O tempo mudou, os casacos saíram do armário, durante a noite a temperatura despencou e seu filho começou a sentir dor na garganta. Pois é: a chegada do outono traz consigo todas as “ites” possíveis, entre elas a amigdalite, a faringite e a laringite.

Apesar de serem três doenças diferentes, você provavelmente se refere a elas pelo mesmo nome: dor de garganta.

bebê sendo examinado pelo médico

bebê sendo examinado pelo médico. Foto: freepik

E ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre o antibiótico é o melhor tratamento para esse mal. Isso porque 85% dos casos de dor de garganta na infância são causados por vírus, não por bactérias. Ou seja, não adianta usar esse tipo de medicamento.

Publicidade

Alguns sintomas ajudam a diferenciar quando a dor de garganta é causada por vírus e quando é causada por bactérias. Essa distinção é essencial para definir qual é o tratamento mais adequado. Mas vamos por partes:

Qual a diferença entre as” ites”?

Sim, chamamos todas elas de dor de garganta, mas a amigdalite, a faringite e a laringite atingem órgãos diferentes. No primeiro caso, o foco são as amígdalas, aquelas duas bolas vermelhas que ficam ao fundo do céu da boca.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Durante os episódios de amigdalite, essas bolas incham (geralmente uma mais do que a outra) e provocam uma sensação de coceira na criança, que também pode ficar com mau hálito.

bebê no pediatra

bebê no pediatra. Foto: freepik

Já a faringite ataca a faringe, um órgão tubular que conecta a boca e o nariz à laringe e ao esôfago.

A faringite surge normalmente junto com a amidalite, como prolongamento da doença, ou ainda pode estar associada a alergias. Na última das “ites”, a laringite, o que acontece é uma inflamação da laringe, região anterior à traqueia e onde se situam as cordas vocais (por isso costuma causar rouquidão).

Publicidade

O que diferencia a dor de garganta causada por vírus da causada por bactérias?

A dor de garganta com causa bacteriana é mais comum em crianças maiores de três anos.

Dentre os principais sintomas estão: febre alta (às vezes mais de 39°C), dor fortíssima na garganta, falta de apetite (justamente porque dói bastante para engolir), moleza no corpo todo (seu filho provavelmente vai querer ficar largado no sofá da sala o dia inteiro) e alteração da voz (sobretudo rouquidão).

bebê sendo examinada pela médica

bebê sendo examinada pela médica. Foto: freepik

Já na dor da garganta de origem viral, que abrange a maioria dos casos, a criança não fica tão indisposta, mesmo quando tem febre, as amígdalas incham, mas não tanto, e a dor na garganta pode ser mais branda. Por estar quase sempre associada a gripes e resfriados, outros sintomas da dor de garganta viral podem ser tosse, coriza e olhos lacrimejantes.

Além disso, a dor de garganta causada por bactérias costuma ter um início mais abrupto e deixar a criança derrubada logo de cara. Já a dor de garganta viral se manifesta mais lentamente.

Mas lembre-se: apenas uma visita ao médico pode determinar ao certo o que causou a dor de garganta. Nos exames clínicos, se for detectado que a amígdala está bem mais vermelha do que o normal e houver pontinhos brancos espalhados pela garganta, é porque as causadoras são as bactérias.

Publicidade

O médico também pode pedir um teste para detectar a presença de estreptococos do tipo A, os mais recorrentes na dor de garganta bacteriana.

Qual é o melhor tratamento para cada caso?

Se o médico diagnosticar que a causa da dor de garganta é bacteriana, o antibiótico costuma ser o melhor tratamento, feito à base de penicilina e seus derivados (como a amoxicilina) na maioria dos casos. É importante tratar com cuidado as amigdalites porque elas podem se transformar em abcessos, que são acúmulos de pus.

Menino bebê de camiseta cinza sendo examinado no consultório médico. Foto: Freepik

Se a dor de garganta for viral, o tratamento consiste na ingestão de líquidos, medicamentos e remédios para aliviar os sintomas, como antitérmicos. Não dê aquelas pastilhas para aliviar a dor na garganta – elas alteram a mucosa da boca, o que pode prolongar a infecção.

Como um dos maiores problemas é que a criança para de comer e beber, por sentir dor ao engolir, um dos riscos é a desidratação. Para que seu filho continue bem alimentado e hidratado, prefira alimentos líquidos ou pastosos e preferencialmente com muita vitamina C, como suco de limão e papinha de maçã.

Se a amidalite for recorrente, meu filho precisa operar as amígdalas?

É comum que, depois de diversos episódios seguidos de amidalite, os pais achem que seria mais fácil fazer a cirurgia de remoção das amígdalas.

Mas não é bem assim: sem as amígdalas, os vírus e bactérias se instalam na faringe – e ao invés de uma amigdalite, seu filho contrai uma faringite. Ou seja, você está só transferindo o problema de lugar.

Amigdalite é caso de cirurgia se houver mais de sete episódios em apenas um ano ou pelo menos cinco episódios por ano, em um período de dois anos consecutivos.

Se a criança estiver com muita dificuldade para respirar por causa do inchaço das amígdalas e da adenoide (aquela carne esponjosa que fica dentro do nariz), a cirurgia também pode ser necessária, mas somente um médico pode dar o veredito.

O que posso fazer para aliviar os sintomas da dor de garganta?

Sua avó estava certa: gargarejo de água e sal funciona mesmo para aliviar a dor de garganta. Isso porque o sal tem propriedades anti-inflamatórias e também ajuda a limpar o muco.

Gargarejos com soro fisiológico também funcionam. Assim, a partir dos três anos, a crianças pode tomar chá com mel, que ajuda a expectorar o muco, que é o que causa tosse e o desconforto na garganta.

Dá para prevenir?

Lavar as mãos sempre, para evitar a transmissão de bactérias e vírus, é um hábito que pode prevenir não apenas a dor de garganta, como várias outras doenças.

Se alguém já estiver doente em casa, não deixe que os outros bebam no mesmo copo, nem compartilhem os mesmos talheres. Separe um saquinho plástico para recolher os lencinhos de nariz – assim eles não ficam espalhados pela casa. Crianças em idade escolar sempre estão mais expostas, não tem jeito.

O que os pais podem fazer para ajudar a aliviar a dor de garganta de uma criança?

Aqui estão algumas maneiras simples de as crianças aliviarem a dor de garganta:

  • Beber líquidos;
  • Gargarejo com água salgada;
  • Chupar pastilhas para a garganta (para crianças a partir de 4 anos).

Quando consultar um médico com urgência?

Procure atendimento médico imediato se a criança:

  • Tem dificuldade para engolir;
  • Não bebe líquidos;
  • Baba muito;
  • Quando o pus é visível na parte de trás da garganta;
  • Quando há forte dor de garganta que dura mais do que alguns dias.