Você já ouviu falar de metodologia Waldorf nas escolas? Sabe o que são brinquedos Waldorf? É sobre isso que o Mil Dicas de Mãe fala hoje (sem preconceitos, modismos, simplesmente trazendo informações para vocês, leitores).

A pedagogia Waldorf é uma linha decorrente das teorias do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica, que trabalha a formação do indivíduo e cuja ideia principal é promover uma integração entre o físico e o espiritual desse ser. Nas escolas Waldorf a criança é estimulada a desenvolver uma forte ligação com a natureza, a realizar atividades de expressão corporal e artísticas. Tudo buscando justamente o auto-conhecimento.

Independente da sua opção por essa linha pedagógica ou não, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos sobre o assunto. Não, eu não estudei em uma escola Waldofiana, mas conheci algumas pessoas que a cursaram, por morar quando criança no bairro de uma das principais escolas Waldorf de São Paulo. E acompanhando o desenvolvimento pessoal e profissional desses vizinhos, percebo que hoje são indivíduos que se deram muito bem em áreas artísticas ou que requerem uma boa dose de criatividade, como a arquitetura, publicidade… Embora eu não pense em colocar minha filha Catarina em uma escola Waldorf, me sinto muito à vontade em incorporar alguns de seus elementos no seu dia-a-dia, entre eles os brinquedos.

Os brinquedos Waldorf são feitos de materiais naturais (como lã, algodão, madeira) e tem como função o estímulo à imaginação da criança. As bonecas, por exemplo, não são reproduções fiéis de bebezinhos; muito pelo contrário, apenas sugerem as feições e as partes anatômicas do corpo, para dar espaço à criança para imaginar! Outro dia mesmo eu me fiz um questionamento: nos dias atuais, em que os brinquedos que encontramos nas lojas são reproduções cada vez mais realistas do mundo dos adultos – carros que piscam, tocam música, bonecas que comem e fazem xixi, literalmente! – será que damos espaço para nossos filhos imaginarem? Quando eu era criança, tudo era faz-de-conta, mas atualmente há até máquinas de lavar que usam água e que podem lavar as roupas das bonecas. É claro que minha filha tem alguns desses brinquedos e os adora. Mas permitir seu contato com brinquedos diferentes, que exijam mais de sua capacidade criativa, é algo que eu procuro fazer. Por isso, mostro para vocês uma seleção de brinquedos Waldorf logo abaixo. Vamos conferir?

Publicidade

[ad-gallery]

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

 

 

 

Publicidade