Seu bebê já está a caminho? Então em algum momento dos próximos meses você se pegará avaliando a possibilidade de fazer um chá de bebê. A comemoração é uma tradição, e cá entre nós, um momento delicioso para a futura mamãe curtir o carinho dos amigos e familiares. Planejar o chá de bebê é algo relativamente simples; mesmo assim, algumas dicas podem tornar o dia muito mais agradável, fácil de executar e uma boa lembrança para a vida toda! Vamos então ao nosso pequeno guia prático de como organizar o chá de bebê?

 

cha de bebe

 

Publicidade

1) Defina o tipo de comemoração que deseja

Em outras palavras, é importante saber se você realmente quer um chá de bebê (ou seria melhor um chá de fraldas?). Em um chá de bebê convencional, as convidadas levam pequenos itens de uso diário do bebê (como mamadeiras, chupetas, termômetro, kit para cortar as unhas), enquanto no chá de fraldas a futura mamãe será presenteada apenas com fraldas. Para decidir entre um em outro, avalie se você prefere escolher e comprar pessoalmente tudo o que seu bebê usará no dia-a-dia, ou se já tem muita coisa do primeiro filho para passar para o segundo ou terceiro (nesses casos o melhor seria o chá de fraldas). Se você quiser saber mais sobre os prós e contras de se fazer um chá de fraldas ou um chá de bebê, leia esse post aqui.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

2) Escolha a data e o horário

O ideal é que o chá de bebê (ou de fraldas) ocorra por volta do sétimo mês de gestação, na minha opinião. Isso porque nesse estágio da gravidez você ainda tem pique para fazer muita coisa (depois a barriga começa a pesar para valer!), e tem tempo para organizar com calma as coisas que ganhar para o bebê. Aliás, só depois do chá de bebê é que você verá o que o bebê não ganhou, e portanto, o que você precisará comprar para completar o enxoval.

Para o horário, minha sugestão é fazer o chá durante a tarde. Além de ser um horário em que você estará menos cansada, é mais fácil providenciar as comidinhas do que para um almoço ou jantar.

Publicidade

 

3) Quem de fato vai ficar responsável pela organização?

Diferente do batizado ou dos aniversários, o chá de bebê muitas vezes não é organizado pela futura mamãe. Como demonstração de carinho, é comum que a mãe da gestante, irmãs ou amigas se proponham a organizar a comemoração. Se esse for o seu caso, relaxe e aproveite! Você perceberá como é bom ser cuidada (depois que o bebê nascer, você exercitará o contrário: cuidar de alguém!). No caso de não ser você a responsável pela organização geral do evento, é importante que dê as diretrizes de como deseja que as coisas aconteçam no chá. Não gosta de determinadas brincadeiras? Diga! Prefere alguma cor para a decoração? Conte! É muito mais fácil quando a mãe fala o que quer e o que não quer, porque no final das contas, quem organiza o chá deseja apenas que seja um dia muito feliz para você!

 

4) Faça a lista de convidados

Ainda é comum que o chá de bebê seja um evento estritamente feminino. Mas isso está mudando, viu? Muitos pais hoje em dia querem se envolver com os preparativos para a chegada do filhote, e curtem um chá de bebê com convidadas e convidados. Não seria o caso de perguntar se ele quer participar do chá de bebê com seus amigos? Certamente eles animariam o evento!

Publicidade

Pensando que na ocasião do chá de bebê você estará quase no fim da gestação, considere fazer uma festa apenas para os mais íntimos. Uma festa muito grande pode ser bastante cansativa (embora haja mães que não abrem mão disso!). Um boa forma de saber quem convidar para o chá é se perguntar: “eu desejo que essa pessoa esteja sempre perto do meu filho?” Se a resposta for sim, está na lista. Agora, se for não, pense dez vezes antes de inclui-la entre os convidados.

 

5) Faça a lista de presentes

O mais prático é disponibilizar uma lista de presentes em uma loja de sua cidade, e divulgar apenas para as convidadas que perguntarem. Assim você não obriga ninguém a comprar algo da lista e ao mesmo tempo facilita a vida das convidadas que preferem presenteá-la com algo que já foi escolhido. Lembre-se de fazer a lista antes de distribuir os convites para o seu chá, pois nesse momento certamente muitas pessoas já perguntarão por ela.

 

6) Providencie os convites

Você mora em uma cidade pequena e encontra com facilidade as pessoas que deseja convidar para o chá do seu bebê? Então o convite impresso é a melhor opção. Há modelos lindos, que você pode conferir nesse post aqui. Mas se para você for difícil encontrar pessoalmente seus convidados (o que é comum em cidades grandes), provavelmente o melhor a fazer é optar pelo convite virtual. Lembre-se de que você estará com muitos afazeres, com uma barriga respeitável, e que precisa se poupar de grandes deslocamentos! Ah, só para constar o meu convite foi virtual (eu moro em São Paulo, como poderia ser diferente!), e bem charmoso!

Independente da sua escolha por um convite impresso ou virtual, o ideal é que ele seja distribuído cerca de 15 dias antes do chá de bebê, para que as pessoas tenham tempo de se programar para estar ao seu lado nesse grande dia!

 

7) Defina as brincadeiras

Sobre as brincadeiras cabe um parênteses: há mães que gostam, outras que não gostam. Se você não gosta, nem pense em fazer no seu chá de bebê (e se for uma amiga a responsável pela organização, peça para ela ler esse post!). Isso porque não há coisa mais chata do que ser contrariada nesse dia. Você estará com os hormônios (e os nervos!) à flor da pele, e pode se chatear por pouca coisa.

Por outro lado, será que você sabe todas as opções de brincadeiras que podem ser feitas? Algumas servirão muito mais como lembrança da comemoração, como pedir para os convidados escreverem mensagens para o seu bebê (que serão guardadas, como em uma cápsula do tempo!). A lista completa com todas as nossas sugestões de brincadeiras (bingo do bebê, descobrir o sabor da papinha, quiz, entre outros) você encontra aqui.

 

8) A decoração

Você pode começar pensando em um tema  que gostaria para a decoração do chá. Uma de nossas leitoras, por exemplo, me pediu sugestões para montar um chá de bebê caipira (pois aconteceria em junho); criativo, não? O mais comum, no entanto, é apostar em uma decoração clean com uma ou duas cores principais (só aqui no blog já publicamos chá de bebês em rosa, lilásamarelo, azul – que fica bom para meninos, mas também é um ótima cor para meninas!).

Cada vez mais usado, o bolo de fraldas é uma ótima opção para a decoração do chá de bebê. Pode até ser usado na mesa principal, em substituição ao bolo (esse fica na cozinha, e é servido diretamente nos pratinhos). Assim o visual da mesa fica muito mais bonito, sem que você precise gastar muito em um bolo profissional. Agora, se você faz questão de um bolo bem bonito, não pode deixar de ver as ideias incríveis que colocamos nesse post aqui.

 

9) As comidinhas

Quanto mais saudáveis, melhor! Afinal, não são apenas as convidadas que irão prová-las; a futura mamãe deve se alimentar bem também durante a festa! Sanduíches com pão integral, canapés com queijo branco e manjericão, tortas salgadas e doces, frutas (em espetinhos ou como salada de frutas), bolo de cenoura, são algumas das minhas sugestões para a ocasião. Se você quiser algumas comidinhas temáticas para dar charme à mesa, cupcakes decorados e biscoitos são uma excelente opção (vejam só que graça esses que publicamos aqui!).

 

10) As lembrancinhas

Cupcakes e biscoitos temáticos que você providenciou para decorar a mesa podem ser usados como lembrancinhas! Embrulhe-os em saquinhos de papel celofane e entregue aos convidados no fim do chá de bebê. Outra ideia é distribuir entre as convidadas os vasinhos de flores que alegraram a decoração da festa. Há pessoas que preferem como lembrancinha algo que possa ser guardado pelos convidados. Nesse caso, boas opções são caderninhos, marcadores de livro ou os tradicionais sachês.