Meninas, eu precisava compartilhar com vocês uma alegria imensa que tive nos últimos dias. Eu, cuja habilidade na cozinha é bastante questionável, consegui fazer um bolo LINDO para o aniversário de minha filha Catarina. Como faríamos uma festa bem alegre e colorida, minha escolha foi pelo bolo Kit Kat. E eu acabei por descobrir que foi uma decisão muito feliz, pois se por um lado ele exige uma série de etapas para sua confecção, por outro a própria decoração do bolo permite a correção de possíveis imperfeições que tenham ocorrido no meio do caminho.

A ideia do meu bolo Kit Kat é simples: um bolo com recheio e cobertura de brigadeiro, recoberto nas laterais pelo chocolate Kit Kat e na parte superior com confeitos de chocolate (do tipo M&M). A receita que eu mostro a seguir foi feita para uma festa com 50 convidados e o bolo foi do tamanho justo: fatias bem servidas com sobra de um pequeno pedaço no final. Ou seja: todo mundo comeu, alguns repetiram, e não houve desperdício. Mas vamos parar com o papo e vamos ao que interessa?

[ad-gallery]

 

Publicidade

Receita de Bolo Kit Kat (com diâmetro de 30cm)

Para a massa:

Basicamente eu fiz duas receitas do bolo de chocolate de liquidificador, cujo modo de fazer está bem explicadinho nesse post aqui. Fiz uma receita, assei, fiz a outra e assei novamente. Dessa forma tive as duas metades da massa para rechear (ficou com a altura ideal para colocar o Kit Kat nas laterais!).

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 2 xícaras de açúcar

Publicidade

– 1 xícara de leite morno

– 1 xícara de chocolate em pó (tipo do Padre)

– 4 colheres de sopa de manteiga derretida

– 3 ovos

– 1 colher de sopa de fermento em pó

 

Publicidade

Modo de fazer:

– Misture todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó. Depois de bem batidos, acrescente o fermento em pó e bata mais um pouco (ou simplesmente mexa com uma colher ou misturador). Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido (utilizei uma forma redonda de 30cm). Deixe por 30 a 35 minutos (no meu caso foram exatos 35!), espere esfriar um pouco e retire da forma.

– Faça a mesma sequência, na mesma quantidade de ingredientes, para a segunda parte da massa. Ao fim você obterá dois círculos de massa com 30cm de diâmetro para rechear. Retire a parte superficial de ambos com uma faca, para então colocar o recheio. Com uma colher, molhe a massa com um pouco de guaraná, para que ela fique mais gostosa. Em seguida coloque o recheio de brigadeiro.

 

Para o recheio e cobertura:

Ingredientes:

– 2 latas de leite condensado

– 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

– 5 colheres de sopa de chocolate em pó

– Confeitos de chocolate da sua preferência para cobrir (eu usei o M&M de amendoim, que é bem grandão e delicioso! Ficou divino, mas ele rende bem menos do que os menores, só de chocolate).

 

Modo de fazer:

– Coloque os ingredientes (com exceção dos confeitos, claro!) na panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Deixe engrossar até o ponto de brigadeiro mole (quando ele começa a desgrudar do fundo da panela). Desligue o fogo e espalhe uma camada generosa sobre um dos círculos de massa. Cubra com a segunda parte de massa que foi assada.

– Com o restante do brigadeiro, cubra a parte superior do bolo. Não coloque ainda nas laterais, pois nessa parte do bolo é preferível colocar um brigadeiro durinho, para que as barras de Kit Kat grudem e não escorreguem.

– Depois que você fizer a lateral do bolo, coloque os confeitos sobre o bolo, cobrindo a camada de chocolate.

 

Para as laterais:

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó

– 15 pacotes de chocolate Kit Kat (dica: compre uns 3 ou 4 a mais, pois não é difícil que você perca alguns pelo caminho).

– 1 fita (aproximadamente 2 metros de comprimento)

 

Modo de fazer:

– Coloque os três primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe engrossar até o ponto de brigadeiro firme (depois que ele começou a desgrudar da panela, conte cerca de 3 minutos). Desligue o fogo.

– Passe o brigadeiro nas laterais do bolo. Em seguida, coloque as barrinhas de Kit Kat alinhadas, uma ao lado da outra, cobrindo a lateral do bolo. O ideal é que você deixe todas elas viradas para o mesmo lado (com as palavras “Kit Kat” voltadas para cima ou para baixo). Pressione levemente cada barra para que ela grude no bolo.

– Depois que você colocar todas as barras, amarre-as com uma fita.

Para finalizar, complete com o confeito sobre o bolo. Pronto (quer dizer, ufa!)! Seu bolo Kit Kat está perfeito!

 

Algumas dicas extra:

– Se estiver muito quente quando você estiver fazendo o bolo (como foi o meu caso), molhe os dedos em água com gelo. Assim você evitará que as barrinhas de Kit Kat derretam na sua mão.

– Se as barras de chocolate estiverem muito moles com o calor, leve-as à geladeira antes de colocar a fita final (senão você corre o risco de lambuzá-la de chocolate). Durante esse período, pegue um pedaço grande de filme de PVC, dobre-o e use como fita. Com o bolo geladinho ficará mais fácil amarrar a fita de cetim sem manchá-la.

– O melhor lugar para você decorar o bolo é sobre o prato em que ele será servido. Como no meu caso a decoradora da festa só o traria no próprio dia (e eu não tinha um prato que o contivesse), descobri que a melhor opção seria forrar uma mesa com papel manteiga  e colocá-lo sobre ela (a melhor parte é que depois fica fácil se livrar da bagunça!).