Depois do primeiro bebê, muitos pais ficam ansiosos para ter o segundo filho. Mas será que a próxima gravidez exige da mãe os mesmos cuidados que a primeira? Quanto tempo é bacana esperar entre um parto e outro? E o pequeno, precisa ser preparado também? Quais outros aspectos levar em conta antes de encarar uma nova gestação?

Essas e muitas outras dúvidas rondam as mamães quando cogitam a ideia de aumentar a família. E se você estiver passando por esse dilema também, recomendo a leitura desse post, em que reuni respostas para essas e outras perguntas comuns antes do segundo filho. Confira:

Imagem: 123RF

O tempo recomendado para o segundo filho

Publicidade

De maneira geral, os especialistas recomendam, no mínimo, 18 meses entre um parto e outro. Isso significa que a mãe precisa esperar nove meses para engravidar novamente. O motivo para essa recomendação é que, como a gestação muda bastante o organismo da mulher, esse período de nove meses é necessário para a recuperação completa.

Durante a gravidez, o volume de circulação sanguínea da mãe aumenta, o que faz órgãos como o coração e o pulmão trabalharem dobrado para darem conta de enviar sangue e oxigênio suficientes para todo o corpo. Até o ritmo voltar ao normal, lá se vão cerca de seis meses depois do parto.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Também é preciso esperar que o organismo da mulher recupere as quantidades de ferro de antes da gravidez, que os órgãos voltem ao lugar certinho, que a força abdominal seja resgatada e, ainda, que a mamãe recupere o seu peso (e que a cicatriz seja bem fechada em caso de cesárea). Para que tudo isso seja concluído é que são necessários esses nove meses.

Mais um ponto a se considerar é que um intervalo muito curto entre um parto e outro pode desencadear o nascimento de um bebê prematuro, abaixo do peso e com um desenvolvimento abaixo do normal no útero da mãe.

Cuidados bacanas antes de ter o segundo filho

Assim como na primeira gravidez, para ter o segundo filho é importante que você faça um pré-natal de qualidade. Siga as recomendações de alimentação do profissional de saúde que a acompanha e, se puder praticar alguma atividade física, melhor ainda. Modalidades como natação, yoga, pilates e caminhada são exemplos de esportes legais para praticar durante a gravidez, oferecendo saúde à mãe e filho (mas só pratique com a liberação do seu médico, ok?).

Publicidade

Preparando o primogênito

Às vezes o primeiro filho pode acabar pedindo um irmãozinho antes mesmo que os pais considerem aumentar a família. Quando isso acontece, podemos pensar que o processo de adaptação para receber a outra criança vai ser fácil – mas a verdade é que nem sempre é assim.

Aqui vale aquela velha premissa de que não existe fórmula pronta. Assim como nós nos preparamos um monte para a maternidade, mas só descobrimos o nosso jeitinho de mãe depois que nossos filhos nascem, o mesmo vale para o pequeno: não tem como saber, de prontidão, como ele vai lidar com o irmão.

A dica, então, é paciência e muito amor. Converse durante a gestação com o mais velho, sugerindo como ele vai poder se divertir com a chegada do novo amigo. Já quando o segundo filho nascer, tente permanecer atenta para não acabar “tirando” coisas do primeiro sem perceber. Por exemplo: se ele dormia no quarto com você, não tente forçá-lo para que passe a dormir sozinho, pois pode deixar a impressão de que o bebê está ocupando o lugar dele. Nesse sentido, é bacana evitar (a medida do possível) outras mudanças bruscas na rotina do mais velho, como uma troca de escola.

Agora, para facilitar a relação entre os irmãos, crie situações favoráveis, como pedindo ajuda ao mais velho para cuidar do mais novo, para escolher as roupinhas dele, etc. E garanta que o primogênito tenha alguém para cuidar dele (pois é evidente que o mais novinho vai exigir mais sua atenção no início), como o pai ou os avós (para continuar mostrando ao pequeno que ele ainda é muito amado!).

Aqui no blog nós temos o relato incrível de uma mãe leitora sobre a chegada do segundo filho, que eu recomendo demais que você leia, aqui. E um outro texto que fala sobre o ciúme do irmão, e como fazer sua família passar longe dele (lindo, emocionante! Leia aqui).

Publicidade

Outros aspectos

Antes de tomar a decisão de ter o segundo filho também é importante considerar questões como o seu momento profissional, financeiro e no relacionamento com o seu parceiro. Talvez você tenha acabado de recuperar o seu emprego, de se posicionar no mercado (após a primeira gravidez) – então será que você está disposta a deixar isso mais um pouquinho de lado para cuidar de uma nova criança? Caso cogite a ideia de parar de trabalhar, será que na sua casa vocês estão em uma situação financeira confortável para assumir essa decisão?

Já sobre o relacionamento, é importante que você e o seu parceiro estejam em uma fase bacana e que a segunda gravidez seja de comum acordo. Às vezes um pode demonstrar interesse em ter o segundo filho antes do outro, (é bastante comum), mas o que importa mesmo é que os dois se vejam dispostos e preparados para a chegada dessa nova criança.

Ainda sobre o primeiro filho, alguns pais acham mais bacana dar um irmãozinho a ele com uma pequena diferença de idade, para que eles possam curtir bastante juntos. Outros acabam preferindo esperar um pouco mais, para que o mais velho seja mais independente e tenha maturidade para receber o bebê sem grandes problemas.

No fim das contas, a verdade é que não existe receita mágica para fazer a chegada do segundo filho ser perfeita (ainda mais levando em conta tudo isso: a recepção do pai, do irmão, a situação financeira, etc). O que vale mesmo é você sentir o seu instinto de mãe se realmente chegou a hora de ter mais uma criança. Reflita bastante antes da decisão, mas não deixe de levar em conta o seu coração também (é ali que você vai saber o momento certo!).