O sono infantil é certamente um dos assuntos mais desafiantes da maternidade. Difícil encontrar famílias onde não apareceram dúvidas, questionamentos e discussões sobre o que é normal ou preocupante quando os bebês dormem demais ou muito pouco, quando falam dormindo, se mexem bastante, choram, roncam… a lista é praticamente interminável.

No post de hoje, listaremos alguns dos principais mitos sobre o sono dos bebês. Assunto importante para acalmar e ajudar mães e bebês a terem noites de sono mais tranquilas.

Os 5 maiores mitos sobre o sono infantil

bebê dormindo

bebê dormindo. Foto: freepik

Existem muitos mitos sobre o sono das crianças. Alguns pais acreditam que quanto mais tarde o bebê vai para a cama, mais tarde ele se levantará de manhã. Ou, se você deixá-lo no berço para chorar, ele adormecerá antes.

Publicidade

Reunidos aqui estão alguns dos maiores mitos sobre o sono infantil. Confira!

1 – Se eu der alimentos sólidos para meu bebê aos 4 meses, ele dormirá melhor?

Muitos pais acreditam que se “encherem” a barriga do bebê, ele irá dormir melhor porque não acordará com fome no meio da noite.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Entretanto, aos 4 meses, o intestino do bebê ainda não está preparado para receber alimentos e, além da alteração nas fezes (ele provavelmente fará cocô durante a noite), o bebê pode sentir dores intestinais devido à imaturidade do sistema digestivo e aparecimento de gases.

Aos 4 meses de vida os bebês geralmente passam por mudanças nos padrões de sono pois passam a diferenciar o dia da noite. A introdução da alimentação precocemente pode prejudicar esta adaptação aos novos padrões e consequentemente resultar em dificuldades e problemas de sono por vários meses.

2 – Meu bebê luta contra o sono e não gosta de dormir

mãe ajeitando o bebê no berço

mãe ajeitando o bebê no berço. Foto: freepik

Este mito é um pouco polêmico. Tenho certeza que muitas mães que passam por dificuldades na hora do sono dos bebês estão pensando que isso está bem longe de ser um mito.

Publicidade

Na verdade o ideal seria mudar esta frase para: meu filho não sabe dormir. Fica extremamente cansado, irritado e não sabe o que fazer com tanto sono.

Dormir é um aprendizado. Não há bebê que saiba andar ao nascer, e assim é com o sono. Promover bons hábitos de sono para o bebê desde cedo é primordial para que o bebê aprenda a dormir e consequentemente saiba o que fazer ao final de cada ciclo de sono que termina durante a madrugada.

Todos os bebês são capazes de chegar ao sono sozinhos e é extremamente importante que os pais não “durmam pelos seus filhos”.

Balançar ou deixar o bebê dormir no peito são apenas alguns exemplos de atitudes onde os pais dormem pelos filhos – eles certamente precisarão da mesma atitude para voltar ao sono durante a madrugada. Alguns de hora em hora, tirando o sossego da família toda.

Lembramos aqui que, mesmo que haja algum protesto nos primeiros dias da promoção de hábitos saudáveis de sono e adaptação de rotina, o dormir pode e deve ser uma atividade causadora de bem estar interior para o bebê.

Após a descoberta da capacidade de dormir sozinho, os bebês encontram grande prazer nesta hora.

Publicidade

3 – Vou cansar bastante meu bebê para que ele durma bem de noite

bebê dormindo

bebê dormindo. Foto: freeepik

Quem nunca passou a noite fora, um jantar ou um bar com música alta e quando chegou em casa, deitou na cama e o sono desapareceu? Isso é muito comum já que nosso corpo é uma “máquina” sábia e funciona de acordo com nossas necessidades.

Ao final de cada dia, geralmente a partir das 19h00, a adrenalina no corpo do bebê tende a baixar dando espaço para o hormônio do sono.

Quando o bebê continua sendo estimulado, o corpo começa a fabricar hormônios que vão lutar contra este cansaço para atender à necessidade do bebê de ficar acordado.

O sono pode passar, mas o cansaço e a irritação darão lugar à ele, prejudicando o tempo que a criança vai levar para conseguir dormir e principalmente a qualidade deste tempo. Dormir pode virar uma “guerra” de hormônios.

4 – Vou tirar a soneca da tarde para meu filho dormir melhor

As crianças só podem eliminar de vez o sono diurno a partir dos 3-4 anos. Existem as transições de 3 para 2 sonecas ao dia geralmente a partir do 4º mês e depois para 1 soneca (normalmente no meio do dia) a partir dos 18 meses, mas por bastante tempo, todas as crianças precisam dormir pelo menos um pouco durante o dia para dar mais qualidade ao sono noturno.

umidificador de ar para bebê

Mãe cuidando do filho dormindo. Foto: Freepik

A partir dos 3 anos, o tempo deste sono vai diminuindo até que os pais percebam que ele não é mais necessário ou mesmo a criança passa a não dormir naturalmente.

Forçar a criança a ficar acordada, ou estimular demais apenas para deixar mais cansada, pode fazer com que o bebê acorde mais vezes durante a noite e que a hora de dormir vire uma “guerra”.

É importante os pais identificarem a época certa destas transições e adaptarem a rotina dos bebês para manter a qualidade do sono diurno.

5 – Os bebês só aprendem a dormir após 1 ano

Ainda bem que isso é um mito! Muitas mães me procuram com dúvidas sobre “quando meu filho vai dormir a noite toda”.

Na verdade não há uma regra sobre o tempo, mas há sim algo que funciona para quase todas as famílias: estabeleça uma rotina estruturada e crie um ritual de sono.

Não esqueça de criar algo que seja possível para sua família (para todas as pessoas da família). Assim se a mamãe não puder colocar o bebê para dormir, o pai ou os avós podem fazer isso seguindo a mesma regra.

A ideia aqui é dar segurança aos bebês e fazer com que a hora de sono seja prazerosa e que o bebê tenha um sono restaurador, de qualidade.

bebê dormindo

bebê dormindo. Foto: freepik

É sempre pertinente lembrar que o amadurecimento dos padrões de sono acontece nos primeiros meses de vida do bebê (a partir do terceiro mês). Quando deixam de ser recém-nascidos, os bebês se tornam sensíveis ao claro(dia)/escuro(noite) e passam a organizar o seu ritmo interno de sono e vigília.

O ritmo da casa, a organização da rotina e a promoção de hábitos de sono saudáveis neste período pode consolidar todo o padrão de sono do bebê.

Um sono de qualidade traz consigo consequências maravilhosas para a vida do bebê. Ajuda no crescimento, desenvolvimento físico e psicológico além de ser primordial para as funções imunológicas da criança.

6 – As crianças dormem melhor em um quarto separado

Na verdade, é improvável que as peculiaridades do sono das crianças estejam associadas ao fato de estarem no próprio quarto. Em vez disso, neste caso, não é a qualidade do sono da criança que desempenha um papel, mas a reação dos pais ao despertar do bebê.

Se a criança dormir no mesmo quarto que os pais, eles podem confundir qualquer som que a criança faça durante o sono com o acordar. E para não esperar o choro – levantam-se e amamentam o bebê ou pegam-no nos braços. Embora, talvez, se eles não tivessem feito isso, a criança não teria acordado, mas continuado a dormir em paz.

Bebê dormindo

Bebê dormindo – Foto: Freepik

Se você dorme no mesmo quarto com seu filho, antes de prestar atenção nele, certifique-se de que ele realmente acordou, sem esperar muito choro.

Acredita-se que os bebês recém-nascidos dormem melhor nas proximidades da mãe, pois sentem sua presença o tempo todo e se sentem seguros. E a transferência prematura da criança para um quarto separado pode provocar medos e distúrbios do sono.

Dicas de como ajudar o bebê a dormir a noite toda

Se você não teve uma boa noite de sono desde que seu bebê nasceu, você não está sozinho. Noites sem dormir são um rito de passagem para a maioria dos novos pais – mas não se desespere. Você pode ajudar seu bebê a dormir a noite toda. Honestamente!

Desenvolvendo um ritmo

Os recém-nascidos dormem 16 ou mais horas por dia, mas geralmente em períodos de apenas algumas horas de cada vez. Embora o padrão possa ser irregular no início, um horário de sono mais consistente surgirá à medida que o bebê amadurece e pode demorar mais entre as mamadas.

Por volta dos 3 a 4 meses de idade, muitos bebês dormem pelo menos cinco horas por vez. Em algum momento durante o primeiro ano de vida do bebê – cada bebê é diferente – ele começará a dormir cerca de 10 horas por noite.

Faça seu bebê dormir no seu quarto

O ideal é que seu bebê durma no seu quarto com você, mas sozinho em um berço, berço ou outra estrutura projetada para bebês, por pelo menos seis meses e, se possível, até um ano. Isso pode ajudar a diminuir o risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSL).

Camas de adultos não são seguras para bebês. Um bebê pode ficar preso e sufocar entre as ripas da cabeceira da cama, o espaço entre o colchão e a estrutura da cama ou o espaço entre o colchão e a parede. Um bebê também pode sufocar se um dos pais dormindo acidentalmente rolar e cobrir o nariz e a boca do bebê.

Incentivando bons hábitos de sono

Bebê dormindo de chupeta azul. Foto: Freepik

Durante os primeiros meses, as mamadas no meio da noite certamente interromperão o sono dos pais e dos bebês – mas nunca é cedo demais para ajudar seu bebê a dormir bem. Considere estas dicas:

  • Siga uma rotina consistente e relaxante para dormir. A estimulação excessiva à noite pode dificultar o sono do bebê. Experimente tomar banho, acariciar, cantar, tocar música baixa ou ler, com um ponto final claramente definido ao sair da sala. Comece essas atividades antes que seu bebê fique muito cansado, em uma sala silenciosa e suavemente iluminada.
  • Coloque seu bebê na cama sonolento, mas acordado. Isso ajudará seu bebê a associar a cama ao processo de adormecer. Lembre-se de colocar o bebê de costas para dormir e tirar cobertores e outros itens macios do berço.
  • Dê tempo ao seu bebê para se acalmar. Seu bebê pode ficar agitado ou chorar antes de encontrar uma posição confortável e adormecer. Se o choro não parar, dê uma olhada no seu bebê, diga palavras de conforto e saia do quarto. Sua presença reconfortante pode ser tudo o que seu bebê precisa para adormecer.
  • Considere uma chupeta. Se seu bebê tem problemas para se acalmar, uma chupeta pode resolver o problema. Na verdade, a pesquisa sugere que o uso de chupeta durante o sono ajuda a reduzir o risco de SMSI .
  • Mantenha os cuidados noturnos discretos. Quando seu bebê precisar de cuidados ou alimentação durante a noite, use luzes fracas, uma voz suave e movimentos calmos. Isso dirá ao seu bebê que é hora de dormir – não de brincar.
  • Respeite as preferências do seu bebê. Se o seu bebê é uma coruja da noite ou madrugador, convém ajustar as rotinas e horários com base nesses padrões naturais.

Mantendo isso em perspectiva

Lembre-se de fazer seu bebê dormir durante a noite não é uma medida de suas habilidades parentais. Dedique algum tempo para entender os hábitos e maneiras de se comunicar do seu bebê, para que você possa ajudá-lo a dormir melhor. Se você tiver dúvidas, converse com o médico do seu bebê.

michele