Eu me lembro de ter publicado na fan page do blog uma foto de um ensaio newborn simplesmente linda, um tempo atrás. Na época, sem entender muito bem como esses ensaios funcionam, acabei fazendo o seguinte comentário: “uma graça para se fazer em casa!”. Pois bem, esse foi o meu maior furo n’água nesses dois anos e meio de blog. Porque, enquanto algumas mães, tão desavisadas quanto eu, diziam que adorariam fazer uma foto como aquela com seus bebês, vários fotógrafos (felizmente) comentaram a foto, dizendo que apenas um profissional deveria fazê-la. Isso porque, diferentemente da impressão que tínhamos ao vê-la, existia ali um truque de photoshop (o bebê estava sendo amparado naquela posição, o que fazia toda a diferença para que a sessão fotográfica fosse segura).

Depois desse dia, minha percepção sobre os ensaios newborn mudou completamente. Hoje, sabendo de todo o preparo e estudo que um profissional deve ter para conceber esse tipo de foto, sou a primeira a alertar para a necessidade de procurar um profissional qualificado quando a mãe deseja fotos artísticas. O que não quer dizer que seja impossível tirar fotos lindas e caseiras de um recém-nascido, concordam? Por isso, convidei uma super especialista no assunto, a fotógrafa goiana Veruska Toledo para nos dar algumas dicas, no post de hoje. Aproveite a entrevista, está super bacana!

VT - 10-3

Fotografia: Veruska Toledo

Em que um ensaio newborn com profissional especializado difere das fotos feitas pelos pais em casa?

Publicidade

Primeiramente, um bom profissional especializado já passou por diversos cursos que o habilitarão para esse tipo de ensaio – não só de técnica fotográfica, como também de primeiros socorros e sobre a anatomia do bebê. Isso porque colocamos os bebês em posições em que geralmente não ficam, enquanto dormem. É preciso muito cuidado e conhecimento para dispô-los da forma mais confortável possível.

Muitos acessórios (props, wraps, hedbands, mantas dentre outros) são adquiridos especificamente para este tipo de ensaio. Um profissional desta modalidade sabe como preparar um ambiente na temperatura ideal para o momento da sessão, pois muitas fotos são feitas sem roupinhas. Também procuramos nos cercar de todos os cuidados em relação à segurança e higiene, utilizando jaleco e máscara, além de álcool em gel (lembrando que os bebês são muito pequenininhos e com imunidade reduzida). Não basta um bom equipamento – os acessórios específicos e o perfeito posicionamento do bebê é o segredo de transformar imagens em forma de arte.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quais os cuidados relativos à segurança que pais de recém-nascidos devem tomar ao fotografar seus filhos?

Para os pais que desejam muito registrar este momento de seu filho, sugiro fazê-lo em um local seguro, como a cama do casal ou até mesmo dentro do berço. É necessário sempre alguém próximo do bebê para que não ocorra nenhum incidente. Colocar em lugares altos, sem proteção, ou em materiais frágeis, como louças e vidros, é um risco que precisa ser abolido. Bebês pendurados são registros realizados somente através do que chamamos de fusão, uma técnica onde fotografamos o bebê com um assistente segurando-o tempo todo. Outro registro que deve ser evitado é do bebê com a mãozinha no queixo, pois realizamos somente através de montagem, ou seja, o bebê não deve ficar neste tipo de posição sozinho.

Você teria algum dica para os pais que querem fotografar o recém-nascido em casa?

Ao registrar seu bebezinho em casa, não queira se reinventar, fazer poses que poderiam machucá-lo. Sugiro colocá-lo na posição de ninar que já está acostumado, após um bom banho e mamada. Utilize um ursinho ou algum acessório importante para a família, próximo do bebê. Dessa forma é possível registrar suas feições nesse momento sublime. O newborn, na sua essência, deve ser deixado para um profissional especializado.

Publicidade

Veruska Toledo é especialista em fotografia newborn e possui três selos de certificação na área: da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), da Best Newborn Photographer (BNP/INP) e da National Association of Professional Child Photographers (NAPCP). Atualmente ministra aulas para fotógrafos que desejam se aperfeiçoar nessa arte, que contam com sua supervisão na primeira sessão fotográfica. É também parceira do Guia de Compras e Serviços do blog.