Amamentar dói? Sim, infelizmente isso acontece, e não, essa não é a norma. Na maioria das vezes, a dor da amamentação é sentida por mães jovens enquanto aprendem a dar de mamar.

A pele dos mamilos ainda está muito sensível, o reflexo de sucção no recém-nascido é poderoso – como resultado, muitas mães sentem um grande desconforto. Felizmente, isso pode ser evitado.

Hoje, existem muitos remédios para a cura rápida da pele do mamilo rachado que são realmente úteis. Vamos falar sobre o melhor deles, a lanolina.

O que é a lanolina e para que serve?

amamentação em público

Mãe amamentando o seu bebê. Foto: Freepik

Publicidade

Uma dica que dou para as mães que estão começando (ou que começarão em breve o processo) é o uso de lanolina no peito que está machucado.

O produto é capaz de hidratar a pele do bico do peito que está rachado, proporcionando também uma barreira que facilita a cicatrização da pele.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O interessante é que a lanolina é um produto natural que obtém-se a partir da cera da lã de ovelha. Assim, não causa alergia no bebê e não precisa remover antes de amamentar (o que é um alívio, porque quando o bico está doendo, você vê estrelinhas só por tocá-lo!).

E você pode reaplicá-lo sempre após as mamadas, o que promove (um baita!) alívio nas primeiras semanas de amamentação.

A parte boa, eu ainda não contei. Depois que você supera essas dificuldades iniciais, a amamentação se transforma em um presente para a mãe (e para o bebê, obviamente, que recebe a melhor nutrição do mundo, o leite materno!).

Porque sem o peito machucado, você consegue sentir a energia do vínculo que está se formando com o bebê.

Publicidade

Você fica tranquila, sabendo que está passando para o filhote anticorpos e todos os nutrientes de que ele precisa.

Perigo de mamilos rachados

Pode parecer que os micro traumas não causam muitos danos à mãe, mas não é o caso. Não vale a pena negligenciá-los e alimentá-los à força, ignorando a dor.

Na realidade, a pele do mamilo machucado é uma porta aberta para uma variedade de infecções.

Se a bactéria entrar na fenda, um processo inflamatório pode começar, que posteriormente se espalhará por toda a glândula mamária. As rachaduras podem causar mastite.

Além disso, a inflamação pode ser séria, exigindo medicamentos e possivelmente interrompendo a amamentação. Portanto, se aparecerem rachaduras nos mamilos, é preciso prestar atenção imediatamente e não achar que a dor é normal.

Publicidade

As rachaduras são mais fáceis de lidar quando ainda são superficiais; quanto mais grave a lesão, mais tempo levará para cicatrizar.