Ontem uma amiga e leitora do blog me enviou um vídeo muito bacana, onde uma artista australiana mostrava seu projeto Tree Change Dolls. Mas o que de tão interessante essa mulher faz? Pois eu diria que é algo fantástico: ela transforma bonecas de segunda mão com olhos maquiados, cílios marcados, boca pintada, roupas justas – enfim, características que nada têm a ver com a infância, e sim com uma sexualização precoce das meninas – em brinquedos com o visual real de uma criança pequena.

Hoje eu consigo ver exatamente qual é a importância disso. Catarina tem apenas quatro anos, e já começou a brincar de se maquiar (embora eu quase nunca esteja maquiada na frente dela). Na opinião da pequena, as bonecas pintadas são “lindas”, e vejo o quanto esse mundo da beleza, apesar da minha blindagem (aquela que a gente faz sem neura, mas mostrando que maquiagem, esmalte, etc não fazem parte do mundo infantil – são para mais tarde, quando realmente tiver noção de quando e de por que usar), parece cativá-la.

Você pode estar achando que estou dando uma de chata – afinal, nós também brincávamos de nos “maquiar” de mentirinha na infância. É verdade, fazíamos isso! Mas é inegável que o despertar para as questões características da puberdade tem acontecido cada vez mais cedo. Por isso, na minha opinião, cabe a nós, pais e mães, valorizar cada minuto da infância, do brincar puro e simples, sem a interferência da indústria cosmética, ou de qualquer outra que faça parte do universo adulto.

Dá uma espiadinha no trabalho lindo de Sonia Singh (ela é tão bacana, que todos os meses leiloa uma boneca no Ebay e doa o valor arrecado para uma instituição de caridade. As outras estão sendo comercializadas em sua loja da Etsy, mas como a procura é muito maior do que a disponibilidade, a artista encoraja todos a fazerem suas próprias transformações). Ela mesma repinta o rosto das bonecas e sua mãe faz roupinhas com cara de criança.

Publicidade

tree 1 tree 2 tree 3tree 5 tree 4tree 6tree 8tree 7tree 9

E para quem quiser ver o vídeo em que a artista faz a transformação das bonecas (em inglês, mas de qualquer forma, lindo), deixo o link.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!