Muitas leitoras do Mil Dicas de Mãe têm me perguntado a quantidade de fraldas que eu recomendo pedir para as convidadas de um chá de fraldas. Fazer uma lista de fraldas pode parecer fácil, mas não é tão simples assim. Eu tive que fazer algumas contas por aqui e pensar um bocadinho antes de dar a minha opinião. Porque se você pensar bem, a quantidade de fraldas de cada tamanho que um bebê usa varia em função de quanto ele pesa – e você só vai saber o peso inicial do filhote ao nascimento, quando o chá de bebê/fraldas já aconteceu há um bom tempo.

Há uma série de calculadoras de fraldas por aí, que divergem muito em suas conclusões. Faça a experiência: calcule em cada uma delas quanto seu filho precisaria de cada tamanho (RN, P, M, G) e compare os resultados – você verá que os números não batem. Isso porque cada calculadora usa uma fórmula diferente para chegar à resposta. Então, ao invés de pensar puramente em matemática, eu acho que fica mais fácil fazer a lista de fraldas considerando outros aspectos. Vamos a eles:

A ideia de fazer uma lista de fraldas é receber o carinho dos amigos na forma de um estoque de fraldas para o bebê, certo? Assim, tudo o que você deseja é que esse estoque seja bem aproveitado, sem desperdício (nada pior do que ter um monte de fraldas P e descobrir que metade dos pacotes nem serão usados, porque seu bebê nasceu grande!). Por isso, é fundamental conhecer três coisas: o gasto diário de fralda em cada fase do bebê, o tamanho de fralda mais indicado para cada peso e as curvas de crescimento dos bebês, para saber qual é o peso médio deles em cada idade.

 

Publicidade

Imagem: 123RF

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Gasto diário de fralda do bebê (tendo como referência minha experiência pessoal e a de outras mães que acompanham o blog):

– Até 2 meses de vida: de 8 a 10 fraldas por dia

– De 3 a 6 meses de vida: de 6 a 8 fraldas por dia

– De 6 meses a 1 ano: 6 fraldas por dia

Publicidade

– De 1 a 2 anos: 4 a 6 fraldas por dia

Como você pode notar, até a quantidade de fraldas usada pelos bebês é variável. Aqui em casa, por exemplo, eu sempre fiquei no limite superior das quantidades (ou seja, trocava minha filha Catarina com bastante frequência).

LEIA TAMBÉM: CORAÇÃO DE GRÁVIDA TAMBÉM FICA APERTADO (E CHEIO DE DÚVIDAS)

Tamanho de fralda indicado em função do peso do bebê

– RN: as marcas mais usadas suportam até 4Kg ou 5 Kg (como não há um padrão entre os tamanhos das marcas, cada uma suporta um peso diferente). Mas a verdade é que quando o bebê vai se aproximando do limite indicado, é comum que a fralda comece a vazar (isso vale para qualquer tamanho de fralda).

– XP: é o tamanho que a Pampers oferece entre a RN e a P. Aqui em casa, por exemplo, eu usei muito mais do que  a RN propriamente dita (Catarina nasceu com 3Kg). Indicada para bebês de 3 a 6 Kg.

Publicidade

– P: considerando as principais marcas, é indicada para bebês até 6-7 Kg.

– M: indicada para bebês entre 6 e 9-11 Kg.

– G:  indicada para bebês entre 9 e 12-14 Kg.

 

Peso médio em cada idade

Para saber isso, eu usei as curvas de crescimento que a Organização Mundial da Saúde estabeleceu (e que você pode conferir nesse post aqui) e que são usadas pela maioria dos pediatras brasileiros. Em outras palavras, é aquele gráfico que o pediatra preenche em todas as consultas do bebê, quando pesa o filhote. Então veja só:

A média das meninas e dos meninos atinge 4 Kg (que é o peso máximo suportado pela fralda RN) antes de completar 1 mês de vida. Ou seja, eu pediria fraldas RN no máximo para 2 semanas. Considerando aquele gasto médio diário de 8 a 10 fraldas por dia nesse começo de vida (o que em duas semanas daria de 112 a 140 fraldas), é bem provável que seu bebê precise de no máximo 3 pacotes (cada um com aproximadamente 40 fraldas).

A média das meninas atinge os 6Kg (que é o peso máximo suportado pela fralda P, com segurança) com aproximadamente 3 meses de idade, e os meninos com 2,5 meses de vida. Então vamos considerar que independente de você estar grávida de uma menina ou de um menino, é muito provável que você use as fraldas P por 2 meses e meio (pelo menos). Nesse período, considerando um gasto de 8 fraldas por dia, você irá precisar de 600 fraldas. Como cada fabricante tem também um número de fraldas diferente por pacote (que eu acho que é justamente para nos confundir na hora da compra), você terá que calcular a quantidade de pacotes necessária para a marca específica que você escolher. Se você considerar os pacotes que têm aproximadamente 50 fraldas, podemos dizer que seu bebê precisaria de 12 pacotes no total.

A média das meninas atinge os 10 Kg (que é o peso máximo suportado pela fralda M, com segurança) com aproximadamente 1 ano e  meio de idade, enquanto os meninos com 1 ano e 2 meses de idade. Ou seja, você vai usar fralda M em GRANDE quantidade, pois nessa fase seu filho já não ganha muito peso por mês. É bastante provável que ele use esse tamanho por quase 1 ano de vida. Para evitar desperdícios, vamos usar na nossa conta a estimativa de que ele vai usar  9 meses (com um gasto diário de 6 fraldas), o que dá aproximadamente 1.600 fraldas! Se você considerar pacotes de 45-50 fraldas, então você vai precisar de no mínimo 30 pacotes! Por isso, eu acho que aquela história de pedir a mesma quantidade de pacotes P, M e G no seu chá de fraldas uma furada. Peça muito mais fraldas M!

Continuando só mais um pouquinho: a média das meninas atinge os 12 Kg (que é o peso suportado pela fralda G com segurança) com um pouco mais de 2 anos. Já os meninos atingem esse peso um pouco antes dos 2 anos. Mais uma vez, eu considero bem razoável pensar que se você tiver um menino ou uma menina, você também usará o tamanho G por quase 1 ano (entre o primeiro e o segundo aniversário do filhote). Só que nessa fase, o bebê usa uma quantidade menor de fraldas (vamos considerar uma média de 4 por dia, já contando que uma usada à noite). Também para evitar desperdiçar, vamos pensar que seu bebê vai usar pelo menos 9 meses desse tamanho, o que resultam em pouco mais de 1.000 fraldas! Pensando em pacotes com 30-40 fraldas (os pacotes desse tamanho vêm com uma quantidade menor de fraldas), você iria precisar de no mínimo 25 pacotes para o filhote.

Ufa!!! Quantas contas! Isso só para recomendar a seguinte quantidade de fraldas para o seu chá de fraldas (considerando que ele tenha ao redor de 50 pessoas, e que você peça um pacote com cerca de 40 fraldas para cada convidada):

– 2 pacotes de fraldas RN (mais do que suficiente! Só compre mais depois do nascimento, se seu bebê nascer pequenininho. Ou compre as fraldas XP, que você usará por mais tempo).

– 10 pacotes de fraldas P

– 24 pacotes de fraldas M

– 14 pacotes de fraldas G (embora pelas contas o número de pacotes necessário desse tamanho seja bem maior, eu privilegiei a compra das fraldas de menor tamanho, para você não ficar com muitos pacotes ocupando lugar em casa, por um longo período).

Espero ter ajudado!!! Agora aproveita para ver esse vídeo super bacana com as melhores ideias de brincadeiras para o chá de bebê! Eu mostro inclusive algumas que fiz no meu chá!