Essa semana uma brincadeira de Catarina me chamou a atenção. Pode ser que ela seja super comum aí na sua casa, mas me tocou por um motivo simples: não me lembro de brincar da mesma forma. Quando eu era pequena, minhas bonecas tinham mamadeira (aliás, minha preferida era uma “mágica”, com um líquido que imitava leite em seu interior. E que, quando virada de cabeça para baixo, parecia estar sendo “tomada” pela bonequinha). Mamar no peito? Não, elas não mamavam, não eram amamentadas.

Imagem: Nesha's Vintage Niche via Compfight cc

Imagem: Nesha’s Vintage Niche/Creative Commons

Pois não é que essa semana, no meio de uma brincadeira, Catarina parou para “amamentar” sua filhinha? Ficou segurando a boneca no colo e, quando perguntei o que estava fazendo, ela simplesmente disse: “está tomando meu leitinho, mamãe”. Eu achei tão bacana, porque sua boneca também veio com uma mamadeira, e ela poderia tê-la preferido. Mas como dias antes ela havia me pedido para contar como ela mamava quando era bebê (ela não se lembra da fase em que foi amamentada), incorporou esse fato em sua forma de brincar.

Como para mim toda brincadeira é uma forma de conhecimento do mundo e até mesmo de preparo para a vida adulta, fiquei extremamente feliz em presenciar essa atitude. Minha impressão é a de que, quanto mais as meninas brincarem dessa forma, mais naturalmente encararão a amamentação quando se tornarem mães.

Publicidade