Caixas sensoriais são uma ferramenta incrível e criativa para o desenvolvimento de crianças de várias idades. Estes recipientes mágicos, recheados com uma variedade de materiais, proporcionam uma experiência tátil e sensorial rica, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, motor e da linguagem dos pequenos.

O conceito por trás das caixas sensoriais é simples, mas profundamente eficaz. Elas são preenchidas com diferentes itens que as crianças podem explorar com as mãos. Estes podem incluir arroz colorido, massinha, botões, conchas, pedras, feijões, e muitos outros materiais que são seguros para a criança. O objetivo é estimular os sentidos, especialmente o tato, mas também a visão e o olfato.

Como funcionam as caixas sensoriais?

Funciona assim: dentro de uma caixa você coloca o componente principal – pode ser água, areia, grãos, papéis, pedaços de algodão – e preenche o espaço restante com o que preferir – brinquedos, potinhos, tintas, massinha, legos, isopor.

Para evitar que a sujeira se espalhe, coloque um jornal ou tapete velho embaixo da mesa e explique ao filhote que a brincadeira deve ser feita dentro do espaço delimitado.

Publicidade
caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Essa atividade ajuda no desenvolvimento da criança de várias formas, pois os sentidos sensoriais – visual, tátil, olfativo – são estimulados, assim como a coordenação motora fina. Durante a brincadeira, os pequenos adquirem o conhecimento das cores, formas, tamanhos e texturas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É importante também que os pais se atentem à faixa etária do filho: se ele for muito novo, não coloque brinquedos pequenos que possam ser engolidos e que ofereçam outros riscos ao pequenino.

Agora vem ver como montar as caixas sensoriais para entreter o pequeno!

Caixas sensoriais com bolinha de silicone

Nessa caixa, a água foi escolhida como o principal componente. Bolinhas coloridas de silicone e objetos de cozinha – colheres, potinhos e xícaras – completaram a brincadeira.

Não se esqueça de oferecer utensílios que não apresentem riscos ao filhote (priorizar materiais de plástico e acrílico é uma boa ideia). Uma caixa (ou mesmo gaveta) feita com esses materiais pode ser usada para a atividade. As crianças vão adorar brincar com água nesse calor!

Publicidade

Caixas sensoriais com bolinhas em gel

Bolinhas em gel que crescem na água podem ser usadas para montar uma caixa sensorial aquática. Na falta delas, também vale acrescentar gel colorido de cabelo.

Animais de plástico, folhas feitas com papel e flores retiradas do jardim são os elementos desta brincadeira. Nela, também vale ensinar para o pequeno sobre o habitat dos animais. Uma forma divertida de aprender!

caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Caixas sensoriais monocromática

Montar uma caixa monocromática também pode ser legal! Aqui, os grãos de arroz foram tingidos com corante azul. Os demais elementos são legos, copinhos de acrílico, massinha, potinhos de plástico, letras e números de madeira, canudinhos e botões azuis.

O bacana é que na caixa sensorial você pode misturar os brinquedos do seu filho com objetos reciclados da casa. Diversão garantida para a criançada!

caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Publicidade

Para montar essa caixa você vai precisar de pedaços de algodão, tinta aquarela e potinhos com água. Aqui, a ideia é que a criança sinta a textura dos elementos e brinque com as cores para criar o que desejar. Esta atividade é ótima para ser feita em grupo. Convide os amiguinhos do pequeno para a brincadeira, eles vão adorar!

Caixas sensoriais com fazendinha sensorial

caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Que tal reproduzir uma fazendinha na caixa sensorial? Animais de plástico, toquinhos de madeira e um pouco de terra (que pode ser comprada em lojas de jardinagem) compõem essa divertida brincadeira.

Com essa atividade, você também pode explicar para o pequeno como os bichinhos vivem e explorar sua relação com a natureza!

caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Os pequenos são apaixonados pelo Olaf, personagem do filme Frozen. Para deixar a brincadeira mais interessante e fugir do convencional, que tal montar uma caixa com bonecos de neve? Bolinhas de isopor podem ser utilizadas na atividade, assim como os enfeites brancos da árvore de Natal (flocos de neve ou bolas). Os papéis azuis ficam no fundo da caixa. Pronto: agora é só acompanhar a brincadeira e ver como o seu filho vai se divertir!

caixas sensoriais

caixas sensoriais – Foto: Canva

Essa é uma brincadeira que as crianças maiores vão adorar! Coloque água e sabão na caixa e deixe que os pequenos façam espuma com as mãos. Você também pode acrescentar potinhos e copos de plástico – essa é uma forma de explicar para a criançada sobre as atividades domésticas, como lavar louça ou roupa!