O post de hoje é uma receitinha rápida e fácil de torta de morango! Eu não costumo achar as tortas das coisas mais práticas de se fazer em uma cozinha; mas essa aqui eu garanto: quase não dá trabalho para preparar.

Eu aprendi a massa com a minha sogra – fica também deliciosa em uma torta de limão. Ela costuma prepará-la diretamente na fôrma, amassando os ingredientes com um garfo e finalizando com as mãos (quer coisa mais simples?).

Aqui em casa, como Catarina gosta de mexer na massa, eu faço em uma tigela bem grande, para que a bagunça fique relativamente contida.

Vamos então ao passo-a-passo?

Publicidade

Torta de morango rápida e fácil

Massa

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de leite
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga sem sal ou margarina
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo

Como fazer:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1) Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha.

torta-de-morango-1

2) Acrescente a farinha de trigo com um garfo, amassando ligeiramente. Posteriormente, finalize com as mãos, sem mexer muito com a massa.

torta-de-morango-2

Publicidade

3) Espalhe a massa com as mãos em uma fôrma para torta de aproximadamente 21 cm de diâmetro. Se você tiver uma fôrma com aro removível, melhor ainda, pois a massa fica fina e precisa ser retirada com cuidado (eu, como sou preguiçosa, muitas vezes deixo a torta no fôrma e corto os pedaços ali mesmo! Acaba em um minuto!).

4) Fure a massa com um garfo para que ela não estufe ao assar.

torta-de-morango-3

 

5) Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por cerca de 20 minutos (até que ela fique douradinha na borda).

torta-de-morango-4

Publicidade

Recheio

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite
  • 2 gemas
  • 1 caixinha de morangos

Modo de fazer:

1) Enquanto a massa está no forno, você providencia o recheio. Em primeiro lugar, lave e pique os morangos, deixando alguns para a decoração.

2) Em uma panela, cozinhe o leite condensado, o leite e as gemas passadas na peneira. Depois, vá mexendo até que comece a engrossar (depois do ponto de fervura, deixe mais um ou dois minutos no máximo).

torta-de-morango-5

 

3) Desligue o fogo, espere esfriar ligeiramente e misture os pedacinhos de morango cortados.

4) Coloque o recheio sobre a massa.

torta-de-morango-7

Cobertura

Ingredientes:

  • Morangos para decorar
  • Geleia de morango
  • Água

Modo de fazer:

A primeira coisa a fazer é cortar os morangos separados para a decoração ao meio, longitudinalmente, e usar as metades para cobrir a superfície da torta.

A cobertura clássica é aquela onde você decora com morangos e joga uma gelatina por cima, certo? No entanto, como eu não costumo ter gelatina em casa, eu aqueço em uma panela 3 colheres (de sopa) de geleia de morango e 3 colheres (de sopa) de água, mexendo bastante.

Quando noto que está homogêneo, desligo o fogo, espero esfriar um pouco e coloco sobre os morangos (dica: se você não gostar dos pedacinhos, passe em uma peneira).

Então, é só colocar a torta de morango na geladeira por cerca de duas horas e servir! Delícia!

torta-de-morango-8

torta de morango

Quais são os 5 principais benefícios do morango para a saúde?

 1. Pode apoiar a saúde do coração

Os morangos são ricos em pigmentos coloridos que têm um efeito protetor –  acredita-se que essas  antocianidinas tenham uma série de benefícios potenciais à  saúde. Isso inclui a prevenção de condições inflamatórias e doenças cardíacas.

No entanto, estudos observacionais parecem ligar o consumo regular de frutas silvestres com menos mortes relacionadas ao coração.

2. Pode regular o açúcar no sangue

Consumir morangos parece retardar nossa digestão de glicose e moderar nosso uso de insulina, especialmente quando comidos com uma refeição rica em carboidratos. Ou seja, são as antocianinas coloridas que parecem exercer esse efeito.

3. Pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 2

Os morangos contêm compostos vegetais protetores chamados polifenóis, dois dos quais – ácido elágico e elagitaninos – se mostraram promissores em ajudar a controlar alguns dos efeitos do diabetes tipo 2 .

Em particular, eles parecem regular o açúcar no sangue e controlar a pressão arterial. Portanto, mais pesquisas são necessárias para validar esses efeitos em humanos.

morango na tigela

morango na tigela. Foto: freepik

4. Pode ser protetor do câncer

Estudos sugerem que os morangos podem prevenir certos tipos de câncer. Acredita-se que o efeito protetor seja graças a uma combinação de polifenóis, incluindo ácido elágico e elagitaninos, que parecem interromper o crescimento de células cancerosas em estudos com animais. Portanto, mais estudos em humanos são necessários para estabelecer o método correto de ação e para confirmar os efeitos.

 5. Pode ajudar no controle de peso

Os morangos têm um baixo índice glicêmico (IG) e, como tal, ajudam a moderar a liberação de açúcar no sangue. No entanto, estudos sugerem que uma dieta com abundância de alimentos de baixo IG pode ser benéfica para o controle do peso e para reduzir a incidência de doenças relacionadas à obesidade.

Os morangos também têm poucas calorias, mas o sabor doce pode ser útil como uma solução doce.