Há cerca de dois meses, publicamos um post sobre um estudo científico que chegou à uma fórmula matemática para a determinação do risco de desenvolvimento de obesidade infantil, com base em informações como o peso do nascimento do bebê, os índices de massa corporal do pai e da mãe, o hábito de fumar durante a gestação e até mesmo o tipo de trabalho executado pela mãe do bebê. E você, que está aí do outro lado da tela, pode estar se perguntando se essa é realmente uma questão relevante. Então vou contar apenas um número: 30% das crianças brasileiras apresentam o problema da obesidade infantil, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde em 2012.

Imagem: Muito Além do Peso

Imagem: Muito Além do Peso

Por isso, achamos que seria interessante voltar ao tema. O site da calculadora divulgada pelos pesquisadores do estudo está em inglês, o que dificulta o acesso a muitas leitoras do nosso blog. Por isso resolvemos traduzir a calculadora e deixá-la aqui no Mil Dicas de Mãe, para todas as mães que quiserem consultá-la. Com apenas alguns cliques você consegue calcular o risco de seu filho desenvolver obesidade, e com isso ficar ainda mais atenta a seus hábitos alimentares. Legal, não é???

Clique para ver a calculadora de obesidade infantil em português.

Publicidade

E aproveitando que estamos nesse assunto, recomendo o documentário Muito Além do Peso (que você pode ver na íntegra clicando aqui), que discute por que um terço de nossas crianças pesam muito mais do que deveriam. Com histórias reais de arrancar lágrimas e causar revolta às mães mais conscientes.