Já experimentou perguntar a uma mãe que usou sling durante os primeiros meses do bebê se a experiência foi positiva? Acredito que quase a totalidade delas dirá que sim! Quanto mais o tempo passa, no entanto, mais eu me convenço dos benefícios do uso de sling para mãe e filho.

Conversei com diversas mães que o usavam diariamente e elas foram unânimes em relatar que o filhote ficou muito mais calmo depois que o hábito de uso foi introduzido. Assim, nasceu esse post, onde conto quais as vantagens do sling, quais os modelos disponíveis, o que analisar para comprar um modelo seguro, e muito mais!

Vamos ao dossiê, então?

Sling

Afinal, quais são os benefícios do sling para o bebê?

– Com o sling, o bebê fica em contato direto com o corpo da mãe (e do pai, claro, porque ele também pode usá-lo), o que o acalma. Dentro do sling o pequeno ouve as batidas do coração da mãe, que é um dos sons familiares a ele; também sente o cheiro da mãe, que aprende a reconhecer logo que nasce. Dessa forma, ele sente que aquele é um ambiente seguro.

Publicidade

– O balançar do sling, conforme a mãe se movimenta, o tranquiliza. É como se ele fosse massageado, induzindo-o ao sono. Mães que usam sling costumam relatar melhora do sono do bebê e um número maior de horas de sono com seu uso.

– O sling pode ser um aliado nas horas de cólica, acalmando o bebê e reduzindo o choro. Com isso, naturalmente a mãe fica também mais calma e tranquila.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Durante os primeiros meses, os bebês apresentam movimentos involuntários dos membros. Mexem braços e pernas sem controle, o que os irritam. Com o sling contendo seu corpinho, esse problema é minimizado.

– Acredita-se que o sling auxilie no desenvolvimento motor e no fortalecimento muscular das costas do bebê.

– Dentro do sling, o bebê se sente protegido, o que o ajuda na adaptação a diversos ambientes (fora dele, muitos bebês se sentem estressados nessas situações).

E para a mãe, por que o uso do sling é positivo?

– Primeiro, claro, porque ela fica próxima ao seu bebê e percebe-o mais calmo (não é tudo o que uma mãe deseja nos primeiros meses do filho?).

Publicidade

– As mãos ficam liberadas e é possível executar tarefas enquanto você carrega o bebê.

– Ele é portátil: é possível levá-lo facilmente na mala de viagem. Ele se adapta bem às caminhadas com o filhote (já com o carrinho, nem sempre isso acontece).

– Ajuda na amamentação por livre demanda, uma vez que a mãe se sente confortável em amamentar em qualquer ambiente.

Quais são os modelos de sling? No que eles diferem?

Os modelos mais usados de sling são:

De argolas:

Apresenta duas argolas que ficam dispostas na altura dos ombros. Como é ajustável, pode ser usado por mais de uma pessoa (desde que o tamanho não seja muito discrepante) e por um longo tempo, acompanhando o crescimento do bebê.

A faixa de tecido que sobra depois de ajustado pode ser usada para cobrir o bebê durante a mamada ou soneca. O apoio fica em um ombro só e o peso da criança distribuído na diagonal. Não é dos mais fáceis de se usar para quem está começando (eu tentei usá-lo algumas vezes sem ajuda e acabei desistindo).

Publicidade
http://guiadobebe.uol.com.br/vamos-slingar-nossos-bebes/

http://guiadobebe.uol.com.br

Wrap Sling

Vem do termo em inglês “wrap”, cujo significado é enrolar. É uma faixa de tecido bem comprida, que é amarrada em torno do corpo da mãe (como demora para ser colocado, muitas mães o usam o dia todo). O apoio é feito nos dois ombros, por isso o peso da mãe é suportado com maior comodidade pela mãe.

A versão “Fast Wrap” é fácil de vestir (como se fosse uma camiseta) e a preferida por muitas mães que estão começando a usar o sling, pois passa a sensação de segurança.

http://tinytwig.co.uk

http://tinytwig.co.uk

 

Pouch Sling

Parece com o de argolas, numa versão descomplicada. Como não há argolas, não é ajustável (por isso deve ser comprado no tamanho específico para o padrão corporal de cada mãe). Também fica apoiado em um ombro só.

http://lojacheiadevida.blogspot.com.br/

http://lojacheiadevida.blogspot.com.br/

 

Mei-Tai

Nele o bebe fica sentado, por isso é usado quando o pequeno já consegue sustentar o pescoço. Parece um canguru (e para ser sincera, entre ele e um canguru ergonômico, eu preferiria o segundo, pela facilidade de uso). Tem a base larga e as perninhas ficam semi-flexionadas, posição ideal para o desenvolvimento do bebê.  Só é possível amamentar o bebê na vertical.

http://lojacheiadevida.blogspot.com.br/

http://lojacheiadevida.blogspot.com.br/

Portanto, nos três primeiros modelos o bebê pode ser posicionado deitado, sentado, barriga com barriga, voltado para o mundo ou nas costas de quem o carrega.

Dicas de segurança e uso:

– Enquanto você está se adaptando às posições do bebê no sling, preferencialmente mantenha uma das mãos livres para segurar o bebê, se necessário.

– Posicione o bebê no sling de forma que seu peso fique concentrado no bumbum e as perninhas semi-flexionadas.

– O sling é seguro, desde que você escolha um produto de qualidade, adaptado ao peso do seu filho. Observe se as costuras são resistentes, se as argolas são polidas e de material adequado (não use as de madeira, pois apodrecem com a lavagem). Slings em 100% algodão em geral têm maior durabilidade do que os de malha, que suportam menor peso.

– Com bebês um pouco maiores, lembre-se de que eles ficarão a uma altura considerável e que poderão ter acesso a objetos que no chão não conseguiriam pegar.

Para finalizar

Quer ver as mães famosas que se adaptaram ao sling? Olha só:

Keri Russell - http://www.celebritybabyscoop.com

Keri Russell – http://www.celebritybabyscoop.com

Kate Hudson - www.pinterest.com

Kate Hudson – www.pinterest.com

Julia Roberts - http://celebritybabies.people.com

Julia Roberts – http://celebritybabies.people.com

Gwen Stefani - http://www.hobomama.com

Gwen Stefani – http://www.hobomama.com

Angelina Jolie - http://celebritybabies.people.com

Angelina Jolie – http://celebritybabies.people.com