Depois que publiquei um post sobre como tirar a fralda do bebê, recebi muitas mensagens, algumas dizendo que as dicas tinham facilitado o desfralde dos filhotes, outras em que as mães contavam que estavam desanimadas com o processo. Eu sei, eu sei… Cada criança é única, e algumas terão maior dificuldade para dormir, outras para comer, outras para tirar a fralda. Eu também sei que depois do quinto xixi do dia fora do troninho, você reza pedindo paciência aos céus, porque naquele momento você acha que o problema não terá fim! Mas a primeira coisa em que você precisa acreditar (e pode acreditar, vai por mim) é que tudo passa e quando seu filho for adolescente, todas as dificuldades da primeira infância serão motivo de saudades.

Relendo o primeiro post sobre o assunto, percebi que não comentei sobre coisas que facilitaram MUITO o desfralde diurno. E uma delas foi justamente a dica de uma amiga muito querida, que tinha passado pela retirada da fralda da filha há pouco tempo: o troninho itinerante! Sabe aqueles primeiros dias do desfralde, em que o bebê sai fazendo xixi pela casa inteira? Então, você pode reduzir pela metade os acidentes se deixar o troninho na sala (ou no quarto, ou na cozinha, ou seja, no cômodo em que você está naquele momento com o bebê). Na primeira semana do processo aqui em casa, o peniquinho nos seguia pela casa toda. Porque a verdade é: não dá tempo de chegar ao banheiro!!! O bebê não está acostumado a segurar o xixi, e é justamente esse o aprendizado que ele terá pela frente. Você acha que ele vai sentir aquela vontadezinha e falar: “Mamãe, quero ir ao banheiro!”? Não, a maioria dos pequenos não vai, pelo menos não no início do processo (mesmo que com a fralda ele dissesse as palavrinhas mágicas: cocô e xixi; porque a maior parte dos bebês fala isso logo depois de ter feito na fralda). Mas se você deixar o troninho ali do lado, à mão e no campo de visão do filhote, ele se lembrará mais facilmente de que está na hora de sentar e liberar o xixi. E depois que o bebê começar a compreender melhor como tudo funciona, você leva o troninho de volta ao banheiro (porque aí sim ele conseguirá segurar). Aqui em casa, depois de uma semana o troninho retornou ao seu local de direito!

A outra dica que ainda não havia contado é sobre uma fase posterior do desfralde. Sabe quando você acha que finalmente está tudo sob controle e o filhote volta a fazer xixi por aí? Pois é, acontece. Depois de cerca de um mês do início do desfralde, Catarina passou por uma (pequena, que bom!) fase de: “vou fazer xixi onde eu quiser”. Pode??? Talvez ela estivesse no momento de reafirmar suas vontades e usou justamente o xixi para isso ou queria voltar a ser a bebê da mamãe (até hoje ela não gosta muito quando eu a chamo de menininha – ela replica: “não, mamãe, sou bebê!”). O fato é que fazia de conta que tinha esquecido de usar o troninho ou o redutor de assento. Conclusão: mamãe disse que a cada dia sem acidentes com o xixi, Catarina ganharia um adesivo para colar no banheiro. Quantos dias mais você acha que minha filha levou para voltar a fazer o xixi no peniquinho? Nenhum!!! Fica a dica para os filhotes maiorzinhos que não curtem a ideia do desfralde, mas que são bem sabidinhos para aceitar uma troca pelo xixi e cocô no lugar certo!

Publicidade