Uma das principais dúvidas que respondi nesses anos de blog foi quando começar a escovar os dentes do bebê, e como fazer essa escovação. Como vocês sabem, sou dentista formada pela USP, cliniquei mais de dez anos antes de iniciar o blog, por isso me sinto bastante confortável para comentar sobre o assunto.

Tenho que confessar a vocês que também sobre esse assunto, como escovar os dentes do bebê, eu tive que rever meus conceitos depois da maternidade. Pois percebi que algumas das orientações que dava para as mães dos meu pequenos pacientes eram praticamente impossíveis de serem seguidas. Mas vamos lá, agora fala a dentista-mãe, com dicas que você consegue seguir com seu filho.

como escovar os dentes do bebe

Imagem: 123RF

Quando é hora de começar a escovar os dentes do bebê?

A higiene bucal deve ser iniciada antes do nascimento do primeiro dente, que ocorre em geral a partir dos 6 meses de vida do bebê. Nesse momento, o ideal é higienizar a boquinha com uma fralda de pano embebida em água (não precisa colocar vinagre, bicarbonato de sódio, nada do que as lendas contam por aí), ou com uma dedeira (ela é uma ótima opção, principalmente porque ajuda a massagear a gengiva e até alivia um pouco do desconforto do nascimento dos primeiros dentes).

Publicidade

Veja também: Escovar os dentes é um momento de guerra? Veja dicas para seu filho gostar de escovar

Algumas dicas práticas para escovar os dentes do bebê:

– Deixe que seu bebê veja você escovando os dentes desde sempre. Os bebês adoram imitar, por isso estar familiarizado com o seu hábito facilitará seu trabalho na hora de incorporar a escovação à rotina dele.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Depois dos nascimentos dos primeiros dentinhos (incisivos centrais inferiores e superiores, que são aqueles dentes bem centrais nas arcadas superior e inferior), substitua a dedeira por uma escovinha de dentes específica para bebês. Existem muitas marcas e modelos disponíveis, e a grande maioria deles é de qualidade, inclusive comprovada por testes do Inmetro (em que pouquíssimas escovas falharam). Se você usar as marcas mais conhecidas, como Oral B, Johnson´s, Colgate, Bitufo, certamente estará comprando um produto confiável para seu bebê.

– Logo que o dente erupciona na boca é o momento mais propício para a lesão de cárie se estabelecer. Nesse momento intensifique a atenção com a higiene bucal.

Qual pasta de dente usar para escovar os dentes do bebê?

Durante muito tempo, e ainda quando eu cursava a faculdade, a recomendação que recebíamos era a de orientar as mães e pais a escovarem os dentinhos do bebê sem creme dental, ou com um creme dental sem flúor. Isso porque a ingestão de flúor pode causar um problema conhecido como fluorose dentária, em que há comprometimento do esmalte (a camada mais externa, branca, dura e impermeável do dente) dos dentes que estão se formando dentro do osso. Depois que esse dente erupciona, observa-se que o esmalte malformado fica manchado, e até mais sujeito ao desgaste.

Em um bebê pequeno, o esmalte dos dentes de leite já está em sua maior parte formada dentro do osso, só aguardando o momento da erupção. Mas os dentes permanentes estão se formando a todo o vapor, por isso, se o bebê ingerir flúor diariamente em quantidades significativas, há sim a chance de desenvolver fluorose.

Publicidade

Por outro lado, estudos recentes têm demonstrado que a escovação dos dentes do bebê usando creme dental infantil com flúor (que tem uma concentração menor do que a convencional) na quantidade correta pode reduzir significativamente o risco de cáries. Por isso a recomendação atual é, sim, a de usar creme dental com flúor, mas numa quantidade mínima (porque o bebê não sabe cuspir, e acaba engolindo uma pequena parte).

A quantidade certa de creme dental infantil a ser usado para escovar os dentes do bebê é menor do que a de um grão de arroz. É como se você passasse “de leve” a pasta na ponta das cerdas, apenas o suficiente para perceber que ficou um pouco de produto ali. Isso é importante especialmente depois da erupção dos molares, aqueles dentinhos que ficam no fundo da boca e que tem várias pontas e sulcos. Até lá a escovação sem pasta dá conta do recado.

Mas vale sempre lembrar que o ideal é fazer uma consulta odontológica quando seu filho ainda é bebê, pois as recomendações podem ser modificadas em casos especiais. Há crianças, por exemplo, que se mostram alérgicas a flúor (é raro, mas é possível), e nesse caso devem usar creme dental sem o componente.

Veja também: Erupção dos dentes de leite: em que idade acontece

Bebê pode usar enxaguante bucal?

Pelo mesmo motivo (risco de fluorose), não use enxaguantes bucais em seu filho até perceber que ele já é capaz de cuspir tudo (dos 6 anos em diante, no mínimo!). No caso do enxaguante, a quantidade colocada na boca é grande, então o risco de fluorose fica substancialmente aumentado. E se você já está usando creme dental infantil fluorado, não há necessidade do enxaguante.

Precisa escovar o dente do bebê durante a noite, depois da mamada?

Sobre a mamada da madrugada: sim, eu pedia para as mães dos meus pacientes passarem pelo menos um fraldinha de pano com água na boca do bebê depois que ele mamava de madrugada (agora eu entendo a cara que elas faziam: -“Pirou, doutora?”). Mas se você dá a mamadeira justamente para o bebê voltar a dormir, não vai acordá-lo com a fraldinha na boca, é óbvio! Então CAPRICHE na higiene durante o dia (isso quer dizer escovar os dentinhos pelo menos 3 vezes no dia, levando 2 a 3 minutos – ou mais, se o bebê não coopera muito). Se você fizer tudo direitinho durante o dia com relação à higiente e controlando o que o bebê come (esqueça pirulitos, balas, chicletes, pois o bebê realmente NÃO PRECISA disso), não é a mamada da madrugada que vai levar ao desenvolvimento de cárie. Depois daquele biscoito doce, capriche ainda mais na escovação, ok?

Publicidade

Antibióticos causam cárie no bebê ou na criança?

Antibióticos não causam cárie. O problema é que grande parte dos xaropes é doce, para facilitar a aceitação pelo bebê/criança. Se seu filho faz uso frequente de xaropes, dê bastante atenção à escovação. É o açúcar que fica ali que “alimenta” as bactérias causadoras da cárie.

Antes que eu me estenda muito, vou parar por aqui. Mas prometo responder as dúvidas que você ainda tenha sobre como escovar o dente do bebê, certo? É só deixá-la nos comentários.

Quer ler mais sobre cuidados diários com o bebê, clique aqui.