Nossa política de transparência



Quero conversar seriamente com você, leitor do Mil Dicas de Mãe. Claro que você já deve ter percebido que aqui no blog eu faço referência a muitos produtos e serviços. E pode ter se perguntado se a opinião que manifestei em determinado post é real, ou se por trás do que eu disse há uma publicidade disfarçada. Muito bem, então vamos deixar aqui alguns pontos bem claros.

 

1) Toda a informação contida no blog sobre um produto é de fato minha opinião verdadeira.

Durante muito tempo, não recebi sequer um centavo por todos os produtos que citei aqui no Mil Dicas de Mãe. Esses são produtos que eu já usava no meu dia-a-dia com minha filha, ou são resultado de pesquisas para trazer a você, leitor, novidades e dicas que eu considero pertinentes a todas as mães e pais.

Graças a vocês, que acompanham o blog, nosso movimento cresceu, até que comecei a ser procurada por empresas que queriam divulgar seus produtos. Então fiquei naquele dilema: aceito ou não publicidade no blog? E me decidi por aceitar. E explico o porquê. Manter o blog sempre atualizado, com informações relevantes, requer uma dedicação tremenda. Pode parecer simples, mas a verdade é que são necessárias horas de trabalho diário para que você possa ler, quase todos os dias, um post interessante por aqui. Mais do que isso: para que a navegação seja mais gostosa, para que você ache facilmente o que está procurando, é necessário um layout caprichado e uma hospedagem na internet que também não é gratuita. E fica difícil manter toda essa estrutura sem publicidade.

Então vocês me perguntam: “mas se há publicidade em alguns posts, então a opinião é sua ou não?”. Resposta: sim, a opinião é minha. Porque o que está à venda é um espaço de divulgação, não a minha opinião. Só é aceito para divulgação no Mil Dicas de Mãe um produto que siga nossa linha editorial. Aliás, só entra aqui no blog algo que eu usaria na minha casa, na minha filha.  Por exemplo: eu não dou biscoito com gordura trans para minha filha; ou chiclete; ou deixo que ela pinte as unhas, mesmo que seja com um material de uso infantil. Portanto, não vou divulgar esses produtos também, independente de quanto eu ganharia por isso.

 

2)      Todos os posts são de minha autoria. Aqui no Mil Dicas de Mãe, todo texto que envolve publicidade é escrito por mim, justamente para que haja um controle da informação que chega até você. Não aceito textos prontos enviados por empresas.

 

3)      Você tem direito de saber quando há publicidade em um post. Mesmo considerando que aquela informação de fato reflete o que penso sobre o produto, se eu estiver ganhando algo para escrever uma determinada matéria, você será informado sobre isso. Por esse motivo, criamos esse selo: todas as vezes que você encontrá-lo ao final de um post, significa que há publicidade ou patrocínio envolvido.

Aliás, a presença do selo significa também que aquela empresa acreditou neste blog, em nosso trabalho (digo nosso porque, obviamente, eu tenho ajuda de muita gente para mantê-lo); e é uma garantia de que nós também acreditamos naquele produto. E se em determinado post não houver o selo? Pode ter absoluta certeza de que eu não ganhei nada para passar aquela informação (nem um brinde, nem um mimo, nem um centavo). Isso é ser transparente; isso é, na minha opinião, respeito ao leitor.

 

4)      Produtos que não envolvem publicidade continuarão a ser citados. Para aparecer no Mil Dicas de Mãe, o produto ou serviço tem que ser bom, e ponto final. É bom, eu gostei, acho que vale a pena divulgar? Ótimo, divulgo mesmo, sem ganhar nada por isso. Querem me pagar para divulgar um produto desses? Melhor ainda. Se uma empresa paga por divulgação na mídia escrita ou visual, acho muito justo que pague também para ser divulgado em um blog. É uma questão de valorização do próprio trabalho. Saiba que seleciono muito bem um produto antes de divulgá-lo, recuso as propostas que não acho pertinentes, tudo para ter orgulho do que levo de informação a você.

 

Viu? É simples assim!