Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe.

Se você mora em São Paulo ou já veio à cidade, é muito provável que conheça o Instituto Butantã, certo? Afinal, a “casa das cobras” é um dos principais passeios da metrópole. Desde criança sou apaixonada pelo lugar, sempre curti muito ver as serpentes de perto (podem me chamar de esquisita, mas elas me fascinam!).

Nesta semana resolvi levar Catarina para visitar o Instituto pela primeira vez, e o passeio foi tão divertido que resolvi comentar com os leitores. Minha filha só tem 1 ano e meio, e adorou ver as cobrinhas. Mas para quem pensa que o Butantã é só isso, vai se surpreender: ele concentra um Museu Biológico (que é um local fechado onde serpentes de diversas espécies estão expostas ao público), um Museu de Microbiologia (onde visitantes podem conhecer um pouco mais sobre seres microscópios e até observar microorganismos vivos; uma ótima pedida para crianças mais velhas e adolescentes), um Museu Histórico (que guarda objetos utilizados na produção de soros e vacinas e um pouco da história do Instituto, fundado em 1901), um Museu de Rua (com painéis que mostram a trajetória do Butantã em seus mais de 100 anos de existência), um Serpentário (onde as serpentes estão em um local semelhante ao seu habitat, a céu aberto) e um Macacário (com macacos Rhesus que no passado eram usados em estudos de medicina). E para que vocês saibam a importância do Butantã, ele é o principal produtor de soros da América Latina, produz vacinas como a da gripe e contra raiva, e o Hospital Vital Brazil (antes que vocês me perguntem, sim, se escreve com “Z”!) é o único no mundo especializado no atendimento a acidentes com animais peçonhentos (em caso de picada de cobra, aranha ou escorpião, você já sabe quem consultar!).

Museu Biológico
Detalhe do serpentário
Museu de Microbiologia e serpente

Mas vamos à parte prática do passeio que toda mãe gosta de saber: há um fraldário ao lado do Museu Biológico, lanchonete para matar a fome da criançada e estacionamento para deixar o carro. O passeio é bem mais aproveitado se não estiver chovendo (apesar do Museu Biológico ser fechado, o Serpentário e o trajeto até as outras partes é aberto). Já estive lá em uma tarde ensolarada e descobri que é um local onde várias famílias fazem pic nic (há gramados enormes bem verdinhos e planos, ideais para esse programa!). Se você estiver receoso em levar um bebê, posso afirmar que com 1 ano e meio eles já acham bem divertido (o passeio é relativamente curto, não os cansa, e eles já conseguem identificar bem as serpentes, aranhas, tartarugas e outros bichos).

Publicidade

Nessas férias de julho o Butantã está com uma programação especial, que inclui teatro de fantoches, contadores de histórias, sessões de cinema, atividade sobre borboletas (recomendada para crianças entre 4 e 6 anos) e de pesquisador por um dia (com uma trilha e acompanhamento de um biólogo, para crianças a partir de 10 anos). Dá para curtir muito!!! Para ver detalhes da programação, clique aqui.

Instituto Butantã
Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã – São Paulo, SP
Horário de funcionamento do parque: das 8 às 17h, todos os dias.
Horário de funcionamento dos museus: das 9h às 16:30h, de terça a domingo (a bilheteria fecha 15 minutos antes).
Telefone para agendamento de grupos (acima de 15 pessoas): 11 2627-9536.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Clique para ver outros posts sobre passeios para crianças.