grudados e aos 6 a 8 meses de idade os cachos começaram a se formar.

Independentemente da aparência ou sensação, como pai ou responsável, será sua responsabilidade aprender a cuidar adequadamente do cabelo do seu filho – não apenas para que tenha uma boa aparência, mas para que você possa ensiná-los a cuidar (e amo) suas tranças também.

Publicidade
menino de cabelo cacheado

menino de cabelo cacheado. Foto: freepik

Dicas para cuidar dos cabelos cacheados das crianças

1- Na hora do banho, use produtos específicos para cabelos cacheados de crianças – eles cuidam mais dos fios dos pequenos. Além disso, cosméticos de adultos podem causar alergias. Fique sempre de olho!

2- Quando aplicar o condicionador nas pontinhas durante o banho, aproveite também para desembaraçar o cabelo. Você pode fazer isso usando os dedos ou um pente com dentes largos.

3- Mantenha sempre os fios do seu filho hidratados. Existem no mercado cremes hidratantes específicos para as crianças, que são as melhores opções para os cabelinhos cacheados dos pequenos, porque não pesam tanto nos fios. Aproveite a hora do banho para passar o creme e deixe ele agir durante alguns minutos – enquanto isso, a criança pode continuar brincando.

4- Depois do banho, na hora de secar o cabelo, utilize uma toalha e faça movimentos de amassar o cabelo, para deixar os cachos mais definidos.

5- Cremes desembaraçantes e finalizadores também são interessantes (sempre de uso infantil, ok?), e fazem com que o momento de pentear o cabelo não seja caótico. Passe esses produtos logo após o banho. Depois, comece a pentear o cabelo do seu filho com um pente de dentes largos (que facilitam o penteado e incomodam menos) para deixar os cachinhos mais bonitos.

Publicidade

6- O ideal é deixar o cabelo da criança secar naturalmente. Mas em dias frios, ou quando é necessário lavar os fios de noite, o secador pode ser usado. Invista em bicos difusores e seque fazendo movimentos de baixo para cima, para deixar o couro cabeludo seco e os cachos definidos.

7- Se for pentear o cabelo do seu filho seco, a dica é passar leave-in misturado com uma pequena quantidade de água. Borrife a misturinha nos fios e penteie-os. Faça isso também antes de prender ou fazer penteados.

8- Assim como todos os tipos de cabelo, cortar o cabelo regularmente faz com que os fios cresçam com saúde. Geralmente, cortes com camadas funcionam bem para quem tem cabelo cacheado.

menina de cabelo cacheado

menina de cabelo cacheado. Foto: freepik

Ingredientes a evitar

Com cabelos cacheados, você sempre vai querer se concentrar em ingredientes que amam a hidratação e evitar qualquer coisa que possa secar ou deixar o cabelo pesado.

Um bom ponto de partida é pedir recomendações a pessoas que você conhece com um tipo de cabelo semelhante, como um parente ou amigo.

Em geral, procure produtos que incluem:

  • manteigas naturais, como manteiga de karité , manteiga de cacau e manteiga de manga
  • óleos como o óleo de coco , óleo de jojoba , óleo de girassol , e até mesmo de argan (ou Marrocos) petróleo
  • água ou mesmo suco de aloe vera para retenção de umidade
  • proteínas como proteína da seda ou do trigo para reparar danos

Evite produtos à base de álcool, pois eles ressecam o cabelo do seu filho e podem até mesmo estimular o frizz.

Se você cair na toca do coelho digital e decidir empregar o método Curly Girl , também deverá ficar longe de xampus e evitar condicionadores que contenham sulfatos, ftalatos, silicone, produtos químicos agressivos ou fragrâncias.