Seu filho não para quieto. Não consegue se concentrar por muito tempo em atividade alguma, se distrai com qualquer coisa, fica horas no sofrimento até terminar a lição de casa e dá o maior trabalho na escola.

Se esse quadro tem se repetido com frequência e seu filho está começando a sentir as consequências no cotidiano, pode ser que ele faça parte da parcela de 3 a 5% das crianças brasileiras que recebem o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH.

crianças na escola

crianças na escola. Foto: freepik

Também chamado de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), o transtorno é reconhecido oficialmente pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma desordem neurobiológica de causas genéticas.

Publicidade

Antes de sofrer pensando que seu filho é portador do problema, acho importante que você se informe sobre o assunto. E que perceba que o TDAH é visto de maneiras diferentes ao redor do mundo.

Como comentei nesse post, enquanto cerca de 9% das crianças norte-americanas são diagnosticadas com o transtorno, apenas 0,5% das francesas são classificadas dessa forma.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Isso acontece porque, na França, os profissionais procuram atuar nas causas do comportamento das crianças tidas como desatentas e hiperativas (será que estão tendo algum problema familiar? Estão recebendo o apoio da família?

criança na escola

criança na escola – Foto: Freepik

Tem elementos para estudar e trabalhar de forma organizada? Recebem estímulos de acordo com seus interesses?), enquanto nos EUA parte-se com maior frequência para o tratamento medicamentoso.

Eu acredito que também aqui no Brasil muitas crianças estão recebendo medicamentos sem necessidade, mas é inegável que, em alguns casos (naqueles em que de fato a criança apresenta o TDAH),  eles auxiliam o indivíduo na retomada de uma vida saudável. A seguir, informações importantes sobre o assunto:

Publicidade

O que causa o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, afinal?

criança na escola

criança na escola – Foto: Freepik

Como dito anteriormente, o TDAH é um transtorno neurobiológico, ou seja, afeta células do sistema nervoso.

Estudos mostram que os portadores apresentam algumas alterações na parte frontal do cérebro e nas conexões entre esta área específica e as demais.

Acontece que a parte frontal do cérebro é a responsável pelo comportamento humano. É ela que regula o nível de inibição, o autocontrole, a capacidade de concentração, a memória e a capacidade de organização.

Nas crianças com TDAH, é como se o cérebro desacelerasse quando recebe alguns estímulos. Ou seja, ao invés de reagir positivamente, aumentando a velocidade, ele fica mais lento.

Criança estressada

Criança estressada – Foto: Freepik

Publicidade

As principais causas do transtorno são genéticas: a criança recebe dos pais uma propensão a desenvolver o TDAH.

No entanto, estudos apontam que substâncias ingeridas durante a gravidez como álcool e nicotina também podem afetar algumas áreas do cérebro, aumentando as chances de desenvolver o  transtorno.

Quais são os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Há dois principais. De um lado, a desatenção; do outro, a hiperatividade e a impulsividade. Justamente por isso, o TDAH apresenta três perfis diferentes. O primeiro é o da criança mais distraída, avoada, com a “cabeça na lua”, como os mais velhos costumam dizer.

Menina com fones de ouvido azuis, sorrindo em frente ao tablet. Foto: Freepik

Ela não vai bem nas provas porque não tem paciência de ler direito os enunciados das questões, nunca termina o que começa, fica totalmente desconcentrada em atividades que não lhe pareçam atraentes. Nesses caso é importante distinguir essa criança daquela que simplesmente não se adaptou a um determinado método educacional.

O segundo é o da criança impulsiva: aquela que não fica sentada, que fala sem parar, que corre de um lado para o outro e que se arrisca mais do que o normal (por isso, não raro, vive machucada). O terceiro tipo é uma combinação entre os dois perfis.

Quando o TDAH começa a se manifestar?

Os primeiros sinais do transtorno aparecem durante a infância. 85% dos afetados seguem com os sintomas durante a adolescência e grande parte continua com eles até na vida adulta.

Como saber se meu filho tem TDAH?

menino brincando na escola

menino brincando na escola. Foto: freepik

O que diferencia uma criança com TDAH e outra que é simplesmente muito agitada ou muito desligada é a intensidade dos sintomas.

Ou seja, na criança com TDAH, a impulsividade, a desatenção e a hiperatividade começam a prejudicar o dia-a-dia  – vide as notas da escola ou o relacionamento com os coleguinhas.

No primeiro perfil do transtorno, o da criança mais desligada, o diagnóstico é mais difícil, já que ela costuma ser vista como sonhadora ou avoada e acaba passando despercebida.

Mais complicado ainda é que não existe um exame laboratorial que acuse TDAH nos resultados:  o diagnóstico é uma questão de avaliação clínica – por isso, o diagnóstico nem sempre acerta.

Outro fator complicador é que, na maioria dos casos, o TDAH não aparece sozinho: outros transtornos, tais como a bipolaridade, costumam acompanhá-lo.

Como os sintomas são concomitantes, fica difícil separar qual pertence a cada transtorno para dar um veredito no diagnóstico. Se você acha que seu filho pode ter TDAH, consulte o site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), que traz uma lista de profissionais especializados.

Qual é o tratamento?

A assistência a crianças com TDAH deve ser conduzida simultaneamente em diversas frentes: com médicos, pais e professores.

Assim, recomenda-se altamente o acompanhamento terapêutico também; o mais adequado para o TDAH é chamado de Terapia Cognitivo Comportamental, que no Brasil é função exclusiva dos psicólogos.

Na escola, portanto, é essencial que os professores tenham algum conhecimento para lidar com crianças que possuem o transtorno, ajudando-as a desenvolverem técnicas que aumentem sua concentração e paciência.

É necessário utilizar medicamentos?

Na maioria dos casos (diagnosticados acertadamente), sim. Por isso, é fundamental procurar uma opinião médica em que você confie (se não ficar satisfeita com apenas uma, ouça um segundo profissional).

Quais podem ser as consequências do TDAH para a criança?

mãe conversando com o filho

mãe conversando com o filho. Foto: freepik

A mais evidente, em um primeiro momento, é a queda do rendimento escolar. Assim, a médio prazo, a criança acaba perdendo a confiança em si mesma e desacreditando de sua capacidade de aprender. Com frequência, muitas delas se acham “burras” e ficam desmotivadas a continuarem os estudos.

Além disso, não é apenas a dificuldade em prestar atenção na aula que provoca esses sentimentos: as crianças com TDAH não têm muita paciência, apresentam dificuldades para se organizar ou cumprir prazos e frequentemente perdem objetos importantes, como as chaves de casa e o celular.

Os relacionamentos interpessoais também ficam prejudicados pela falta de autoestima dos portadores do transtorno, o que costuma ser mais perceptível na fase adulta. Além disso, pesquisas mostram que pessoas com TDAH têm maior propensão a se envolverem com álcool e drogas.