No post de hoje, nossa querida consultora de sono Michele Melão fala sobre uma prática que pode ajudar (e muito!) o sono dos bebês: a Shantala!

Quer saber a partir de que idade você pode utilizá-la em seu bebê? Quais os benefícios que ela traz aos pequenos?

Então vem comigo conferir o texto, que está muito bacana! Lembrando que para compartilhar esse conteúdo conosco, ela contou com a parceria de Marcia Benalia, instrutora de Shantala, Consultora de amamentação e Aromaterapia da Maternity Coach.

Publicidade

Por Michele Melão

Shantala

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A dificuldade no sono de bebês

Ultimamente temos recebido muitas solicitações de mães com dificuldade no sono de bebês de 1 a 4 meses. As cólicas, a agitação, o choro… Tudo isso faz com que o bebê não consiga se acalmar e dormir. No entanto, só quem passa por um período de privação de sono sabe o quanto é difícil!

Apesar de sugerirmos uma aprendizagem de sono a partir do 4º mês de vida do bebê, no post de hoje queremos dar uma dica preciosa para as leitoras do Mil Dicas de Mãe com bebês novinhos, que não conseguem relaxar: a aplicação da Shantala.

A Shantala

Você já parou para pensar que dentro do útero o bebê é constantemente “massageado”? Os limites do nosso ventre tocam o bebê o tempo todo. E após o nascimento? Da mesma maneira que o bebê é alimentado durante a gestação e continua sendo fora do útero, será que ele não sente “fome” deste contato?

Quando o obstetra francês Frédérick Leboyer filmou e fotografou uma mulher, chamada Shantala, paraplégica, fazendo massagem em seu bebê em uma rua em Calcutá, essa ideia se espalhou pelo mundo. Ou seja, cada vez mais temos acessos às pesquisas que comprovam e aumentam os benefícios da sua aplicação.

Publicidade

Apesar de se tratar de uma massagem milenar, com origem na Índia, a Shantala nem mesmo tinha nome – era parte dos cuidados diários com os bebês, assim como a alimentação e a higiene.

O estreitamento do vínculo entre a mãe e o bebê é uma das grandes vantagens da Shantala, mas há muitas outras além dessa.

Vamos listar aqui algumas dessas razões para você presentear seu bebê com essa massagem sensorial.

Vantagens da Shantala

– Alívio das cólicas e prisão de ventre, porque estimula a maturação do intestino.

– Ajuda e eliminação dos gases.

– Redução do stress do bebê. O toque é importante no suprimento de suas necessidades emocionais, o que leva a uma melhora na qualidade do sono. Bebês relaxados dormem melhor!

Publicidade

– Auxilia no desenvolvimento da consciência corporal do bebê.

– Aumenta a resistência imunológica, porque ativa a circulação sanguínea e linfática.

– Ajuda o bebê a respirar melhor com a expansão torácica.

– Trabalha as articulações, fortalecendo o sistema muscular.

– Estimula a pele e o desenvolvimento psicomotor da criança.

Não existem contra-indicações. Especialistas apenas alertam para a aplicação da massagem quando o bebê estiver acordado, sem alergias na pele e para evitar fazê-la logo após a amamentação.

Quando fazer

A Shantala pode ser aplicada a partir de um mês de vida; antes disso, pode-se aplicar uma massagem similar, porém mais leve, como o toque da borboleta. Primeiramente, é importante também criar um ambiente gostoso, com iluminação leve. Se quiser, use uma música para aumentar o relaxamento do seu filho; e não esqueça de tirar anéis e pulseiras, para não machucá-lo.

Lembre que apesar de cada bebê ter seu padrão de sono, os pais podem ajudar na organização e no acerto do ciclo circadiano. Tentar manter uma rotina, não apenas dos horários do sono, mas também das atividades e alimentação, pode dar segurança ao bebê, diminuir o choro e a ansiedade.

Os primeiros meses são realmente desafiadores, mas com muito carinho e paciência, conseguimos curtir esse momento com grande alegria.

Antes de começar a Shantala, é importante aprender como fazer os movimentos corretamente. No entanto, além dos cursos, hoje existem instrutoras desta massagem que vão até a casa das famílias (ou fazem essa instrução pela internet) para ensinar os movimentos, a sequência, quais óleos devem ser utilizados e todo o processo de aplicação.

Outra informação interessante é a de que você pode utilizar a shantala em conjunto com a aromaterapia. Como a massagem é feita com óleos vegetais e essenciais, utilize os benefícios dos aromas corretos para aumentar ainda mais o bem-estar do seu bebê.

Muitas vezes não temos ideia do imenso benefício que podemos transmitir para nosso bebê, com apenas 15 minutos diários de dedicação. Certamente este será um momento muito especial para ele e também para você.

michele