Logo que o bebê começa a ser apresentado aos alimentos sólidos, eis que surge o famoso biscoito de polvilho. Fácil de ser apreendido pelas mãozinhas do pequeno, macio, é um dos primeiros biscoitinhos a que o filhote tem acesso, certo? Pois é, na minha casa não foi diferente: Catarina começou a comer as papinhas e alguns meses depois, já estava com um desses na mão. Como o produto tem aquele ar de coisa antiga (diferente de um biscoito recheado, em que a gente sente aquele gosto horroroso de gordura logo que coloca na boca), eu o classificava mentalmente na categoria de “alimentos industrializados a que um bebê pode ter acesso”. Antes que você me pergunte, eu não sou rígida a ponto de só ter dado a minha filha alimentos frescos (ela comia, excepcionalmente, papinha industrializada e eu não me sentia culpada por isso). Por outro lado, considero que bebê nenhum precisa ter contato com algumas coisas, como refrigerante, salgadinhos de pacote, gordura trans. ..E é aí que entra o meu alerta: você sabia que muitas marcas de biscoito de polvilho contêm gordura trans????

Há um tempo atrás, comprei um pacote de biscoito de polvilho em um dos principais supermercados de São Paulo (aliás, não era a primeira vez que comprava o biscoito dessa determinada marca). Quando cheguei em casa, num daqueles poucos momentos de respiro que uma mãe tem entre os milhares de afazeres diários, parei para ler o rótulo do biscoito. Surpresa!!! Continha gordura trans! Meu primeiro pensamento: nossa, como eu pude dar isso à minha filha (sem saber!)? Segundo pensamento: essa marca deve ser uma exceção; as outras, melhores, não devem conter essa “porcaria” de gordura trans.

Pois é, depois desse dia passei a ler todos os rótulos de biscoito de polvilho que caíram na minha mão. E qual não foi minha indignação quando percebi que a gordura trans também estava explicitada nos rótulos de outras marcas. Mas não pára por aí: segundo a legislação brasileira, uma marca pode dizer que seu produto não contém gordura trans se a quantidade presente em uma porção for menor do que 0,2g (você sabia disso?). Ou seja, mesmo que em pequena quantidade, você pode sim estar comendo isso sem saber. Para piorar: de olho na internet, descobri que uma pesquisa da PROTESTE já havia detectado uma quantidade maior de gordura trans do que a informada no  rótulo de alguns produtos (e eles citam especificamente o biscoito de polvilho como um desses produtos).

Publicidade

Conclusão: cuidado com o biscoito de polvilho que parece inocente no seu armário. Você pode estar dando gordura trans para seu bebê sem saber!

E você, já comprou um produto, ofereceu a seu filho e depois ficou indignada em saber sua composição? Conta pra gente!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!