Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe. Estamos próximos ao feriado da Páscoa, e pensei que seria bom contar algumas dicas para viajar de carro com um bebê. Vamos a elas?

Viajar de carro com um bebê

melhores destinos

Família se preparando para viajar de carro. Crédito da foto: Freepik

1. Simplifique ao viajar de carro com um bebê

Sim, aqueles dias em que você e seu marido tinham pique de fazer a via sacra, parando em 3 ou 4 cidades até chegar ao seu destino final, ficaram para trás.

Pelo menos até seu bebê crescer um pouquinho! Pode ser que você seja uma mãe do tipo aventureira e discorde de mim, mas se pensar como eu, vai rezar para que o percurso com um bebê a bordo seja o menor possível.

Publicidade

2. Escolha um bom horário

Quando Catarina era bem novinha (sua primeira viagem de carro foi com 16 dias) e dormia bastante, o horário da viagem era indiferente: ela dormia quase todo o tempo de qualquer forma. Mas depois de alguns meses, escolher um bom horário para viajar se tornou fundamental.

Isso porque normalmente ela dorme pelo menos 1 hora durante o percurso, e se essa soneca for num horário diferente do habitual, acabou-se a rotina de sono daquele dia; e o que é pior: daquela noite (que provavelmente será em claro!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Então fica a dica: viaje nos horários das sonecas ou à noite (principalmente nos feriados, quando o trânsito pode estender a viagem!), hora em que o bebê deve estar dormindo mesmo.

Informe-se sobre a estrada ao viajar de carro com um bebê

Em um feriado, com as estradas lotadas, é claro que você vai ligar para saber sobre o trânsito, para decidir se vale a pena sair naquele momento ou esperar mais um pouco.

Mas além disso, vale a pena saber se a estrada oferece algum tipo de serviço como uma casa do usuário, com trocador, espaço para amamentação, microondas/fogão para aquecimento da papinha…

Publicidade

Deixe tudo o que acha que vai precisar (e o que não acha também!) à mão

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

A verdade é que a gente nunca sabe quanto tempo a viagem vai durar. Certa vez uma viagem que era para demorar 1 hora durou quase 4, e meu marido teve que sair procurando a lata de leite em pó no fundo do porta-malas, pois tinha chegado a hora da mamada e ainda tínhamos estrada pela frente.

Não, o bebê não vai morrer por isso, mas vai te poupar 5 minutos de choro (que cá entre nós parecem intermináveis!), até que o item necessário seja localizado. Itens indispensáveis na bolsa de mão:

  • mamadeira com água filtrada,
  • porta-leite com a porção já separada para o preparo,
  • chupeta,
  • paninhos de boca,
  • troca de roupa,
  • trocador de bolsa,
  • fraldas,
  • saquinhos plásticos,
  • pomada anti-assaduras,
  • lenços umedecidos,
  • papinhas,
  • colher,
  • babador,
  • manta,
  • remédios (ufa!).

Proteja o bebê do sol ao viajar de carro com um bebê

Em viagens diurnas, não se esqueça de colocar um protetor na janela para que o sol não incida diretamente no bebê.

Leve distrações

Biscoitos, música, DVD… Tudo o que possa prender a atenção do bebê e poupar seus ouvidos! Se você não leu o post sobre dicas para enfrentar o trânsito com um bebê, não deixe de ler, pois lá eu falo mais sobre isso.

Seja criativa ao viajar de carro com um bebê

Se todo seu arsenal de distrações acabou e você ainda não chegou, invente! Já tive que narrar quase uma hora do caminho para que a Catarina não chorasse (e valeu a pena, viu?). A cada 5 segundos eu chamava a atenção dela para algo: “olha a vaca, olha a árvore, olha a nuvem, olha o caminhão, olha a nuvem de novo!”.

Publicidade

Leve itens para você também

A viagem está se estendendo mais do que você gostaria? Leve um lanchinho, para evitar de ter que parar para comer, o que demandará um tempo ainda maior. Ah, e não se esqueça de levar uma troca de roupa para você, pois vai que o bebê vomita no meio do caminho… (e mãe nessas horas fica suja por tabela, certo?)

Segurança é a base de tudo

Usar a cadeirinha apropriada ao peso e à idade do bebê, não dirigir com sono, não deixar o bebê sozinho no carro durante uma parada… Acho que não precisava nem dizer, mas em todo caso, está dito!

Aproveite o caminho ao viajar de carro com um bebê

Se você não está dirigindo, aproveite! Ouça uma boa música, converse calmamente sem interrupções enquanto o bebê dorme, ou simplesmente descanse! Porque quando você chegar, sabe que mais trabalho a espera, não é mesmo?

E você, tem uma dica de viagem de carro? Conta pra gente! Deixa um comentário!