A partir dessa semana, todos os hospitais e maternidades públicos e particulares do país passam a ser obrigados a oferecer o teste da linguinha aos recém-nascidos, nas primeiras 24 horas de vida. A notícia é importante, por isso gostaria de compartilhá-la aqui com vocês!

O teste da linguinha

Como e porque é feito?

Para quem ainda não sabe como é feito o teste e o porquê de sua execução, eu explico: o teste da linguinha tem como objetivo avaliar o freio lingual do bebê. Sabe aquele tecido que fica embaixo da língua, e que a liga ao assoalho da boca? Esse mesmo!

Quando o freio nasce mal posicionado, causa a famosa “língua presa”, que pode dificultar a amamentação e, posteriormente, a fala do pequeno. Por isso, a detecção precoce do problema é fundamental. Em alguns casos realiza-se uma pequena cirurgia, muito simples, que libera o freio e faz com que o bebê tenha uma vida normal depois da correção.

Publicidade

Por quem é feito?

O teste da linguinha pode ser feito por um fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde capacitado. Nesse caso, é justamente esse ponto que merece atenção das autoridades nos próximos meses, pois ainda não há um protocolo oficial para o teste.

Isso é importantíssimo para que se garanta que ele será bem executado e que bebês não sejam enviados desnecessariamente para a cirurgia de freio lingual.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Ele é bastante simples, rápido, indolor e feito enquanto o bebê mama, pela observação das características anatômicas da língua e da sucção. Ah, e também não há custo para os pais, como manda a legislação vigente.

Uma das grandes vantagens da execução do teste da linguinha no primeiro dia de vida do bebê é evitar situações em que a amamentação fica muito prejudicada pela língua presa do bebê.

Mães com bebês que passaram por isso sabem que há casos em que o bebê chora demais e não consegue mamar (e como resultado acaba perdendo peso e desmamando precocemente).

É necessário esclarecer também que há graus diferentes de “língua presa”, e que nem todos são cirúrgicos. A cirurgia é apenas um “pique”, ou corte, no freio, que permite uma maior liberdade de movimento da língua. É feita com anestesia local e leva poucos minutos.

Publicidade

Você que é leitora do blog e acabou de ter um bebê, escreve para mim e conta como foi sua experiência com o teste da linguinha! Será muito bacana compartilhar sua história aqui, para que outras mães possam conhecê-la e entender na prática como o teste acontece!