Há muito tempo eu estou para fazer um post sobre comidinhas saudáveis para festas infantis. Na verdade, desde que minha filha Catarina começou a se alimentar da mesma forma que os outros integrantes da família, fiquei muito mais seletiva com a alimentação da casa. E quando as comemorações de aniversário se aproximam, fico no dilema: ofereço algo bonito e gostoso ou simplesmente saudável? Na verdade, depois de ver tanta coisa bacana na internet, acredito que é possível unir as duas coisas!

Claro que eu não sou xiita e acho que faz parte da festa servir brigadeiro, bolo de chocolate (até porque a ideia é que esse tipo de comida seja oferecido de forma eventual e não no dia-a-dia, não é mesmo?). Mas será que não é possível incorporar ao cardápio um espetinho de frutas ou uma taça de iogurte decorada? O efeito é tão interessante quanto o de um doce decorado (e já que comemos primeiro com os olhos, caprichar no visual aumenta em muito as chances de sucesso entre as crianças!).

Vamos então às ideias?

arco iris

Publicidade

A natureza não é bela? Apenas com frutas é possível montar um lindo arco-íris! Você pode fazer um grande como esse para decorar a mesa ou picar as frutas e distribuir em tacinhas transparentes!

bananas

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dá para unir o doce à fruta? Essa ideia mostra que sim! Você pode recobri-la com chocolate ou doce de leite!

bebê

Independente da forma de bebezinho (que poderia ser bacana para um chá de bebê), o interessante é deixar garfinhos próximos às frutas, para que os convidados se sirvam facilmente.

borboletas

Publicidade

Essas borboletinhas feitas com saquinhos e prendedores de madeira são super práticas! Eu não colocaria salgadinhos (como esses de peixinho), e sim recortaria algum bichinho de fruta, usando cortadores de biscoito.

candie apple

Eu adoro maçã, mas nunca gostei da maçã do amor convencional (aquela vermelha de casquinha dura, cheia de corante!). Essas aqui são muito comuns no exterior (são maçãs verdes recobertas com caramelo e enfeitadas com diversos tipos de guloseimas: granulado, nozes, amendoim ou amêndoas picadas). Quem já provou garante que é uma delícia!

cones

Casquinhas de sorvete preenchidas com frutas!

corações

Publicidade

Muito meigos esses corações de queijo! Até dispensam as bolachinhas de água e sal, se você preferir. Para facilitar, use cortadores de biscoito na confecção).

cumbucas

Mais uma ideia de frutas em potinhos. Uvas são práticas porque você não precisa nem cortar!

espetinho

Palitos como esses são gostosos, saudáveis e deixam qualquer decoração de festa bonita. Só fique de olho para que, depois de comerem, as crianças não corram com eles na mão (segurança em primeiro lugar!).

uvas

Mais palitos, agora de uvas formando centopeias!

frutas

Cestinhas como essas são divinas! E são fáceis de fazer, pois é possível comprá-las prontas (e só rechear).

iogurte

Olha que graça as taças de iogurte! Sirva assim que retirar da geladeira.

mesa

Decoração de mesa feita com alimentos saudáveis. Quem concorda que ficou lindo? Eu gostei especialmente dos cubos de melancia!

ovinhos

Ovos em uma festa infantil? Por que não? Esses com azeitonas não ficaram lindos para uma decoração de Halloween ou do Homem Aranha?

petisco

Palitinhos de uva! Só de olhar, fiquei com água na boca!

petiscos 3

O filhote pediu uma festa com tema Vila Sésamo? Olha que ideia genial! Até o brócolis entrou na dança!

salada

Uma mesa como essa não é de encher os olhos? E não é difícil preparar legumes em palitos, que serão distribuídos em copinhos de plástico transparentes. Tomatinhos cereja e bolinhas de mussarela de búfala também são uma delícia! Com tanto verde, dá para pensar em decorar uma festa com tema jardim encantado de uma forma muito original!

vassorinhasAmei essas vassourinhas feitas com palmito! Imagine como ficariam legais para uma festa do Harry Potter? Se não quiser usar salgadinhos para fazer os cabos, uma alternativa é cortar palitos de cenoura.

Veja também: Enfeites de frutas para a festa do seu filho!