Achei essa notícia tão importante que resolvi compartilhar com os leitores do Mil Dicas de Mãe. Não sei se vocês leram a respeito, mas nessa semana foi noticiada a segunda cura de AIDS da história, e a primeira em uma criança. Um bebê nascido de uma mãe com o vírus HIV foi tratado com um coquetel anti-viral logo ao nascer, em um esquema medicamentoso diferente do que normalmente é usado nesses casos. Ele recebeu a medicação até os 18 meses e depois permaneceu por 1 ano sem qualquer tratamento. Após esse período, o bebê foi trazido novamente à equipe de médicos que o tratava, e foi constatada a ausência total do vírus HIV. Em outras palavras, o bebê estava curado.

aids

Imagem: The Vine Life

Atualmente muitas crianças nascidas de mães com HIV já nascem sem a doença, pois quando os exames pré-natais diagnosticam o vírus da AIDS, a mãe já é tratada durante a gravidez (e na maioria desses casos, o bebê nasce sem o vírus). Mas principalmente em países subdesenvolvidos, há um grande número de mulheres que não são tratadas durante o pré-natal, o que resulta no nascimento de cerca de 1000 crianças com HIV por dia no mundo (segundo dados da UNAIDS).

Segundo a Dra. Deborah Persaud, uma das responsáveis pelo relato do caso, o fator tempo parece ser muito importante. Ela acredita que o sucesso no tratamento só ocorreu devido à medicação imediata do bebê após o parto (os médicos não esperaram pelo resultado dos exames para saber se a criança tinha ou não o vírus). Além disso, um medicamento adicional foi usado junto com os dois normalmente ministrados para bebês que nascem de uma mãe com HIV. Agora médicos de todo o mundo tentarão replicar o protocolo, e é possível que tenhamos mais casos relatados de cura.

Publicidade

Notícia maravilhosa para começarmos a semana, não é?