As crianças modernas crescem mais cedo, este fato é observado por muitos médicos. Mas o que significa puberdade precoce, como isso acontece, a quais características os pais devem prestar atenção?

O que é considerado puberdade precoce

Pode perguntar por aí, quase todo mundo tem um parente ou conhece a história: aquela menina, tão pequena e nova, foi surpreendida! Desenvolveu mamas e ganhou até uns pelinhos!

Geralmente, isso assusta muito os pais e gera uma série de medos: de que a menina menstruará logo, e menstruando não crescerá tanto quanto deveria, além de todas as mudanças psicológicas que acompanham as físicas.

adolescente

Adolescente. Fonte: Freepik

Publicidade

Mas será que o que está acontecendo não é esperado?

A causa da puberdade prematura pode ser a ativação precoce da produção de hormônios sexuais.

Consideramos atualmente puberdade precoce aquela que começa antes dos 8 anos nas meninas  (e antes dos 9 anos nos meninos). Talvez isso pareça cedo para você e, realmente, ao longo das décadas, essa idade caiu.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A puberdade precoce é mais comum em meninas – por isso falarei sobre elas – e a maioria dos casos não tem nenhuma causa específica, ou seja, não é encontrada justificativa após toda a investigação médica.

Influência nas transformações precoces

Vários fatores vêm sendo estudados para verificar sua influência nas transformações precoces:

  • parece haver melhor relação com melhor qualidade de vida (menos doenças e desnutrição);
  • com aumento de peso corpóreo em meninas mais novas (sinalizando que o corpo estaria  “pronto” para as mudanças);
  • e com exposição a certos agentes químicos em produtos como água, solo e alimentos (que imitariam ou estimulariam os hormônios sexuais no organismo do paciente).

Como isso afeta o crescimento da criança

No início da puberdade, as taxas de crescimento aceleram e as crianças com essa condição tendem a ser mais altas do que seus pares. No entanto, devido à produção excessiva de hormônios sexuais, as zonas de crescimento se fecham muito rapidamente e, como resultado, a criança pode ser baixa em comparação com seus pares.

Além disso, com o início da puberdade, dado o aumento da secreção de hormônios, é possível o desajuste social da criança.

Publicidade

Muitos familiares chegam à consulta questionando um tratamento para bloquear os hormônios e, portanto, atrasar a menarca.

Esse é um assunto controverso, já que muitas pacientes não necessitam de nenhuma conduta específica. Às vezes não existe puberdade precoce, e a terapêutica seria para tentar crescer mais – por estética – e adiar o desenvolvimento sexual.

Devemos nos lembrar de que, se a paciente entra em puberdade em idade esperada, tem uma velocidade de crescimento adequada para a faixa etária (o que é verificado em medidas seriadas de altura), idade óssea condizente com a cronológica (visto em exame de raios-X de punho pedido pelo médico) e exames de laboratório normais, ou seja, não há patologia.

Quanto às mudanças psicológicas

Uma menina de sete anos que desenvolve mamas ou pelos – seja por qual for a razão, ou mesmo sem razão encontrada – ainda é uma menina de sete anos.  O conceito de puberdade precoce não é sinônimo de adolescência precoce.

É claro que ela terá que lidar com transformações não esperadas para sua idade, dessa forma recomenda-se fortemente os esforços da família e dos profissionais da pediatria e psicologia. Se sua filha alcançou a puberdade antes do esperado – para ela e para você, sendo patologia ou não – é essencial buscar ajuda e orientação.

bianca

Publicidade

Leia outros post sobre puberdade já publicados.