Você já está ouvindo os sininhos aí do outro lado da tela? Já começou a ver algumas luzinhas, ainda tímidas, enfeitando casas e prédios de sua cidade? Pois é, aqui no Mil Dicas de Mãe estamos oficialmente em clima de Natal (aliás, vocês gostaram do nosso visual natalino? Para os mais distraídos, temos um gorrinho de Papai Noel!). Eu simplesmente AMO o Natal. Quando criança, eu contava os dias para a data, que era a mais esperada do ano (muito mais do que meu aniversário, diga-se de passagem). A ceia com a família toda reunida, as comidinhas especialmente preparadas, as músicas, e é claro, os presentes. Qual é a criança que não espera o bom velhinho trazer aquele presente que seu coração pede? Pois é, sendo mãe a gente não consegue ficar indiferente ao fato de que muitas crianças não terão a mesma oportunidade do seu filho de receber o que desejam. Então, para começar com pé direito nosso especial de Natal eu faço um convite a todas as mães: vamos doar os brinquedos usados?

Dizem os sábios orientais que você precisa reciclar energia dentro da sua casa. Abrir espaço para que o novo chegue, desfazendo-se daquilo que não tem mais utilidade. Daqui a pouco mais de um mês, provavelmente sua casa será inundada por brinquedos vindos dos avós, dos tios, dos amigos, além daqueles que você mesma providenciará para seu pequeno. Coisas que farão os olhos do pequeno brilhar, mas por outro lado deixar de lado aquilo que já não atrai mais. Muitos dos brinquedos antigos ficarão jogados no fundo de um armário, apenas ocupando espaço. Pense bem: por que não dar uma utilidade maior a isso? Tudo bem, você pode querer guardar algumas coisas para um segundo filho (ou terceiro, ou quarto, para as mais empolgadas). Mas a maioria dos brinquedos usados não terão mais serventia a você, mesmo estando em bom estado de conservação. E olha: tem MUITA utilidade para outras crianças.

Envolver os filhos no processo de doação é uma ótima pedida. Eu acho que desde cedo dá para mostrar que desigualdades sociais existem, mas se cada um fizer um pouquinho, o mundo ficará bem melhor. Ajude-as a escolher o que será doado, e respeite a opção por manter os brinquedos de maior vínculo afetivo. Aprender a doar também é um exercício: com o passar do tempo eles vão entendendo melhor o conceito e se sentem felizes com o ato. Quer apresentar a ideia na sua casa e não sabe como? Que tal pararem para assistir à animação Toy Story 3? A história fala sobre o momento em que Andy, o menino dos outros filmes e que agora cresceu, irá para a faculdade e terá que decidir o que fazer com seus antigos brinquedos. Aqui vai a cena final, só para você se emocionar um pouquinho.

Publicidade

Deixo uma lista de locais que recebem doações de brinquedos usados (lógico que em bom estado!) em muitos locais do Brasil.  Vale a pena entrar em contato com cada um deles para saber como doar (alguns, inclusive, retiram a doação em sua casa, dependendo da localidade). E se você conhecer mais alguma entidade que os receba e os trate com carinho, deixe um comentário ao fim do post, que eu incluo nessa lista, ok?

– APAE de São Paulo (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de São Paulo)

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Brinquedos para Todos

Casas André Luiz

Exército da Salvação

– GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer)

Publicidade

 

Quer algo mais com cara de Natal do que fazer os outros felizes?!

 

 

 

 

Publicidade