Hoje eu quero falar com vocês, leitoras, sobre tosse. E aí já imagino a carinha de vocês do outro lado da tela: “como assim, tosse? Mas por que?” Pois é, minhas caras, porque para meu ouvido de mãe, poucas coisas são mais angustiantes do que a tosse do bebê! Seu filho já pegou o primeiro resfriado? Já passou a noite tossindo até explodir? Então você sabe exatamente o que eu sinto!

Nessa semana, como “presente” de outono, Catarina ganhou seu segundo resfriado da nova estação. Ai, que saudades do verão! Tudo é tão mais fácil no calor! Então passamos dias e dias de “cof cof”, com a filhotinha tossindo a todo o momento. Não é novidade que a tosse piora ao fim do dia, certo? Já notou esse padrão na sua casa também? Isso acontece por alguns fatores: nesse horário, nessa época do ano, há uma queda brusca da temperatura. E com o frio, a tosse tende a piorar. Nas grandes cidades, onde há bastante poluição, o fim da tarde também é o momento da inversão térmica e da descida dos poluentes. Ou seja, quem estava respirando mal, tende a respirar ainda pior!

Agora vamos à dica, dada pelo meu pediatra. Algo que parece sem muito efeito, mas que eu pude comprovar na prática que faz toda a diferença: aquecer e umidificar o quarto do bebê. Vocês não podem imaginar como isso trouxe um conforto grande para Catarina! Agora no frio aqui em São Paulo (e em muitas áreas do Brasil), o ar fica extremamente seco, o que prejudica as vias aéreas. E aí o que acontece? Mais tosse! Ou seja, o outono e o inverno trazem uma combinação terrível: frio e secura do ar. Então o que você deve fazer? Em primeiro lugar, ligar o aquecedor, de preferência a óleo, que não resseca tanto o ar quanto um elétrico. E depois umidificar, tomando o cuidado de não inundar o ar com gotículas de água, que em excesso podem provocar mofo (outro vilão das vias aéreas). Já falamos sobre isso em outro post: dê preferência aos umidificadores, e aposente os vaporizadores (se você não leu o post, clique aqui)! Você verá que a noite do bebê será bem mais tranquila (e por consequência a sua também!). Recomendo mesmo!

Publicidade