Você, que está aí do outro lado da tela, também é uma apreciadora voraz desse docinho de dar água na boca, mas se sente culpada a cada pedaço que coloca na boca? Então precisa saber um pouco mais sobre esses 5 motivos pelos quais você deve comer chocolate (preferencialmente, o meio-amargo).

Será que já contei a vocês que eu amo chocolate? Que aqui em casa sempre tem uma barrinha escondida no armário (porque, cá entre nós, ele está liberado para os adultos, mas ainda é dado em doses homeopáticas para a pequena).

Agora na Páscoa, nem se fala: eu me libero de qualquer culpa e como chocolate feliz da vida!

Eu estava lendo outro dia um artigo americano que citava bons estudos científicos sobre os benefícios do chocolate rico em cacau (que é o chocolate meio-amargo – sobretudo aquele que tem pelo menos 70% dessa substância).

Publicidade

E, claro, em meio à troca de ovos, acabei me lembrando dele e resolvi compartilhar com vocês. Vamos então aos motivos que vão deixar nossa consciência mais leve?

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
chocolate meio-amargo

chocolate meio-amargo. Foto: freepik

5 motivos para comer chocolate

1 – Chocolate bom não é comida ruim

E aí precisamos fazer uma diferenciação entre os tipos de chocolate. Sim, até pelo gosto, você sabe que há produtos muito distintos no mercado. Opte pelos chocolates com a maior porcentagem de cacau na composição (no mínimo 70%), sabendo, no entanto, que ele será tanto mais amargo quanto maior for sua quantidade de cacau.

O cacau é o grande responsável pelos benefícios do chocolate. Ele contém flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes (que diminuem a quantidade de radicais livres no corpo – e por isso protegem contra câncer e envelhecimento precoce – e que são capazes de dilatar vasos sanguíneos, reduzindo o  risco de doenças cardiovasculares e de acidente vascular cerebral – AVC).

Claro que no chocolate há adição de açúcar – por isso você deve sempre comer com moderação.

Publicidade
tipos de chocolate

tipos de chocolate. Foto: freepik

2 – O chocolate alimenta suas bactérias boas

Isso eu não sabia, e descobri lendo. Segundo um estudo em andamento nos EUA, durante o processo digestivo do cacau, as bactérias “boazinhas” presentes no intestino de uma pessoa produzem substâncias anti-inflamatórias.

Com isso, o trato digestivo do indivíduo seria mais saudável, possivelmente menos sujeito a tumores (câncer colorretal) e o indivíduo teria menor chance de desenvolver problemas cardiovasculares ligados a processos inflamatórios.

3 – Chocolate é associado à diminuição da pressão 

Um estudo de 2012 analisou as conclusões de várias pesquisas sobre os efeitos do cacau e concluiu que ele poderia ter um pequeno efeito de diminuição da pressão sanguínea de um indivíduo.

Então, se você tem histórico de hipertensão na família, um pedacinho de chocolate meio-amargo todos os dias poderia ser interessante, não?

mulher comendo chocolate

mulher comendo chocolate. Foto: freepik

Publicidade

4 – Chocolate meio-amargo ajuda na deficiência de ferro

Atualmente, uma das maiores deficiências nutricionais das pessoas é a falta de ferro (que, em última instância, causa anemia). Por outro lado, para a nossa sorte, o chocolate meio amargo tem uma quantidade considerável de ferro (eba!).

Para que você tenha ideia, 100g de espinafre cozido contém 3,5mg de ferro (e olha que o espinafre sempre é lembrado como uma fonte desse nutriente).

Enquanto isso, 100g de chocolate meio-amargo contém mais de 3 vezes essa quantidade de ferro (juro que é verdade, impressionante, não é?).

5 – Melhora o humor

Algum dúvida de que isso seja verdade? Eu não tenho! Em um estudo de 2013, pesquisadores relacionaram cientificamente o cacau à melhora do humor dos indivíduos de uma pesquisa. E por experiência própria, isso é verdade!

Um ótimo aliado em dias de filho birrento, chefe mal-humorado, fila gigantesca no supermercado… Acho que vou passar a levar um pedacinho na bolsa, para os momentos de tensão!

chocolate amargo

chocolate amargo. Foto: freepik

Saiba mais sobre o chocolate

Benefícios do cacau para a saúde

Os benefícios do chocolate para a saúde vêm do cacau em pó natural. O chocolate que contém pelo menos 70 por cento de cacau pode:

  • melhorar a memória
  • reduzir a inflamação
  • reduza o risco de doenças cardiovasculares
  • impulsione seu sistema imunológico
  • reduzir o estresse
  • melhorar o humor
  • reduza seu risco de diabetes

O chocolate pode ser consumido durante a amamentação?

Não há mal nenhum em comer chocolate durante a amamentação , mas você precisará fazer isso com moderação. Se você notar que a consistência das fezes do seu bebê mudou ou descobrir que ele tem problemas de gases , você precisará conter a ingestão até ter desmamado o seu filho .

Desejo de chocolate durante a amamentação

Como você deverá amamentar seu recém-nascido com bastante frequência durante o dia e mesmo em intervalos regulares durante a noite, a privação de sono será comum durante esse período.

Seu corpo tenderá a dormir um pouco para atender ao chamado do bebê. Toda essa privação de sono altera o cérebro e impacta suas habilidades de tomada de decisão. Portanto, isso pode resultar em dores de fome e ânsias que parecem fora de seu controle.

mulher comendo chocolate

mulher comendo chocolate. Foto: freepik

O chocolate branco é uma escolha melhor do que o chocolate amargo durante a amamentação?

Definitivamente sim! O chocolate amargo consiste em sólidos de cacau, portanto, níveis mais elevados de cafeína e teobromina. O chocolate branco tem menor teor de cafeína e não contém sólidos de cacau ou teobromina. Ou seja, isso torna o último uma escolha melhor.

É seguro beber chocolate quente durante a amamentação?

Você pode beber uma xícara de chocolate quente ocasionalmente. No entanto, fique atento a quaisquer problemas de gases com seu bebê. Se você notar, pode ser necessário interromper temporariamente o consumo até que o bebê seja desmamado.

Os chocolates são inegavelmente deliciosos. No entanto, comê-los com moderação durante a amamentação é a chave para evitar quaisquer repercussões.

Você também pode consultar o seu médico se tiver mais dúvidas sobre chocolate e amamentação. Ou seja, caso seu bebê apresente algum efeito colateral, é melhor evitá-lo até que você não esteja mais amamentando seu filho.