Um dos maiores desafios de quem tem filhos pequenos é manter a casa limpa e organizada.

Quando bebês, a dedicação da mãe é tão intensa que não sobra muito tempo para os afazeres domésticos (eu me lembro bem que os paninhos de boca e de ombro ficavam distribuídos pela casa, e por meses pareciam fazer parte da decoração!).

Depois que começam a andar, você fica o dia todo monitorando a criança para que ela não se machuque, ou pegue algo que possa quebrar.

estou exausta na maternidade

Mãe exausta com bebê no colo e casa bagunçada. Foto: Freepik

Publicidade

E, finalmente, quando os filhotes conquistam maior autonomia, a bagunça deixa de ficar restrita a um cômodo – os brinquedos ganham a sala de jantar, os quartos (inclusive o dos pais) e todos os cantinhos possíveis e imaginários (você só vai descobrir aquela pecinha minúscula que estava perdida quando pisar exatamente sobre ela!).

A verdade é que a casa fica de pernas para o ar, em boa parte do tempo. Por isso, separei algumas dicas que podem ajudar em sua organização, vem dar uma espiadinha!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como manter sua casa organizada?

esgotamento mental na maternidade

Dona de casa cansada enquanto cuida das roupas. Foto: Freepik

Casa organizada – Invista em caixas organizadoras

Elas são grandes aliadas para deixar a casa com cara de arrumada. Mais do que isso – quando você guarda os brinquedos das crianças, evita que eles fiquem empoeirados (o que é fundamental para quem tem um filho alérgico), e permite que a limpeza da casa seja feita mais rapidamente, e com maior eficiência.

Prefira as caixas transparentes, que facilitam a localização dos objetos pelos pequenos (assim seu filho não precisará abrir todas elas para encontrar o super-herói que estava procurando), e determine quais brinquedos deverão ser guardados juntos, para que cada caixa seja usada separadamente.

Aproveite os móveis da casa para guardar os brinquedos

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Vários produtos de limpeza dentro do balde. Foto: Freepik

Publicidade

Uma dica bacana para quem gosta da casa arrumada é usar os próprios móveis para guardar os itens das crianças. Seu filho gosta de brincar na sala, com toda a família reunida?

Ao invés de estressar com a bagunça, abra espaço no rack da televisão, ou em um armário do cômodo, para que os brinquedos sejam guardados na hora de dormir.

Também é uma boa estratégia para quando uma visita de última hora chega – coloque tudo dentro das portas, e em um passe de mágica sua casa ficará linda!

Seu filho deve participar

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Mulher limpando o chão. Foto: Freepik

O entendimento de que a criança faz parte da família e deve dar sua contribuição para a organização da casa é saudável para todos.

É claro que é necessário respeitar o limite dos pequenos, e solicitar que ele execute as tarefas para as quais está preparado, de acordo com sua idade.

Publicidade

A partir dos 2 anos, o filhote já consegue guardar os brinquedos (primeiro com sua ajuda, depois de forma independente); a partir dos 4, você pode pedir que ele ajude a arrumar a mesa; a partir dos 5, ele já consegue arrumar o quarto guardando as roupas na gaveta, por exemplo.

Mas para que ele aprenda é preciso duas coisas: paciência para saber ensinar, e constância no que você pede.

Casa organizada – Doe o que não usa mais

como dividir as tarefas de casa com os filhos

Mulher passando Mop no chão. Foto: Freepik

Excesso de objetos sem utilidade dentro de casa é sinônimo de bagunça. Chega uma hora que você não sabe mais onde colocar tanta coisa!

Principalmente nos primeiros anos de vida, as fases de desenvolvimento passam muito rápido – e aquele brinquedo que divertia seu filho no ano passado já não causa estímulo algum em uma criança que amadureceu.

Peça a ajuda do pequeno para separar o que ele não usa mais e doe aqueles em bom estado – além de conseguir uma casa mais arrumada, você dará o exemplo de que é uma delícia fazer outras crianças felizes!

Aceite uma “mãozinha” extra

Se você não estiver dando conta da arrumação sozinha, uma boa alternativa é contar com um profissional que realize a limpeza mais pesada.

Mulher sorrindo na frente de uma esquete, com a planta de uma casa. Ela segura rolinhos de tinta. Crédito da foto: Freepik

Atualmente plataformas online, como a Helpling (que surgiu na Europa e opera no Brasil desde o ano passado), permitem que você encontre essa pessoa, marque uma data e um horário para a faxina, com poucos cliques – tendo a tranquilidade de saber que aquele profissional passou por uma seleção, teve sua experiência anterior avaliada e passou por um treinamento para executar um bom trabalho.

Como é cada vez mais difícil encontrar profissionais com esse perfil, principalmente quando se precisa de um serviço para breve, é muito bom conhecer essa opção (inclusive, leitoras do Mil Dicas de Mãe têm direito a uma hora gratuita de serviço – é necessário reservar um mínimo de 3 horas e meia – usando o cupom faxinahelpling1h (válido até 24/05/15). Clique aqui para saber mais sobre a Helpling e utilizá-lo).