Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe.
Quem está por dentro das novidades da blogosfera materna sabe que neste mês a Revista Crescer divulgou sua lista dos melhores livros infantis do ano. Selecionei alguns deles e, no decorrer do mês, conto para vocês um pouquinho mais sobre esses vencedores!
Hoje começamos com o livro Mil e uma estrelas, da Marilda Castanha. E por que começar por esse? Simplesmente porque o livro me cativou de forma indiscutível. E como é que se conquista uma mãe? Conquistando o filho, é claro! Todos os dias Catarina me pede pelo menos umas cinco vezes para que eu o mostre a ela.
Na história, uma menina que adora contar as estrelas se depara, certa noite, com um céu totalmente vazio. Onde foram parar as estrelas? Foram roubadas por um ogro (só uma consideração: Catarina é apaixonada por ele!), para iluminar sua casa. O que se descobre em seguida é que há uma motivação para isso: o ogro morre de medo do escuro! Com a ajuda de sua nova amiga, o ogro vencerá seus medos e dormirá tranquilamente.
Por que eu gostei do livro:
O livro é simples e cheio de sentimento. As ilustrações são lindas e, a cada vez que se vê, mostram mais e mais detalhes. E muitas crianças irão se identificar com o final, em que o medo do escuro é vencido quando a menina fica ao lado do ogro, lendo uma história, até que ele durma.
Mil e uma estrelas
Texto e ilustrações de Marilda Castanha
Editora SM
Idade que eu recomendaria: acima de 2 anos (ou um pouco antes, se seu filho adorar livros de histórias, como a minha pequena!)